Por que somos Leões?

Alguém pode se ostentar por estar usando na lapela o distintivo do Lions, mas o Lions em si é humilde
CL Paulo Fernando Silvestre *
Uma vez ou outra, sempre nos interrogamos: por que somos leões? Poderíamos responder com outras indagações: por que somos católicos? Ou por que somos espíritas, ou por que pertencemos a outras seitas?

Todavia a resposta lógica para darmos a nós mesmos é que estamos em Lions porque temos o ideal de ser útil aos nossos semelhantes, e os ideais têm grande virtude de unir os homens, porque em grupo a força é muito mais positiva.

Poderíamos responder, também, que estamos em Lions porque somos imbuídos de espírito humanístico, ou porque conhecemos os objetivos de Lions, de lutar pela paz e promover, na medida do possível, o bem estar da humanidade, através de programas específicos.

Lions não ostenta. Alguém pode se ostentar por estar usando na lapela o distintivo do Lions, mas o Lions em si é humilde, faz suas reuniões em restaurantes, alguns clubes em sua sede própria e até mesmo nas residências dos companheiros.

Lions cobra mensalidades apenas para custear suas despesas básicas. Quando o Lions empresta seu nome a qualquer movimento que envolva a comunidade, podem estar certos, ele está visando a necessidade de alguém, ou da própria comunidade. O Lions jamais faz movimentos em que a comunidade é chamada a colaborar para construir sedes ou salões de festas. Quando faz qualquer atividade para arrecadar fundos, ele é apenas o agente e nunca o beneficiário.

Quem estiver num clube de serviços com o propósito de ser servido corre um sério risco de ser um frustrado, como muitos que andam por aí, por não descobrirem a verdadeira felicidade de poder servir desinteressadamente.

Só pela LCIF - Fundação de Lions Clubes Internacional já se justifica sermos leões, através dos seus três objetivos principais: os serviços humanitários, a capacitação vocacional e a ajuda aos desastres de grande magnitude no mundo. Ela desenvolve um trabalho sem paralelo no nosso planeta.

Por tudo isto e muito mais se justifica sermos leões. Infelizmente, para uma minoria de companheiros, tudo isto representa muito pouco. Alguns por desconhecimento e, outros, porque não estão pensando no bem comum. Alguns estão preocupados é consigo mesmo. Certa vez, numa conversa, um companheiro saiu com esta pérola:

- "O Lions não pode se comparar com outra entidade... porque, se o meu carro quebrar na estrada, o Lions não tem nenhum sinal pré-estabelecido para eu pedir um "help" e a outra entidade tem".

Logicamente que este companheiro não está em nenhuma entidade por identificar-se com os princípios básicos que a norteia, mas sim, interessado em que, numa situação adversa, encontre um "help" para ajudar a solucionar o seu problema.

O verdadeiro sentido de pertencer a uma entidade, qualquer que seja ela, não deve ser a possibilidade de fazer amigos, pensando em troca de favores. Quem estiver num clube de serviços com o propósito de ser servido, corre um sério risco de ser um frustrado, como muitos que andam por aí, por não descobrirem a verdadeira felicidade de poder servir desinteressadamente.

A verdadeira felicidade se encontra afastando-se do mal, fazendo o bem, buscando a paz e seguindo-a.


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".