O poder do sócio antigo

CL Paulo Fernando Silvestre *
"Demiti-me do Lions quando me aposentei. Sou ex-presidente do meu clube. Durante longos anos fui muito ativo, mas nos últimos anos o clube parecia que não precisava mais de mim, parecia ter chegado a hora de deixá-lo. Agora, de certo modo, desejaria que não o tivesse feito, mas, suponho, é tarde demais.", contou-me o CL Paulo Roberto.

"Sim, sou Leão", confidenciou o CL Luiz Pereira. "Mas não faço mais grande coisa. Nunca me pedem nada e acho isso muito bom. Os companheiros mais novos dirigem e fazem o trabalho, mais poder para eles. Já prestei bastante serviço, agora participo dos jantares e do companheirismo e isso é quase tudo. Meu clube não é mais como era antes, mas não me queixo, tive a minha vez."

"Nós Servimos?" Disse o CL Orlando Correia com um sorriso. "Esse lema já significou muito para mim outrora. Não tanto agora, contudo sou Associado Privilegiado com a idéia de sinônimo de aposentado. Confidencialmente, estou um pouco envergonhado de mim mesmo, acho que é sobretudo culpa minha que não seja mais um bom Leão. Devo dizer, porém, que meu clube facilitou-me o não fazer coisa alguma."

Cada Lions Clube no distrito necessita de ajuda para alcançar seu pleno potencial e ao mesmo tempo, em toda parte, possui um tremendo recurso que é largamente negligenciado: seus associados aposentados de suas empresas e profissões e freqüentemente dispensados do serviço ativo também em seus clubes que, quando utilizam seus recursos, na maioria das vezes só o fazem em parte e muito timidamente.

Estes Companheiros, muitos deles privilegiados falam que serviram durante seu período e que chegou a hora dos associados mais novos assumirem e executarem suas tarefas, que os associados mais antigos não desejam impor suas opiniões sobre a política e programas dos clubes. Porém, este é o outro lado da moeda. Os associados mais antigos têm o conhecimento inestimável e o discernimento de longos anos de serviço; são dedicados à perpetuação dos padrões e da imagem; pode-se confiar neles para a boa e completa execução de uma tarefa, sempre que a tiverem aceito, se for uma função que vale a pena e não apenas um gesto simbólico de respeitabilidade.

Os Leões mais velhos, como pessoas de mais idade em geral, não estão mental e fisicamente acabados. Este é um conceito antiquado. Considerem-nos e tratem-nos como vigorosos, vivos e ávidos para o ideal de servir.

O associado mais antigo poderá não se apresentar voluntariamente para o trabalho, porém tem uma atormentada necessidade de ser solicitado para trabalhar.

Se tiverem em seus clubes associados mais antigos que podem proporcionar-lhes "quilometragem adicional", tornem felizes seus clubes e aqueles associados recolocando-os no trabalho. Explorem estas possibilidades:

A carga de trabalho de Lions se expande a cada novo programa, a cada nova meta. Seu ideal de servir literalmente não tem limite. Nesse serviço todos os Leões estão comprometidos e o tremendo potencial de recursos dos associados mais antigos de Lions, de todas as idades, não deve ser negligenciado. Assim, cada clube e cada leão se beneficiarão.

Não subestimem o valor dos associados antigos dos seus clubes.


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".