Liderança em Lions

Alguns conselhos práticos para os administradores de clubes
CL Paulo Fernando Silvestre *

No Lions, como em qualquer outro lugar, o líder é um condutor, a pessoa responsável por decidir as metas do grupo e dirigir as ações necessárias para a obtenção das mesmas. Um líder solicita, aconselha e persuade: mas ele (ou ela) não apenas diz o que deve ser feito, também participa da realização.

Um líder integra e une. Ele cria entusiasmo e toma parte nos riscos. Nos reveses, expressa preocupação e empatia. Nos sucessos, participa da alegria da vitória. O líder é também professor. Como membro do grupo, ele sabe como transformá-lo em uma equipe coesa e direcionada.

Ser um líder requer mais do que disposição carismática ou habilidade natural. É preciso uma preparação cuidadosa e conhecimento das tarefas a fazer. Também são necessários entusiasmo, decisão e desejo de obter sucessos em seus projetos.

Para ser o presidente em seu Lions Clube, você deverá começar com a leitura dos Estatutos de Lions Clube Internacional e regimentos internos do seu clube. Eles são responsáveis pela estrutura legal do clube.

A preparação adequada para o próximo ano é essencial. Uma análise do "background" do clube e um programa prévio claramente definido garantem continuidade e resultados excelentes.

O centro de nossos esforços no Lions é o serviço. Nossos líderes deveriam ser preparados para servir com eficiência e responsabilidade.

Procure o conselho e o apoio dos ex-governadores e ex-presidentes. Pedir conselhos a eles não significa que você tem que seguir suas recomendações; eles não vão fazer de você um depósito de suas opiniões. Tome os pontos de vista deles como sugestões positivas, não como ordens.

Muitas vezes eu ouvi a pergunta: "Como poderei envolver o maior número possível de leões em atividades do clube?" Minha resposta sempre foi: "Se você quer que um leão trabalhe, dê-lhe algum trabalho." Simples demais? Na verdade, não.

O associado que tiver o apoio do presidente do clube irá se importar muito mais com a tarefa e terá orgulho de dividir os resultados

Quando a tarefa for bem definida e o responsável tiver todas as informações sobre o trabalho e sobre os resultados esperados, ele poderá realizá-la muito melhor. Todo líder deveria saber como motivar e como delegar.

É importante que o membro do clube goste da tarefa que lhe coube. Ela deve estar dentro de suas capacidades intelectuais e físicas. As pessoas gostam de fazer trabalhos com os quais estão familiarizadas. Então, para gerar entusiasmo e vontade, designe tarefas que sejam adequadas ao responsável por elas.

Deixe-o saber também que você está interessado em seu trabalho. O associado que tiver o apoio do presidente do clube irá se importar muito mais com a tarefa e terá orgulho de dividir os resultados. Importante: certifique-se de que esse associado terá o reconhecimento devido na presença de seus companheiros.

A necessidade de preparação de líderes fez com que o nosso Presidente Internacional, Jimmy Ross, criasse um Instituto de Preparação de Líderes, com a finalidade de apoiar e destacar esforços de treinamento local de liderança. Assim sendo, Lions Clube Internacional desenvolveu um método de aprendizagem eletrônica. Acessado através do site da associação na Internet, o Centro Leonístico de Aprendizagem (www.lionsclubs.org), oferece a todos os leões uma maneira eficaz de aperfeiçoar seus conhecimentos dos fundamentos de Lions Clube através deste curso interativo on-line.

Esta preocupação de preparação de líderes leonísticos, fez com que o Distrito Múltiplo LC, através de seu Assessor de Liderança, o EGD Flávio H. Mendes, do Lions de Lins, Distrito LC-8, atento a necessidade do treinamento de lideranças leonísticas pela internet, criasse o E-SELL (Seminário Eletrônico de Liderança Leonística), (www.eseminario.com.br), para ser utilizado por Leões, cônjuges, Leos e Castores no aperfeiçoamento de suas habilidades individuais de liderança.

Dentro da máxima de que "precisamos conhecer Lions para podermos vivê-lo com intensidade", eu e meu filho, Paulo Silvestre, desenvolvemos a mais nova opção para o conhecimento geral do leonismo, o SITE DE INSTRUÇÕES LEONÍSTICAS E LEOÍSTICAS.

O Lions é uma parte grande de uma máquina, parte de uma estrutura que sai do clube, passa pelo distrito, até chegar em uma organização internacional em 200 países e regiões geográficas no mundo todo. Possui muitas unidades auxiliares na forma de fundações, comissões, programas e projetos. Porém, o mais importante é a certeza de estar entre amigos. Os seres humanos estão na raiz de qualquer ação empreendida pelo Lions Clube. Nossa força deriva de nossas convicções e de nosso contato.

Embora os projetos sejam importantes, a amizade e o companheirismo são fundamentais.

Meditemos sobre o assunto...


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".