Autoridade ou Dirigente Leonístico?

CL Ireneo Valdir dos Santos *
É uma questão atual, que se torna imprescindível, urgente em se definir, posto que diariamente vemos Companheiros dirigindo-se a outros, usando tratamento para "Autoridade Leonística", quando não existe no Leonismo tal figura, no meu entender e da forma como é apresentada.

Autoridade é uma palavra que vem do Latim "auctoritate", que significa àquele investido de tal, o direito ou poder de se fazer obedecer, de dar ordens, de tomar decisões, de agir. Aquele que tem tal direito ou poder. Poder atribuído a alguém; domínio: autoridade paterna.

Já dirigente é uma palavra que vem do Latim "dirigere", é a figura daquele que ou quem dirige, diretor. Que dá direção; administra; gere; governa: dirige uma empresa; dirige um país. Dá orientação; comanda, superintende; conduz; encaminha; orienta.

O movimento leonístico é composto de pessoas que despendem seu tempo, idéias, e mesmo atos, em favor à coletividade freqüentemente menos assistida, inserta sua direção no lema "We Serve" - Nós Servimos.

Todos são Companheiros, não havendo qualquer distinção entre um ou outro nem, muito menos, submissão e hoje, graças ao esclarecimento intelectual, nem mesmo com Companheiras, já que a distinção de sexo é apenas um atributo físico, detalhe, não se admitindo o sexismo em sociedade moderna.

Companheiros são cidadãos que acompanham um ao outro, seja no meio social ou familiar, não havendo sujeição, dominação de um em relação ao outro.

Dentro do movimento leonístico, a fim de se manter organizado, ordenado, como qualquer outra entidade, necessário é o estabelecimento de um critério diretivo, isto é, que dirige.

Tal desiderato é a outorga de mandato, pelos membros da associação, anualmente atualizada, para cargos específicos, que comporão dirigentes para manter a entidade com uma organização padronizada, conservando a direção dos propósitos a que foi criada.

Assim, os tratamentos devidos, legais, socialmente corretos, realizados em conversas, discursos, apresentações ou qualquer outro ato com Companheiro ou Companheira que esteja numa função diretiva é de "dirigente leonístico" e não "autoridade leonística", já que não há qualquer subordinação necessária, por ter sido estabelecido alguma ordem de dependência de inferior a superior, ou do que é dominado ao que domina. Não há dependência, dominação, subjugação ou sujeição.

Os dirigentes que saem dos seus cargos voltam à condição de Companheiros normais de Clube a que pertencem, voltam à sua base, sendo deferidos a eles a honorabilidade de ex-dirigentes, merecimento pelo esforço ampliado na função diretiva - EDG (PDG), EDI (PID), etc. Mas, repetimos, sem qualquer subordinação ou sujeição que lhes dê o poder de "autoridade", sem qualquer demérito, não desmerecendo as funções ou cargos dos que estão dirigentes.

Freqüentemente vemos Companheiros que se retraem, se irritam, reclamam ao ouvirem em discursos, apresentações, etc., a nomeação de outro Companheiro como a "autoridade" Fulano.

É uma expressão que não agrada, porquanto quem a usa quer distinguir e assim privilegiar, diferenciando, discriminando, outro Companheiro, usando uma expressão, a meu ver, errada, data vênia.

No máximo, a um dirigente ou ex-dirigente leonístico, que tenha reconhecidamente um saber elevado nas causas leonísticas, poderia, após o tratamento específico de ex-dirigente, dizer que se trata de uma autoridade em tal assunto (leonístico), mas não como "autoridade" no sentido de poder, de mando, como usualmente acontece. ... Autoridade Fulano.

É mais socialmente correto utilizar a expressão "dirigente leonístico", para não ferir susceptibilidade, não melindrar Companheiros, pois ninguém é sujeito ou dominado no Movimento Leonístico.


CL Ireneo Valdir dos Santos * CL Ireneo Valdir dos Santos
Lions Clube de Porto Belo - Costa Esmeraldas
Presidente AL 2007/2008
E-mail: ivsok@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".