Como envolver os Lions Clubes nos processos decisórios da comunidade

CL Paulo Lamego *
Um assunto de grande relevância, porém queremos abordá-lo de forma simples a fim de que possamos atingir o principal objetivo: pelo entendimento do "Envolvimento do seu Lions Clube nos processos decisórios da comunidade". Como isso será possível? Muito simples, participar ativamente das organizações de controle social. E quais são estas organizações?

As Organizações de Controle Social são os Conselhos, criados por força legal e previsto em Leis Ordinárias nos três níveis da federação: Nacional, Estadual e Municipal.

Como se constituem esses Conselhos e quais são seus objetivos? Os Conselhos existem para controlar, acompanhar, avaliar e auditar as verbas destinadas para os programas sociais do Poder Executivo e também quando são repassados para as entidades não governamentais. São constituídos por cidadãos da comunidade, voluntários, eleitos em processo democrático pelo voto que pode ser aberto ou secreto para exercer seus mandatos com total isenção.

Os candidatos ao cargo de Conselheiros devem estar ligados às diversas organizações sociais devidamente reconhecidas por lei. Os Conselhos são formados por paridades entre: Trabalhadores, Usuários, Prestadores e Gestores, este último exercido e indicado pelo Poder Executivo e na sua estrutura organizacional são formadas Comissões para analisar os projetos enviados pelo Poder Executivo e/ou outras Organizações Sociais não governamentais que pleiteiem recursos públicos.

Os programas e projetos destinados principalmente às ações sociais do Executivo devem ser analisados e discutidos pelas Comissões que constituem os Conselhos, podendo ser emendado, aprovado ou até mesmo reprovado e/ou rejeitados se estes entenderem que há dúvidas ou impedimentos legais para que os recursos sejam aplicados nas propostas enviadas pelo proponente, desta forma dando transparência nas ações e melhor gerenciamento do dinheiro público.

Cabe aos Conselhos deferir ou indeferir registros de Organizações Sociais não governamentais de acordo com a legislação pertinente e quando estas obtêm seus registros possam pleitear recursos públicos, apresentando projetos e firmando convênios com o Poder Executivo os quais serão fiscalizados pelos Conselhos durante sua execução e prestação de contas.

Anualmente as Organizações registradas nos Conselhos requerem Atestado de Funcionamento cabendo ao Conselho pelo seu deferimento ou não, podendo culminar em cassação definitiva do registro quando houver comprovadamente dolo ou má fé na aplicação das verbas públicas recebidas e desvios de finalidades.

Os Conselhos hoje legalmente constituídos em nosso País são: de Assistência Social do Idoso, da Criança e Adolescente, do Turismo, da Cultura, do Meio Ambiente, da Saúde, da Juventude, das Mulheres, dos Povos Indígenas, Tradicionais e Quilombolas, das Pessoas portadoras de Deficiência e de Necessidades Especiais, do GLTBs, das Cidades, do CONDRAF, dos Direitos Humanos, da Economia Solidária, da Educação, do Trabalho, Emprego e Renda, da Agricultura e Reforma Agrária. Alguns desses poderão ser inexistentes em suas localidades, mas estão constituídos a nível Nacional prestando assessoramento na construção das políticas públicas do Governo Federal focadas para o desenvolvimento nacional como um todo.

Diante desse cenário tão importante, podemos observar a real importância desses Conselhos na vida de todos nós, pois os recursos públicos que movimentam a máquina governamental são resultados de impostos que todos pagam, portanto é dever cidadão zelar e velar pelo nosso patrimônio.

Portanto, cada CCLL poderá ser um elemento chave na composição desses Conselhos, atuando de forma positiva a fim prestar um relevante serviço à sua comunidade elevando ainda mais o espírito da solidariedade, pois cada centavo controlado e bem aplicado haverá um cidadão comendo mais, com melhor saúde, com mais dignidade e assim estaremos ajudando desinteressadamente aos nossos semelhantes por que simplesmente "Nós Servimos".

Habilitem-se CCLL, procurem um desses Conselhos e sejam partícipes da construção de uma sociedade mais humana e mais justa.


CL Paulo Lamego * CL Paulo Lamego
Lions Clube de Goiânia - Sul Distrito LB-2
Assessor do Gabinete do Governador LB-2
E-mail: paulolamego_gyn@yahoo.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".