Companheirismo autêntico

CaL Maria José de Albuquerque Tavares *
O tema que me foi proposto como Instrução Leonística se encontra entre aqueles em que uma gama de sentimentos se faz presente; pois como entender companheirismo sem aceitação de seu próximo, sobretudo num ambiente privativo e valorizado por sua escolha ou indicação, uma aceitação incondicional relevando-se as falhas próprias da nossa natureza humana.

Como vivenciar tal relacionamento social sem, contudo, experimentar um saudável clima de fraternidade e de amizade despretensiosa que, gradativamente nos capacita a esbanjar entre nós, Leões, uma multiplicidade de estados espirituais positivos, apenas compreendidos por aqueles que abraçam o mesmo nobre ideal de servir ao seu semelhante.

A esfera de sensações, portanto, é ampla e intensa, nela estão contidas a alegria e a tristeza; a dedicação e a decepção; a solidariedade e a abnegação como também estão inseridos os desapontamentos e o esforço constante por um desempenho especial que nos gratifica e dá um sentido maior à nossa missão.

É uma realidade demonstrada em cada gesto, em cada palavra, em cada atitude dos membros do nosso clube nas reuniões, assembléias ou atividades outras sempre aquecidas pelo calor humano com o sabor típico do amor fraterno e que faz parte integrante desse companheirismo autêntico, verdadeiro que nos permite a feliz oportunidade de uma aproximação balanceada na qual as arestas e os espinhos do individualismo são aparados e ajustados de modo a proporcionar um mútuo relacionamento vantajoso onde impere a flexibilidade e a tolerância ante nossas diferenças. Um tipo de relação que justifique em toda sua plenitude, o companheirismo que encontramos registrados nos objetivos dos Lions Clubes a exemplo:

Item I - Criar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra.

Item IV - Unir os Clubes com laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca.

Item VIII - Ser comedido na crítica e generoso no elogio, construir e não destruir.

Falar de companheirismo é muito agradável, porém bem melhor é desfrutá-lo, senti-lo e compartilhá-lo. Porque então não demonstrá-lo aos inúmeros Leões espalhados pelo mundo afora.

Para efeito de ilustração, é bom considerarmos além dos Objetivos, o próprio Código de Ética do Leão na expressão da ética humana, ao associado, entendo que se dispensa justificativas para sua conduta, pois ela deve ser pautada na expressão de Confúcio: "Não faça aos outros o que não queres que te façam".


CaL Maria José de Albuquerque Tavares * CaL Maria José de Albuquerque Tavares
Lions Clube de Recife - Centro
Distrito LA-3
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".