Clube de Castores: sua história

O movimento castorístico teve seu início na cidade de São Paulo, no centro nervoso de nosso país, na época em que muitos jovens eram considerados como uma geração "hippie", desordeira e destruidora, e por esse motivo era abandonada pela sociedade, tornando-se então, ociosa e bem rebelde.

Mas, nem todos consideravam os jovens rebeldes, e em certo dia o Professor José Gilberto Ribeiro Ratto, diretor da Escola Stafford e leão do Lions Club São Paulo Jardim Paulista, olhando ao seu redor percebeu que muitos jovens mostravam-se interessados em trabalhar em benefício da comunidade, sempre com serviço desinteressado sem olhar a quem, mas principalmente para a comunidade carente.

Então, o professor Ratto, numa espécie de gincana, denominada de "CAmpanhas STaffordianas ORganizadas", desafiou seus alunos a prestarem diversas formas de solidariedade e serviço humanitário, em um determinado hospital. Lá os jovens sentavam a beira dos leitos dos enfermos para escreverem cartas, como elo de ligação familiar.

O Prof. Ratto, entusiasmado com o sucesso de sua campanha achou que aquilo deveria ter continuidade, pois um belo dia esses jovens sairiam da escola e haveria o risco de morrer um tão belo ideal e, além disso, necessitavam do conselho dos mais velhos, precisavam de uma organização para se solidificarem e o que seria de vital importância, deveriam exportar seus ideais a outros jovens, para que se formasse uma grande família e, trabalhassem para a comunidade.

Lembrando-se de sua posição de leão, pensou em dar a esses jovens a experiência e organização do Lions Club. Então trabalhou junto ao seu clube e conseguiu com que os apadrinhasse.

E, através da Comissão Pró-Juventude do Lions de São Paulo - Jardim Paulista, exatamente no dia 15 de outubro de 1963, fundou o Clube de Castores, o primeiro Clube Juvenil de Serviços, a imagem e semelhança do Leonismo.

E em 1964, na XI Convenção Nacional Lions Clube, realizada em Salvador (Bahia), na 3ª Plenária, o Movimento Castorístico, foi tornado oficial pelos Lions Clubes do Brasil.

Para muitos, o Castor significa apenas um mamífero roedor que habita a América do Norte e cujo óleo impermeabilizante, contido em sua pele é malcheiroso. Para os castores, o simbolismo que representa o nosso Movimento é o que realmente importa. Os trabalhos e as atividades que realizamos em favor da comunidade são infinitamente superiores e falam mais alto que qualquer palavra.

Hoje o movimento castorístico cresceu e existem clubes espalhados por quase todo o Brasil, como nos estados do Ceará, Pernambuco, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, entre outros.

Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".