Marketing Leonístico: a comunicação levada a sério

O apoio que um Lions recebe da sua comunidade é crucial para o sucesso que terá em suas atividades e levantamento de fundos
CL Paulo Fernando Silvestre *
Instituição plenamente sintonizada com o seu tempo, o Lions há muito tempo compreendeu a importância de utilizar os recursos da comunicação, seja como meio de fixar uma imagem positiva junto às comunidades de todo o distrito, seja objetivando a expansão de seus serviços e a conquista de novos associados.

Realmente, o Lions não poderia ignorar a verdadeira revolução social, cultural e econômica que o desenvolvimento da tecnologia das comunicações tem determinado, mudando o comportamento dos indivíduos.

Hoje, não se planeja o lançamento de um novo produto, uma campanha para arrecadação de fundos, um projeto de conservação da natureza, sem levar em conta a presença dos meios de comunicação. Através da mídia, a sociedade se informa e atua, fiscalizando, cobrando e pressionando. Por isso, é importante saber usá-la.

Ora, o Lions Internacional não poderia permanecer alheio a este fenômeno dos novos tempos que é a moderna comunicação. E, na verdade, não permanece.

Nosso Past Presidente Internacional, Dr. Jean Béhar, teve como uma de suas principais metas de trabalho, uma relação pública efetiva entre os clubes e suas comunidades, criando uma imagem de qualidade.

Dr. Jean Béhar afirmara que: "O apoio que um Lions recebe da sua comunidade é crucial para o sucesso que terá em suas atividades e levantamento de fundos. Vivemos em um mundo de intensas comunicações, onde uma boa imagem que um Lions projeta deve ser uma imagem de qualidade e, por esta razão, é necessário ter um programa efetivo e continuado de Relações Públicas. Os cidadãos de uma comunidade devem saber quem são os Leões, as atividades das quais o Lions local e o Lions Internacional estão participando e quais os seus objetivos para esforços comunitários e humanitários ainda maiores".

Utilizar o marketing racionalmente, transformando-o em veículo auxiliar de ação tem sido meta de Lions Internacional nos últimos anos, e objeto de um grande esforço.

Através da comunicação, da propaganda e de um programa regular de relações públicas, o Lions tem procurado repercutir junto ao público externo, isto é, às autoridades, às lideranças comunitárias e à sociedade como um todo, os ideais, os projetos e as atividades que dão sentido ao nosso movimento, procurando motivar outras pessoas, fora de nossos quadros, a adotá-los e praticá-los, ajudando-nos a promover o sublime ideal de servir.

Dada a natureza desinteressada dos nossos serviços, não tem sido difícil ao Lions obter espaços na mídia dos bairros e municípios abrangidos pelo nosso distrito. Sempre que somos notícia, sempre que produzimos fatos e acontecimentos de interesse público, temos merecido a acolhida gratuita da pequena e média imprensa. O problema é que nem sempre somos notícia, nem produzimos fatos e acontecimentos de interesse público. A dificuldade do Lions não está, portanto, em veicular suas mensagens, mas em criá-las.

A grande mídia não divulga nossos eventos por desconhecer verdadeiramente o que é o Lions. Para muitos editores, "Lions é um clube de bacana". Este equívoco é causado pela falta de divulgação dos nossos objetivos juntos aos dirigentes das mídias: falada, escrita e televisionada. A palavra clube, associada ao nome Lions também proporciona uma conotação de que o Lions Clube é um ponto de encontro para lazer e companheirismo de amigos em comum.

Sou contrário à idéia de pagar para divulgar as realizações do Lions nos grandes jornais e redes de TV. Se isto acontecer nunca mais o Lions terá espaço gratuito nos veículos de modestas tiragens e alcance regional, mas que são os que mais influem nas comunidades do nosso distrito. Não temos que fazer propaganda paga, mas criar condições para obter mais centímetros nos jornais e mais segundos nas emissoras de rádio regionais.

E como isto será possível?

Em primeiro lugar, melhorando nosso relacionamento com os profissionais de comunicação. De um modo geral, os dirigentes de clubes preocupam-se muito em conquistar o apoio dos diretores e no interior, dos donos das empresas de comunicação. Está certo, são eles que mandam em suas organizações, é preciso ter a sua simpatia. Mas não basta, porque não são eles que fazem o dia-a-dia das redações, que elaboram as pautas, que vão às ruas em busca de notícias. Quem alimenta as colunas e os informativos são os redatores e os repórteres, que, infelizmente, não nos conhecem, ou têm de nós uma visão errada.

É preciso atrair estes profissionais, convidá-los para as nossas reuniões, entrosá-los em nossas campanhas, fazê-los compreender o alcance e o espírito público do nosso trabalho, dando-lhes, enfim, razões para que se habituem a buscar junto aos nossos clubes notícias interessantes para suas colunas e programas.

A verdade, companheiros, é que ninguém "compra" um produto que não conhece e que não sabe para que serve.

Finalmente, temos que nos conscientizar de que é preciso produzir, na nossa ação leonística de todos os dias, fatos e acontecimentos de interesse público, que realmente mereçam espaço nos jornais e emissoras.

Se atentarmos para este conjunto de fatores, certamente vamos obter ainda maior apoio dos meios de comunicação. Vamos poder explicar melhor, ao público externo, o que é Lions, quem são e o que estão fazendo os leões.

E, na medida em que tivermos êxito neste esforço de levar informações aos não leões, estaremos atingindo um outro resultado, também muito importante, que será o de manter informados os próprios leões, muitos dos quais, lamentavelmente, precisam de um marketing interno, marketing este que só será conseguido através de instruções leonísticas e leituras de revistas e boletins leonísticos.

Nosso Past - Presidente J. Frank Moore III, teve uma de suas quatro luzes Iluminando o Caminho para Conscientização do Público, devido a grande importância do Marketing interno e externo dentro do Lions.

Ele foi muito feliz quando disse: "Podemos dizer que o Lions e os nossos programas de serviço são o "segredo mais bem guardado da cidade", mas isto não deveria ser assim. Temos que começar a informar as nossas comunidades quem somos, o que fazemos, quando nos reunimos, e como as pessoas podem se envolver".

Um dos principais motivos do "esvaziamento" no quadro social dos clubes, com certeza, é a falta de divulgação dos verdadeiros objetivos de Lions e guardar os eventos sociais realizados em suas comunidades como se fossem "um segredo" do clube e que não deva ser "contado" para ninguém. Meditemos sobre o assunto.


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
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