Ser líder: uma árdua missão

CL Luiz Mar Sória/Cal Jacira *
Muito se tem escutado em reuniões distritais e convenções, o relevante papel de um líder dentro do movimento leonístico e sua capacidade em liderar um grupo de abnegados companheiros, companheiras e domadoras que oferecem seus préstimos as suas comunidades, muitas vezes deixando de lado o convívio familiar, para doar-se à causa nobre de Servir..

Ser líder é ter o perfil de mediador articulado a ousadia e ao conhecimento de relações humanas, pois através dos tempos, o papel de líder vem sofrendo profundas modificações, principalmente quando a humanidade não aceita mais aquela pessoa, autoritária, mandatária, que somente sua palavra é lei.

Os tempos mudaram, os preceitos autoritários do século passado não é mais o mesmo, passaram-se gerações, mudaram-se conceitos e novas lideranças surgiram, sempre baseadas no conhecimento, no estudo e no consenso mediador de um líder máximo de um clube.

Antigamente, em todos os setores sociais e humanitários, o líder era o "super homem", "o chefe supremo", "o dirigente que todos deviam obedecer e concordar".

Isto não é mais admissível em pleno século XXI, quando a humanidade luta para dar tempo à paz e auxiliar os mais necessitados, principalmente em países cuja pobreza está abaixo do limite que pode agüentar um ser humano.

Ser líder é estar em sintonia com seus pares, orientando-os, buscando soluções, oferecendo o braço amigo e fraternal, infelizmente "muitos Líderes não pensam desta forma", continuam ditadores e considerando-se o "Chefe Supremo" e a ditar ordens como se todos fossem escravos de sua vontade e decisão.

Curioso é que o líder com baixa estima sempre procura menosprezar seus companheiros, companheiras e domadoras, interferindo ou procurando resolver qualquer problema no grito, na palavra "Eu Sou o Líder"," Eu Mando", "Eu resolvo".

Que lástima! Este tipo de líder está superado, obsoleto e não assimilou os ensinamentos para se tornar uma grande liderança. Quando a baixa estima de um líder está quase a zero, a alta estima se torna uma questão de honra e de humildade, infelizmente poucos conseguem visualizar este conceito, pois sua mente e inteligência estão bitoladas para continuar a liderar como "um ditador" e sem conhecimento de que todos merecem ser tratados com carinho e humanidade.

O Líder é aquele que aprendeu e transmite aos seus pares, os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, em cursos, palestras e encontros voltados para a valorização humana.

O Líder é aquela pessoa sensata, humilde, fraterna e companheira de seus amigos nas horas boas e difíceis. Quando o líder é derrotado, é neste momento que entra o seu lado mediador e apaziguador, porque mesmo com a derrota, ele será reconhecimento como uma verdadeira liderança, mas nem todos pensam assim e procuram modificar as decisões de seus subordinados, provocando atritos entre um lado e outro, principalmente, quando existem aqueles que apóiam tudo o que o líder prega, pensando que é o certo, como estão enganados!

Quando isto ocorre, a sociedade fica desmantelada, fica dividida, alguns não sabem para que lado irão, outros ficam neutros e indiferentes aos resultados e fatalmente, a divisão irá ocasionar o fechamento de qualquer entidade, por mais sólida e concreta que seja.

O grande líder indiando Mahtma Gandhi pregava: "aquele que domina os próprios sentidos, conquista o mundo e torna-se parte harmoniosa da natureza".

É o que falta para alguns líderes, harmonia para com o seu próximo e harmonia com seu coração e pensamentos. Alguns líderes chegam ao absurdo de sentir-se como a imagem de um narciso preso ao espelho d'água que paga qualquer preço para sustentar sua vaidade, não observando de que a amizade e o companheirismo são mais importantes do que ser um líder ditador e autoritário.

O líder tem uma árdua missão de ser cometido nas criticas e generoso nos elogios, procurando sempre manter a harmonia e a união de todos e não destruindo com sua vaidade, o trabalho de seu companheiro, quando procura prevalecer suas idéias racionarias.

O grande líder de qualquer movimento deve ter amor com seu próximo, ser sensato, ter sabedoria, reconhecer os valores individuais de seus companheiros, porque somente assim ele será aclamado e terá oportunidades em conquistar postos em qualquer sociedade ou movimento, caso contrário nada conseguirá e fatalmente o líder despreparado ficará isolado e esquecido por todos.

Concluindo: Ser líder é uma árdua missão.


CL Luiz Mar Sória * CL Luiz Mar Sória/Cal Jacira
Lions Clube de Porto Belo - Costa Esmeralda
Distrito LD - 5 - SC
Past - Presidente do Lions Clube - Florianópolis - Estreito - DLD-9
E-mail: luizmarsoria@hotmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".