Projeto de captação de recursos

CL Paulo Lamego *
  1. Como iniciar um processo para a construção de um Projeto e Captação de recursos, é importante salientar que alguns passos importantes devem ser dados pelo seu Lions Clube para o alcance do objetivo esperado.
  2. Há varias fontes que uma organização social não governamental pode buscar recursos para a título de fundo perdido financiar projetos de interesse social, não encetando o receptor dos fundos de prestar contas do recurso recebido bem como sua correta aplicação nos objetivos propostos.
  3. Várias organizações doadoras têm linhas de doações, para pequenos e médios projetos, e cada uma apresenta metodologias próprias de recebimento de Propostas/Projetos, bem como definem linhas de ação (meio ambiente, criança, idosos, saúde, educação, etc.) bem como muitas delas tem cronogramas específicos de datas para acolhimento de Projetos.
  4. LCIF - A nossa Fundação Internacional, braço caritativo da nossa Associação Internacional disponibiliza fundos para dar suporte à ação mundo a fora dos LC, desde que sejam observadas as regras para o pleito. Um projeto deve ter a participação de mais de um LC, ou Distrito, o Governador deve estar envolvido na administração e controle do Projeto, bem como a sociedade local (pessoas e instituições) formando assim uma grande parceria.
  5. Outras fontes: Vários Países acreditados no Brasil, através de suas Embaixadas teen fundos destinados à Cooperação e ajuda a projetos sociais, basta identificar quais as linhas de ação de cada um deles e se o Projeto proposto para financiamento segue esta metodologia. O valor do Projeto e sua Meta é o aspecto mais importante, geralmente são projetos atrativos os de menor custo e maior benefício.
  6. Linha Governamental: O Governo Federal disponibiliza parcerias/convênios e até financia projetos que venham de encontro a sua política dita social, que visa também o desenvolvimento local, a inserção no mercado de trabalho, de proteção de direitos, profissionalização, meio ambiente, saúde, educação, etc. mais exige, assim como alguns parceiros Não Governamentais também, que a Organização Social esteja devidamente legalizada na forma da Lei e para isso deve apresentar além da sua documentação de constituição jurídica (CNPJ, Estatuto, etc.) alguns Registros em Órgãos de Controle Social, sendo os mais importantes os Conselhos Municipais de: Assistência Social, de Direitos da Criança e do Adolescente, de Idosos, da Saúde. Quanto mais a Organização estiver envolvida na comunidade, maior suas chances de sucesso na captação desses recursos e parcerias.
  7. Assim sendo, primeiramente legalize seu Lions Clube junto a estes órgãos citados, não há nenhum custo adicional de despesas para sua tesouraria em obter o registro. A Lei garante a gratuidade. Além do mais, este registro também faculta a participação do seu Lions Clube a garantir uma cadeira no Conselho, podendo então indicar entre os CCLL um representante para atuar como conselheiro(a) naquele órgão quando aberto o processo eleitoral e participar ativamente das Conferências que ocorrem a cada 2 (dois) anos e de todas as deliberações legais, inclusive nos atos do Poder Executivo Municipal. Procure saber mais como funciona um Conselho, eles disponibilizam toda a legislação. Convide o presidente dos Conselhos a fazer uma palestra em uma das reuniões do seu LC.
  8. A Governadoria neste AL 2006/2007 dará suporte técnico para que qualquer iniciativa de seu Lion Clube possa ser trabalhada, isso se constitui numa importante ação de fortalecimento do leonísmo em sua comunidade e de estímulo ao trabalho com resultados concretos onde vislumbre a assistência na promoção do direito cidadão como foco predominante excluindo paulatinamente ações assistencialistas que não resolve as demandas sociais, gerando expectativas de atores sociais sempre dependentes de caridade.
  9. A Assessoria de Planejamento e Projetos do Distrito LB-2, se coloca à sua disposição e de todos os CCLL interessados em promover o desenvolvimento social de sua Comunidade, colaborando para o crescimento e fortalecimento de suas ações, levando aos mais excluídos do processo social e econômico, a igualdade, a inclusão e a justiça social e assim Servir com Ética pela Paz .

CL Paulo Lamego * CL Paulo Lamego
Lions Clube de Goiânia - Sul Distrito LB-2
Assessor do Gabinete do Governador LB-2
E-mail: paulolamego_gyn@yahoo.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".