Compromisso & descompromisso

Os leões são homens e mulheres com ação em sincronia com o bem comum, não uma galeria de indivíduos sem préstimos e sem o ideal de servir
CL Paulo Fernando Silvestre *

Ser leão é uma decisão tomada do modo mais livre, voluntário e independente possível, uma vez que pertencer ao Lions não é pré-condição para a obtenção de títulos acadêmicos, profissionais ou honoríficos. Não soma pontos para concursos, empregos ou cargos públicos. Em empresas particulares, organizações profissionais ou recreativas, não isenta de impostos nem facilita a ficha cadastral. É matéria inerte no currículo.

Não existe uma organização de voluntariado para inscrever-se em Lions, embora ser leão é voluntariamente comprometer-se a estar "sempre alerta para servir", como reza o lema dos Escoteiros de Baden Powell. Ninguém se oferece para ler leão, como ninguém é compelido a aceitar um convite para ingressar em Lions, nem mesmo a permanecer como membro do clube que algum dia o acolheu.

Mas se existe tão grande liberdade para deixar o Lions e nenhuma pressão para nele ingressar, torna-se incomensurável a responsabilidade de permanecer como leão. A ausência de pressão para ser ou não ser, gera um sério compromisso com os objetivos de Lions, objetivos que se traduzem em ações.

Seja o Governador do Distrito, o Presidente do Clube ou o mais novo dos associados, todos têm durante o Ano Leonístico uma missão específica a cumprir. O presidente não pode falhar, como não podem falhar os membros do Conselho Diretor, os membros das comissões, cada um em seu setor. A responsabilidade é a mesma para todos, embora as implicações da omissão de cada um sejam tanto maior quanto mais se aproxima do topo da pirâmide hierárquica.

Se existe tão grande liberdade para deixar o Lions e nenhuma pressão para nele ingressar, torna-se incomensurável a responsabilidade de permanecer como leão.

Enquanto se permanece em Lions há um engajamento, há tarefas a cumprir, lacunas a preencher. Não se é descomprometido com os companheiros a ponto de poder se eximir do sacrifício comum, de tempo, dinheiro e conforto. Os leões são homens e mulheres com ação em sincronia com o bem comum, não uma galeria de indivíduos sem préstimos e sem o ideal de servir.

Quando o leão recebe uma missão, seja do Conselho Diretor, seja de uma comissão, é indispensável que, antes, se informe perfeitamente das obrigações e compromissos que estão implícitos no exercício desse mandato e honestamente assuma uma atitude: ou abraçá-la, para prestar conta de seus feitos com louvor, ou, com serena humildade, não aceitá-la por não ter, no momento, condições de realizá-la a contento.

Nada justifica o vácuo de um Plano de Ação de um Presidente de Clube não realizado por sucessivas comissões. Nada depõe mais contra a liberdade de não ser leão que a omissão daqueles que permanecem inertes nos clubes. A liberdade de omitir-se cessa durante todo o período em que se é membro do Lions. O compromisso com o servir se inicia quando crava-se o distintivo do Lions na lapela do novo associado e só termina quando ele a devolve, retirando-se de Lions. Não existe meio termo.

Não é possível ser leão sem comprometer-se profundamente com o ideal do Lions Clube Internacional, Nós Servimos, a não ser que se deseje ser o companheiro descompromissado que seguramente só desperta desprezo daqueles entre os quais se insinua.


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".