Melvin Jones

CL Luiz Mar Sória/Cal Jacira *
No último dia 7, comemoramos os 90 anos de fundação da Associação de Lions Clubes, graças à intuição e a visão de um homem, nascido em Fort Thomas, Estado de Arizona - Estados Unidos da América e em 1920, a Associação tornou-se internacional com o estabelecimento do primeiro clube no Canadá.

Entre os objetivos adotados naqueles primeiros anos figurava um que expressava: "Nenhum clube deverá ter como meta o desenvolvimento financeiro de seus sócios". Esse apelo ao serviço altruísta continua sendo uma das principais doutrinas da associação.

Este homem de pensamento arrojado para a época, chamava-se Melvin Jones, fundador e eterno secretário da maior organização não governamental do mundo, conhecido como máster dos Lions Clubes espalhados em todos os continentes.

Melvin, secretário do Círculo de Negócios de Chicago, manteve diversos contatos com clubes e associações independentes, inclusive com a Associação de Lions Clubes, fundada em 1916, conhecida também como a Royal Order of Lions, fraternidade que não existe mais e presidida pelo Dr. William P. Woods, conseguindo reuni-los para unificar e formar clubes de serviços, que através de seus componentes, prestassem auxílio desinteressado ao próximo.

E foi através do idealizador e fundador do Movimento Leonístico, que desde 1917, o mundo conhece o trabalho desinteressado de homens e mulheres, voltados unicamente em prestar auxilio a milhares de famílias, creches, hospitais, escolas e praticando a cidadania entre as comunidades em que os Leões atuam.

Melvin Jones foi um homem simples, humilde, devotado ao ideal do Servir, foi um Grande Líder, nunca aceitando ser presidente da Associação que fundou, por isto é reconhecido como o eterno Secretário, cargo que ocupou até seu falecimento.

Em reconhecimento aos serviços prestados por este homem de visão, a Associação Internacional de Lions Clubes não possui um Leão Secretário Internacional, pois através dos séculos Melvin Jones onde estiver, está realizado e vê que a semente lançada em 1917 germinou, cresceu, fortaleceu e espalhou seus galhos por diversas nações, cuja ramificação é divida em mais de 46.000 clubes de Serviços, com 1,4 milhões de associados.

Em 44 anos à frente do Leonismo Mundial, Melvin Jones, foi distinguido com centenas de manifestações, destacando-se duas delas: uma conferida pelo governo Cubano em 1939, quando recebeu o Mérito Nacional de Carlos Manoel de Céspedes, a mais alta condecoração dada a um civil que não era chefe de Estado, e a sua indicação, por Lions Internacional, para representá-la na Sessão de Fundação da ONU, em São Francisco, Califórnia, onde o Lions mantém cadeira permanente.

Com 82 anos de idade, Melvin Jones faleceu no dia 1° de junho de 1961, em Floosmoor, um subúrbio perto de Chicago, e após ser velado durante quatro dias na Lain Chapei, foi sepultado, no dia 5 de junho, no Mount Hope Cemetery.

Melvin Jones, o homem cujo lema pessoal "Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo", se tomou o principal condutor de pessoas com espírito de serviço humanitário em todas as partes do mundo.

Por tudo isto, não poderíamos deixar de prestar a nossa singela homenagem ao homem que nos legou uma filosofia de trabalho voluntário, da prestação de serviço desinteressado as comunidades em que atuamos, procurando desta maneira, contribuir para o bem estar dos que necessitam do nosso apoio material, de uma palavra amiga ou de um abraço fraternal.

Nestes 90 anos, os clubes de Lions acompanham o progresso e desenvolvem atividades de serviço, destacando-se a Conservação da Visão e Trabalho com os Cegos; Audição, Logopedia e Trabalho com os Surdos; Serviços Ambientais; Programas de Leo Clubes; Intercâmbio Juvenil e Relações Internacionais, além de uma variedade de serviços de cidadania, educacionais, saúde, ajuda as vítimas de catástrofes e não podemos esquecer os 18 Anos da SightFirst que superou a Casa dos US$ 9,4 milhões de dólares no último mês de maio, em subsídios da SightFirst, que foram usados para treinamentos, construções de hospitais de olhos, exames e cirurgias de catarata e equipamentos especializados para o tratamento e prevenção da cegueira.

Por tudo isto, não devemos esquecer o significado do nosso emblema, com o perfil de dois leões olhando em direções opostas, para um passado de sucesso e conquistas e para um futuro de realizações e confiança do que poderemos fazer para a nossa comunidade e não devemos esquecer de que é uma HONRA SER LEÃO!


CL Luiz Mar Sória * CL Luiz Mar Sória/Cal Jacira
Lions Clube de Porto Belo - Costa Esmeralda
Distrito LD - 5 - SC
Past - Presidente do Lions Clube - Florianópolis - Estreito - DLD-9
E-mail: luizmarsoria@hotmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".