Amar e servir

CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira *
"Chega mais perto e contempla as palavras.
cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta,
sem interesse pela resposta, pobre ou terrível que lhes deres:
'Trouxeste a chave?"
(Carlos Drummond de Andrade)

Servir e amar, duas das mais nobres prerrogativas do ser humano, são iguais em essência, confundem-se, até, na grandeza de seus misteres e na beleza de suas conseqüências.

Servir e amar são transfusões espontâneas, voluntárias, solidárias, beneficiando-se os envolvidos de "per si", pela reciprocidade existente entre dar e receber.

Se é pelo amor que os seres humanos se atraem e se buscam, unindo-se pelos laços da emoção, é pelo servir que se estabelecem, entre eles, os elos de ligação, forjados pela multiplicidade das carências de uns e pela exuberância de possibilidades de outros.

O amor é prestativo, o servir é caridoso. O amor é complacente, o servir é compreensivo. O amor impulsiona, o servir obriga. O amor é compromisso, o servir é responsabilidade.

Servir e amar não são, apenas, lamentar situações adversas ou modificá-las, na superfície.

Servir e amar é atuar, exercendo profundas modificações estruturais, para que, servindo, se encontre o amor, para que, amando, se encontre a razão de servir.

Amar servindo não é servir amor como óbolos sobejos de abastados farnéis. Servir amando é promover, por meio da ajuda, a independência, por meio do subsídio, o suprimento, por meio da influência, o crescimento.

A filosofia de Melvin Jones está, pois, sustentada sobre os pilares: amar e servir, ambos, jamais dissociados o que desmontaria a estrutura dessa edificação: o LIONS.

Servimos e amamos quando praticamos o companheirismo sadio, o trabalho digno, a moral elevada, o respeito à hierarquia leonística, a consideração aos Clubes Padrinhos, aos clubes irmãos, a valorização do trabalho coletivo, a divulgação do ideal leonístico, o serviço cada vez mais aperfeiçoado, a caminhada urgente para o aumento de sócios.

Amamos e servimos quando recuperamos os rumos perdidos nos caminhos da esperança humana, quando restauramos o brilho das alegrias ofuscadas pela tristeza, quando somamos vitórias sabendo dividir os louros, quando multiplicamos as conquistas sem subtrair valores.

Portanto, neste final de gestão, em que se renovam os quadros administrativos dos distritos e dos clubes, reportamo-nos a todos que já se dispuseram a ser dirigentes, governadores ou presidentes e não é demais lembrar que seu grau de amor legitima sua passagem pela administração, aquilatando-se, por ele, a excelência de seu servir.

Seu amar e servir conjugados deixarão, para a posteridade, as marcas de sua atuação, caracterizada por suas lutas, decisões, conquistas, vitórias, transformações, conforme a correspondência de seus comandados a seus objetivos, estes, também, amando e servindo.

Indeléveis e perenes, as marcas da atuação de cada comandante estarão preservadas na memória dos clubes ou distritos e o acervo de seus bons exemplos será, sempre, o paradigma das administrações posteriores.


CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira * CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira
Assessora Distrital do Boletim da Governadoria do Distrito LC-2
Assessora Distrital de Educação e Cidadania
Editora do Boletim "Leão Gafanhoto Verde" do LC SP Tucuruvi
E-mail: eunicejunqueira@ajato.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".