Respeitar

CL Antônio Douglas Zapolla *
A individualidade do casal leão é uma das mais árduas missões de qualquer casal presidente e de qualquer Lions Clube.

Evidentemente, quando é efetuada a escolha do presidente e domadora para o ano leonístico, o escolhido imagina que, com coordenação segura, metas fixadas e responsabilidades, ele poderá contar com a totalidade dos companheiros e domadoras.

E tudo faz crer assim! O Lions é um clube de serviço desinteressado, onde o que conta é o verdadeiro companheirismo e os ideais leonisticos, que vivemos no dia a dia.

No entanto, todos nos esquecemos que as diferenças individuais existem e norteiam as aptidões, e, para tanto, várias opiniões devem ser abalizadas e várias opções de campanhas devem ser oferecidas.

Em reuniões, ou mesmo em contatos com presidente de diversos clubes, é fácil comprovar que o problema é sempre o mesmo : Não se conseguir 100% de freqüência nas reuniões e campanhas, mesmo sendo elas de caráter beneficente, do mais alto sentimento filantrópico, humanitário e social.

Temos certeza que nenhum Leão ou Domadora do clube contesta essa evidência, mas as diferenças individuais existentes determinam ou justificam estas ausências. Um casal é especialista em organização de festas, outros em esportes, outros em vender rifas, outros em preparar atividades, outros até trabalham em silêncio, praticando a caridade incógnita e sendo solidários em seu ideal de vida.

E o que fazer então para que o clube seja realmente vivido na sua verdadeira acepção e filosofia?

Podemos afirmar que não podemos fazer é simplesmente justificar nossa ausência, escondendo-nos sob o manto das diferenças individuais, dizendo: "ISTO NÃO FAZ MEU GÊNERO !"

Um ponto importante em Lions, porém é que todos devem ser especialistas em COMPANHEIRISMO, em RESPEITO, em CONSIDERAÇÃO, no IDEAL DE SERVIR. Isto prevalecendo, ai sim, poderemos dizer que todo serão 100%. No leonismo não podemos é aceitar acomodação, não podemos aceitar ausência injustificada, não podemos compactuar com aqueles que acham apenas o bastante usar o distintivo e desfrutar o status de ser LEÃO.

E por outro lado, é necessário ter consciência de nossa verdadeira aptidão, centrar a nossa atividade Leonística e ai então o casal presidente saberá junto com os demais companheiros e domadoras, respeitar a individualidade de cada um, a qual, se baseada na verdadeira filosofia do leonismo, fará de nosso clube, uma verdadeira família, trabalhando de maneira uniforme para o serviço desinteressado e para a prática salutar do companheirismo.

Dentro desse contexto, quando o clube realizar uma determinada campanha onde a necessidade de colaboração não vem ao encontro das nossas aptidões individuais, é importante que de alguma maneira estejamos enquadrados no trabalho realizado. Também não podemos usar esta característica pessoal para não participar daquilo para o qual não tenhamos o dom desejado. Afinal, estar juntos, incentivar, acompanhar já é uma grande demonstração de leonismo. Neste mundo materialista, egocêntrico, individualista, está difícil para se ser autêntico. Daí a missão do LEÃO : Vamos tentar fazer desse mundo cruel, um pouco melhor, através da nossa solidariedade, do nosso trabalho, do nosso senso de justiça e de honestidade. Devemos saber aceitar a nossa missão, dividir as necessidades de nossos semelhantes, lutar pelo bem coletivo, de procurar o verdadeiro aperfeiçoamento humano dentro dos ensinamentos cristãos, pois como já dizia o CL Melvin Jones, " Ninguém avança na vida se não começar a fazer alguma coisa pelo seu próximo". E como dizia o CL Augustin Soliva: " Vamos parar um instante e olhar para dentro de nossa consciência para encontrarmos a resposta a essa pergunta : que tenho feito realmente para me sentir e fazer com que os outros se sintam necessários ? ... "

Por isso, o lema do Governador do Distrito LC-6, CL Antonio Paulo Caliento, AL 2004/2005, SIMPLICIDADE E COMPANHEIRISMO, vem a calhar nesta linha de raciocínio.

Ter a simplicidade, que também não pode ser confundida com a humildade subserviente, mas a simplicidade de aceitar as pessoas como elas são, de ser amigo, de estar ao lado de nossos CCLL, de nossas CCaLL, de nossas domadoras, de nossa família leonística, ajudando até o limite de nossas forças, é o fundamento principal para se atingir o companheirismo total, para saber valorizar o movimento leonístico, e com isso, ter sempre como uma meta e como um fim a ser alcançado, o verdadeiro LEONISMO COM MOTIVAÇÃO E COMPANHEIRISMO, SEMPRE !!!


CL Antônio Douglas Zapolla * CL Antônio Douglas Zapolla
Lions Clube de Brodowski - LC-6
E-mail: fotodouglas33@gmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".