Para onde caminhamos...

PDG José Aristóteles Falcão *
Nos primórdios da sua presença no Brasil, o Leonismo alcançou crescimento vertiginoso e dias de imensa glória. Clubes eram fundados em ritmo acentuado e o entusiasmo uma constante nas atividades leonísticas.

Infelizmente, nos últimos tempos nós Leões temos respirado ares de crise, cujo principal fator é, a meu ver, a má ou insuficiente preparação para a fundação de novos clubes, e de Leões sem doutrinação, não motivados para a nobre causa do servir. Além disso, temos verificado certo alheamento na atuação de dirigentes que deveriam exercitar sua liderança natural no Lions, e abdicar do seu pretenso currículo de cargos importantes exercidos, e do culto ao personalismo, obstáculos esses que impedem o surgimento de novas lideranças, desestimulando, principalmente, os novos Leões. Em decorrência, o marasmo tem se instalado no movimento ocasionando a necessidade do aumento, renovação e manutenção do quadro social, com qualidade.

No reverso da moeda, temos a considerar, no entanto, a potencialidade do movimento leonístico, a qual poderemos lançar mão para reverter esse quadro negativo. Múltiplos são os instrumentos com que o Lions Internacional nos aprovisiona para sustentar a grandeza do movimento. Em seus alicerces, dois são importantíssimos: o Código de Ética do Leão e os Objetivos dos Lions Clubes. Seguir seus ensinamentos já é meio caminho andado. Outro instrumento preponderante é a nossa divisa NÓS SERVIMOS, através da qual contribuímos para a transformação da comunidade, elevando nosso estandarte ao mais elevado topo. Temos ainda, a imensa gama de programas de Lions Internacional que coloca em nossas mãos oportunidades para trabalhar e elevar o nosso conceito junto à comunidade. Ressalte-se, ainda, o companheirismo, pois é a união dele emanada que atua como força propulsora para o atingimento das metas a que se propõem os Lions Clubes. Ele é o sustentáculo que mantém acesa a chama do Leonismo.

Voltamos, então, ao assunto desta Instrução Leonística: Para onde caminhamos.

A conclusão é palpável: o nosso futuro só depende de nós mesmos. Temos de cumprir agora o nosso dever, pois o futuro é instantâneo. É fazer valer a nossa determinação, coragem e autoconfiança e, sobretudo amor ao Leonismo para obtermos o seu crescimento.

Alerta-nos o Presidente Internacional Jimmy Ross em mensagem publicada na revista The Lion, sob o título Atividades para jovens: "Nossa aposta no Amanhã, para a importância do engajamento do jovem, como forma de renovar nossas fileiras no caminho para o futuro, pois o jovem de hoje representa o mundo de amanhã", exorta-nos o CL Jimmy Ross. Devemos juntarmo-nos aos jovens para ajudá-los a reconhecer a necessidade do serviço comunitário e da comunicação com o próximo para garantir um amanhã mais seguro, saudável e pacífico.

Em Instrução Leonística anterior, dissemos, e agora repetimos por julgarmos oportuno, que para crescer e assegurar um futuro promissor é preciso mudar, pois como já foi dito por alguém. Não é triste mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar.

Mas aí surge a indagação óbvia: Censurar é fácil, mas as soluções não foram apontadas. É evidente que em uma Instrução Leonística de tempo limitado não nos será possível apresentar medidas para otimizar o Lions. Isso é uma tarefa que demanda tempo e o engajamento de todos os Leões.

Por isso, finalizamos dizendo: O entusiasmo e o compromisso com o Lions e com o nosso Clube já serão, sem dúvida, um bom começo.


PDG José Aristóteles Falcão * PDG José Aristóteles Falcão
Governador do Distrito LA-3
Ano Leonístico 1996/1997
E-mail: cljosefalcao@globo.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".