Apesar de não fazer parte de nossa associação, César Paes Leme foi brilhante em sua definição sobre o que é um Clube de Serviço.

Se sua definição foi perfeita, com certeza, ele se espelhou em exemplos de serviços comunitários e humanitários em parcerias do Distrito LD-1 e os Lions de Curitiba.

Nós não podemos esquecer a Parábola dos Talentos:" Quanto mais nos for dado, mais nos será cobrado". E nós, homens livres, com o ideal de servir e líderes, temos muito a retribuir a nossa sociedade.

Parabéns César, você tem o ideal de servir.

CL Paulo Fernando Silvestre
Editor


Um clube a serviço da comunidade

César Paes Leme *
Imagine um clube. Imaginou? Por certo, você pensou naqueles clubes com quadras esportivas, piscinas e salões de dança, não é mesmo? Mas hoje estou aqui para falar de um outro tipo de clube. Um clube de trabalho e de grande mobilização social.

A exemplo do clube social tradicional, com seu grande quadro de associados e seus eventos festivos - que contam com a presença das famílias da sociedade local (onde o foco principal é o lazer), existe também um outro tipo de clube: o Clube de Serviço.

Lembro da primeira vez que ouvi a expressão Clube de Serviço e quase imediatamente pensei:

- De serviço? Que estranho! Já não basta esse pessoal trabalhar o dia todo, nas suas atividades normais e ainda fazem um clube de serviço?

Mas é aí que mora a grande diferença: - Me contaram logo depois, que os(as) associados(as) do tal clube, usam uma parte do seu tempo (e dos seus talentos), para trabalhar pelo próximo. Imagine alguém, que voluntariamente decide deixar o conforto de casa e o merecido descanso semanal, para atuar em projetos que visam melhorar a vida de outras pessoas.

Ah bom! - Respondi. Agora a situação é bem diferente. Bonita essa história de "Clube de Serviço". E digo mais: em uma reunião do chamado Clube de Serviço, você encontrará pessoas de diferentes idades, profissões e religiões. Cada qual trabalha em ações pontuais, decididas em conjunto pelo grupo, sejam na geração de emprego e renda, ações de educação ambiental, formação de novas bibliotecas comunitárias, programas de prevenção de doenças, manutenção da saúde, incentivo ao esporte, ao lazer e muitos outros...

Sim, tem muito lazer também. São reuniões festivas, churrascos, macarronadas, feijoadas e outras "adas". A grande diferença é que o resultado financeiro das tais "festas" é aplicado em "ações sócio-ambientais".

E o mais interessante ainda, é que lá você encontra um pessoal alegre e trabalhador. Gente que se diverte de forma saudável, sempre planejando, articulando, fazendo parcerias com um objetivo maior: fazer o bem.

A Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço, vista hoje como "uma das mais atuantes associações de bairro do Brasil", só tem a agradecer àqueles que "inventaram" os tais "Clubes de Serviço" - hoje presentes em centenas de países - promovendo uma significativa mudança sócio-ambiental e humanitária onde atuam.

Foi no contato com esses verdadeiros "Clubes de Amigos", que conseguimos ir muito mais longe, fazer um trabalho muito maior e ajudar a muito mais gente, do que poderíamos um dia imaginar.

Portanto, deixo às Lideranças Comunitárias Brasileiras e aos mais jovens apenas um conselho, de quem já convive diariamente com eles(as): faça um gesto de aproximação com um "Clube de Serviço".

Lá você encontrará pessoas de notável saber e grande simplicidade (porque o verdadeiro sábio, sabe ser simples), pessoas dispostas a ajudar e com paciência para ensinar, pessoas atenciosas que não apenas desejam, mas constroem, a cada dia um mundo melhor.

Diante do acima exposto, é fácil entender porque fico muito feliz quando recebo a notícia da criação de um NOVO CLUBE DE LIONS e desta vez serão dois. Veja a mensagem abaixo. É sinal de que mais gente boa está chegando para trabalhar conosco, construindo de fato, um Brasil melhor.

"O famoso e tão falado meio ambiente somos todos nós" (César Paes Leme)

Abraços Comunitários a todos,


* César Paes Leme
Editor & Presidente da Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço
Integrante da COMISSÃO DE AÇÃO VIVA BELÉM
E-mail: cesar.leme@superviadigital.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".