Traga mais um, pelo menos um

Devemos nos preocupar com o constante apelo do aumento do quadro social
CL Paulo Fernando Silvestre *
O quadro social dos nossos clubes está se corroendo a uma taxa assustadora a cada ano. Está havendo um decréscimo preocupante. Neste ritmo, imagine a posição do Movimento Leonístico Brasileiro no ano leonístico 2009/2010? Pensemos nisto.

Em todos os níveis de nossa organização, estamos sempre insistindo no desenvolvimento do quadro social. Metas foram traçadas. Incentivos oferecidos. Discursos eloqüentes foram feitos. Mas a tendência está aí, profundamente enraizada e aparentemente irreversível. O quadro social do Lions em nosso país está se corroendo a uma taxa assustadora a cada ano.

A vida leonística exige de cada um de nós uma permanente reflexão, troca de idéias, avaliações de procedimentos, de conceitos, de colocações e de programas. Só há vida enquanto há movimento. Lions não é estático, é dinâmico. Ele se renova a cada momento e esta renovação resulta de um processo reflexivo que implica em mudança, em movimento.

Como leões atuantes que somos, devemos nos preocupar com o constante apelo, o permanente chamamento à "renovação do quadro social", ao "aumento do quadro social" e ao "crescimento e ao desenvolvimento do quadro social", pois aí e somente aí, repousa a vitalidade do Movimento Leonístico Brasileiro.

Entendemos que o crescimento deva ser visto, antes de tudo, como o aumento do ímpeto do ideal leonístico, o aumento da força de vida leonística de cada leão, condições para o próprio desenvolvimento de um Lions Clube.

O momento é agora. Os companheiros têm que sentir a necessidade de proceder a novas admissões, para elevar os índices de rendimento, para se desenvolver, progredir, melhorar e adiantar os seus clubes.

O aumento do quadro social, com o ingresso de novos associados, será uma contingência, uma exigência do crescimento interno dos clubes, portanto, uma necessidade sentida de dentro para fora, impulsionada pelo desejo interno de se desenvolver e progredir, e não um aumento do quadro social determinado pela necessidade de mover, de fora para dentro, o que está estático no clube, estratégia que não nos parece benéfica.

Esta colocação merece, de fato, uma profunda avaliação. Qual é a melhor estratégia a ser adotada? Vamos estimular os companheiros na admissão de novos associados para tentar dinamizar os clubes ou vamos dinamizar os clubes para que eles sintam a necessidade de admitir novos associados para melhorar e elevar os índices de seu rendimento?

Acredito que a solidez de um clube se mede pela desenvoltura de seus programas e de seus projetos, pela motivação de seus companheiros, motivados pelo ideal de servir, que os estimulam ao progresso e os conduz ao desenvolvimento.

Lions é movido pelo nobre ideal de servir, ideal este que deve permanecer vivo, crescer, se espalhar, receber adeptos, na medida em que é divulgado, pregado, vivido, espelhado por atos tangíveis; na medida em que permanece aceso.

Assim, acreditamos que o crescimento, o desenvolvimento e o progresso do Movimento Leonístico Brasileiro, dependem muito mais das mensagens inspirativas, ao nível de clube e de distrito, do que da tecnocracia que mecaniza os procedimentos e contabilizam os resultados numéricos, não medindo os valores essenciais presentes na individualidade de cada companheiro, valores estes que podem se consubstanciar em rendimento quanto ao crescimento de cada um, quer em sua vida em comunidade, quer em sua vida familiar e profissional, quer, finalmente, em sua vida solidária aos demais companheiros, multiplicando-se em seu meio pelo exemplo, pela dignificação e, conseqüentemente, atraindo para seu clube novos associados, adeptos de seu ideal de servir e pela intensidade de sua pregação leonística.

Compartilhar o Lions com outras pessoas da comunidade é o único caminho que temos para alcançarmos com êxito o equilíbrio e o desenvolvimento do quadro social.

Compartilhar é o caminho que leva um Lions Clube a ter sucesso em seu projeto de desenvolvimento. Buscar na comunidade homens e mulheres que querem praticar o ideal de servir, dentro dos princípios sábios propostos por Melvin Jones.

Para que possamos atingir o objetivo de aumentar o quadro social dos clubes é necessário que cada leão assuma o compromisso de trazer para o convívio de todos, mais um companheiro. O raciocínio é matemático: se cada leão tiver em seu clube um afilhado com o seu perfil leonístico, este clube está fadado ao sucesso.

Crescer o Lions é compromisso, responsabilidade e dever de todos os leões. É a única e eficaz forma, tenho certeza.

Pelo futuro do leonismo no Brasil! Traga mais um, pelo menos um companheiro.


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".