É necessário mudar

PDG José Aristóteles Falcão *
Para que possamos continuar crescendo, é muito importante: ser ético, amar o Leonismo, respeitar a inteligência e as limitações alheias, tentar sempre melhorar e mudar?.

Lions Internacional ainda é a maior organização de Clubes de Serviços do mundo. Porém a mudança é o que temos hoje de mais constante nas organizações e no Lions não é diferente. Adaptar-nos a elas, e rapidamente, é fundamental.

Mas, estamos preparados para mudar?

Segundo o filósofo Heráclito: ?Tudo flui e nada permanece; tudo se afasta e nada fica parado... Você não consegue se banhar duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras sempre vão fluindo... É na mudança que as coisas acham repouso?

Popularmente falando alguém disse: Quem não tem capacidade de mudar pode dançar?. Este conceito serve também para o universo leonístico. E os últimos Presidentes Internacionais tem quase repetidamente batido nesta tecla, mesmo com outras palavras. Assim como no mundo dos negócios muitos profissionais se acomodam e não acompanham as diversas mudanças e evoluções que surgem no ambiente dos negócios, no Leonismo acontece a mesma coisa. Por isso, muitos clubes não conseguem reter os associados, nem tampouco se dispõem a oxigenar seus quadros, redundando, fatalmente na queda numérica e até mesmo na qualidade.

Saliente-se que é importante, ao se propor mudanças, estar preparado para as dificuldades e os obstáculos que irá enfrentar. O maior de todos é a resistência, fenômeno natural onde há pessoas. Já se diz que ninguém muda por decreto.

É necessário fazer com que as pessoas, e no nosso caso, os Leões, se envolvam e compreendam e se sintam parte da mudança.

Para que a mudança seja feita é necessário não só falarmos a mesma língua, pois isso não significa que vamos exatamente nos entender. Há em cada ser humano, um universo de crenças, idéias e percepções diversas, do qual depende o sentido que as palavras adquirem. Quanto mais sintonizados estiverem esses universos, melhor será a comunicação.

Por fim, é necessário que você promova o conhecimento e a aceitação de todos dos princípios e compromissos que geram a participação, envolva seu Clube nas decisões, pratique a gestão participativa, identifique sócios-chaves no Clube e analise pontos fortes e fracos com a aplicação da mudança.


PDG José Aristóteles Falcão * PDG José Aristóteles Falcão
Governador do Distrito LA-3
Ano Leonístico 1996/1997
E-mail: cljosefalcao@globo.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".