As pérolas de um ser humano especial

CL Antonio Benson Junior *
Entre as virtudes de um ser humano, a sensibilidade e a afetividade são duas pérolas raras. A sensibilidade é uma virtude tão incomum que até esquecemos que ela existe. No dia-a-dia sentimos intensamente a ausência dessa característica nas pessoas com as quais convivemos. É como se as pessoas tivessem desligado o "plug" da sensibilidade em si mesmas. Por isso raramente ouvimos gentilezas, elogios, palavras amáveis e vemos raríssimos atos de cavalheirismo, uns cedendo seus espaços para outros, no trânsito as pessoas se auxiliando, os vizinhos se confraternizando etc.

A sensibilidade é a característica que as pessoas pouco desenvolvem e é tão importante nos relacionamentos humanos. A capacidade de sentir o que os outros estão dizendo ou o que estão fazendo, perceber a profundidade dessas ações, saber compreender os outros, o que eles pensam, as diferentes idéias sobre o mesmo fato, poder sentir o cheiro de uma flor, a brisa suave tocando o próprio rosto, a beleza de uma árvore florida, enternecer-se com o sorriso de uma criança, só pode quem é sensível, isto é, quem tem sensibilidade.

Ligada à sensibilidade, como um cordão umbilical, temos a afetividade. A capacidade de amar, fazer carinho, ser atencioso, saber ouvir, dar um beijo, um abraço, só o faz quem é afetivo, ou seja, tem afetividade. Muitas vezes é a reação ao ato de sentir. É quase impossível alguém ser sensível e não afetivo. Só apanha uma flor, quem a acha linda; só faz carinho quem valoriza o carinho que recebe, só sorri quem se enternece com o sorriso franco do outro.

A afetividade é algo que a vida moderna, que nos impele a uma busca incessante por ganhos monetários e toda sua decorrência, como a competição, acaba inibindo no ser humano. Acabamos vivendo como um robô, fazendo coisas rotineiras e voltadas para os nossos objetivos primários e básicos. Muitas pessoas quando recebem um beijo ou um abraço, reagem como aquele robô do seriado famoso de outras décadas, "Perdidos no Espaço", que dizia "Não registra! Não registra!" Isto porque ele, robô não tem sensibilidade e obviamente também não tem afetividade. As pessoas, em sua maioria, vivem hoje sob a égide da lei de Gerson (Quero levar vantagem em tudo, certo?) e passam esses valores aos seus filhos, que por sua vez, repassam esse dogma e assim a sociedade vai, cada vez mais, vivendo situações de antagonismos e competições entre seres humanos. Pessoas se preocupam em vencer pessoas em qualquer situação que se apresente, seja na fila do banco, na espera do inicio de uma peça teatral, na ânsia de guardar lugar no cinema, na sala de espera do consultório médico, colocando sua bolsa na cadeira vazia na expectativa de ceder apenas a quem se quer contemplar, negando, porém, o direito a um desconhecido. A única forma de quebrar essa danosa corrente é passar aos outros a importância da sensibilidade e da afetividade, através de exemplos constantes.

Espera-se que um/a verdadeiro/a Companheiro/a Leão tenha as características de sensibilidade e afetividade. Se não os têm, deveria investir seriamente em desenvolver tais atributos porque eles são fundamentais na qualidade de vida de cada ser humano. Enfim, quem tem a honrosa missão de servir, como é o lema do Leão, deve fazê-lo com amor, carinho, muito afeto e solidariedade.


* CL Antonio Benson Junior
Membro e Instrutor da Escola de Liderança do DLC-2
Secretário do Lions de São Paulo - Ipiranga
E-mail: abensonjr@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".