Proporcionalidade leonística

CL Paulo Fernando Silvestre *
Durante o ano muitas esperanças são renovadas na busca do sonho por dias melhores.

Muitos fazem planos incluindo novas perspectivas de vida profissional, familiar e social, esquecendo-se de incluir o Lions nesses planos e dimensionar sua vida com ele.

O compromisso que assumimos de realmente viver Lions não é uma atitude isolada, mas envolve dezenas de companheiros que vêem em nossa organização a possibilidade de mudança de sua própria vida.

Quando assumimos a condição de leão, incorporamos uma responsabilidade social que transcende nossa vida pessoal mais corriqueira.

Como sempre digo: nós não somos leões por acaso. Nascemos leões para cumprirmos a missão de servir, missão esta assumida com o plano espiritual. É o algo mais que precisamos fazer por uma sociedade mais justa e igualitária. Não que tenhamos de assumir sacrifícios sobre-humanos, mas precisamos nos superar e nos doarmos de coração.

A existência e potencialidade de um clube de Lions são diretamente proporcionais a esta capacidade de doação de cada um dos companheiros que o compõe. Em todos os clubes, existem formas para o companheiro prestar a sua colaboração: é preciso apenas que ele assuma a sua responsabilidade e tome a iniciativa de servir.

Se um clube enfrenta dificuldades, é quase certo que, proporcionalmente, os companheiros não estão se dedicando objetivamente ao seu trabalho dentro das comissões.

Perceba que se o quadro social está pequeno, se o companheirismo não funciona, se as campanhas comunitárias foram abandonadas, alguma comissão não está cumprindo bem o seu papel.

Existe um paradigma que diz que todo leão é um homem ocupado. E tem que ser mesmo, pois Lions não é lugar para desocupados. A experiência tem mostrado que, mesmo com seus afazeres, o leão sempre consegue tempo quando se tem em mente a obstinação pelo ideal de servir.

Nos clubes, nem 50% dos companheiros em média liberam o potencial maravilhoso que têm em si e que serviu de base para que fossem convidados a serem leões.

Se com essa proporcionalidade, o Lions tem mudado o mundo com suas grandiosas campanhas, tanto a nível internacional como local, imaginem vocês se esta proporção atingisse os 100% ou chegasse perto disso.

Como se pode notar, Lions tem um pouco de matemática.

Não adianta termos somente teoria e boas idéias. Ser um profundo conhecedor dos estatutos, regimentos, normas, manuais e não se aliar à prática do servir. É a química leonística que em doses proporcionalmente equilibradas alia a teoria à prática na obtenção de um resultado que atenda às necessidades do ser humano como um todo.

Precisamos dar nossa parcela de colaboração para mudar essa ridícula proporção. É necessário conseguirmos tempo, sacrificando inclusive parte do nosso lazer pessoal.

Lions pode mudar o mundo. Pensem nisso. Cabe a nós efetuar essa mudança.


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".