Um Lions Clube ideal

O clube deverá ser uma agremiação séria, justa, de propósitos elevados e que não vise o interesse próprio e nem de seus associados
CL Paulo Fernando Silvestre *
Tentando ultrapassar as dificuldades, procurando sobrepor o lugar comum da repetição, levaremos ao conhecimento dos companheiros o resultado de pesquisa realizada dentro da Filosofia Leonística e o funcionamento do clube a que pertencemos no tocante ao papel que cada leão deve exercer, para que o seu clube possa tornar-se um clube padrão.

O assunto em tese é polêmico, vasto e suscetível de controvérsias. Por certo, cada leão tem o seu ponto de vista formado a respeito dessa temática, porém, nunca será demais sair-se das trincheiras, em busca de novas técnicas e aperfeiçoamentos.

Dito isto, com a devida vênia, tentamos emitir o nosso parecer, embora de modo sucinto, de como deve funcionar um Lions Clube ideal. Para os estudiosos de Lions, os requisitos básicos são os seguintes:

1 - Representação das atividades úteis da comunidade integrada ao clube

Os associados que formam o clube, representando as mais diversas atividades, ficarão sabedores dos problemas que afligem a comunidade através dos próprios companheiros. Com isso, não se poderá atribuir a Lions a solução de todos os problemas comunitários, mas ele deve atuar como intermediário, procurando por todos os meios debater os assuntos e, dentro das possibilidades, envidar esforços para a obtenção e realização daquilo que a comunidade está a necessitar.

2- A escolha de seus membros

Torna-se necessária a efetivação de uma seleção, observando entre outros qualificativos a integridade moral, idoneidade profissional, conduta familiar e sensibilidade para os problemas comunitários. Adicionando-se, ainda, a sua vocação de servir e liderança.

3- Imagem positiva na comunidade

O clube deverá ser uma agremiação séria, justa, de propósitos elevados e que não vise o interesse próprio e nem de seus associados, mas, acima de tudo, o bem-estar da comunidade.

Mediante esta imagem, a sua voz será ouvida, respeitada e acatada pelas autoridades constituídas.

Isto fará com que os leões se sintam orgulhosos e motivados para participarem das Atividades Leonísticas.

4- Funcionamento ideal

O clube terá um funcionamento ideal, quando:

a) Utilizar plenamente todo o seu potencial.
b) Perseguir resultados que estejam à altura do seu potencial.
c) Dividir seus esforços, com equilíbrio, nas Comissões do Clube.

Enfocados os requisitos básicos, a respeito do que seja um Lions Clube Ideal, penetremos no seu funcionamento, procurando difundir os principais fatores que concorrem para a aglutinação de seu mecanismo.

Como disse, os fatores são diversos e entre eles tentarei tecer considerações a respeito do Companheirismo e da Instrução Leonística.

Não se poderá atribuir a Lions a solução de todos os problemas comunitários, mas ele deve atuar como intermediário, procurando por todos os meios debater os assuntos e envidar esforços para a obtenção e realização daquilo que a comunidade está a necessitar.

Companheirismo

Impossível falar-se em Lions Clube sem referir-se ao companheirismo como peça primordial de desenvolvimento, amizade e calor humano. Ele representa livre de qualquer dúvida, a alma de todas as reuniões e Atividades Leonísticas.

Foi, sem sombra de dúvida, o companheirismo uma das razões da fundação do primeiro Lions Clube e desde então tem se constituídos em pedra angular do êxito que poderá obter um clube de serviço.

Por outro lado, o leão concomitantemente precisa incentivar o companheirismo, participando ativamente na elaboração e execução de planos de ação de seu clube, a fim de que os seus objetivos sejam alcançados.

Lembremos sempre que a força do companheirismo transforma o companheiro em amigo e em conseqüência a amizade cresce e se solidifica.

O companheirismo não deve confinar-se apenas às reuniões semanais. Na verdade, perderia o Lions a sua finalidade básica, se deixasse de professar essa filosofia.

Instrução Leonística

A Instrução Leonística é fator preponderante, alicerce essencial que se assemelha a uma espécie de vocação, compatível com a estrutura que normaliza o comportamento do verdadeiro leão.

E exatamente, partindo-se dessa premissa, o leão, além de cultivar o companheirismo, jamais poderá relegar a segundo plano as normas que regem a regulamentação da maneira de agir e proceder perante o clube a que está filiado.

A Instrução Leonística transmite-se mediante um sentido de conscientização, tornando o leão um ser eficiente, um forte na persistência, um entusiasta na fé e, acima de tudo, um esperançoso na adversidade e um prudente triunfo.

Por isso, cabe ao leão aceitar as tarefas que lhe são confiadas e procurar desenvolvê-las com dinamismo, no intuito de beneficiar o seu clube na conquista do ideal de servir,

O Lions Clube deve, preferivelmente, não poupar esforços para através de a Instrução Leonística aperfeiçoar os companheiros, para que dessa maneira possa habilitá-lo a encontrar a sua posição na comunidade e a servir dentro dela.

Muitos clubes que dão importância ao aperfeiçoamento dos companheiros, criaram uma Comissão de Instrução Leonística.

Finalmente, diante do que dissemos, percebe-se que evidentemente um Lions Clube Ideal, e seu funcionamento, ficam na dependência de vários fatores e que caberá a cada leão, na qualidade de artífice do servir, contribuir com boa vontade, experiência profissional, responsabilidade e liderança, para que o seu clube se torne cada vez mais atuante em sua área territorial.


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".