"Eu" ou "nós"

PDG CL Ernesto Martin Barmann *
Devemos levar e ter sempre em consideração, que o Leonismo não é nem nunca poderá ser, patrimônio da primeira pessoa singular, "EU", e sim da primeira pessoa do plural "NÓS".

É verdade, que vivemos submetidos a uma sociedade individualista, portanto egoísta, onde o "EU" está deslocando o "NÓS", com seu correspondente prejuízo institucional. Isto vai de encontro, chegando e atingindo o Leonismo, que apesar de nosso sempiterno lema "Nós Servimos", infeliz e lamentavelmente, como não poderia ser de outra maneira, por estar nosso movimento imerso e envolvido no vai-vem cotidiano do mundo atual.

Mas, não necessariamente deve ser assim e, muito menos deveríamos ficar na procura de vantagens individualistas, portanto procurando o cunho egoístico, ouvindo quimeras e balançando-nos ao tom da melodia do "Canto da Sereia", que levam Leões a acreditar que "inventam, estruturam e criam com inusitada perfeição", o Leonismo supostamente ideal, iniciando-o em 1º de julho e o sepultam no dia 30 de Junho do ano seguinte e, com essa mentalidade, tratam de supostamente corrigir de acordo com as suas avaliações, supostos e pretensos erros do passado recente e, que desafortunadamente na ânsia de fazer algo diferente, acabam criando coisas sem vantagens ou praticidade coletiva, muitas vezes individualizando-as ao extremo, com o "EU" numa maneira ou forma totalmente autocrática.

O Leonismo Internacional, assim como a LCIF, eleita em 05 de Julho de 2.007 pelo Financial Time, "a melhor ONG do mundo", nos mostra exemplos de continuidade em planejamen6tos que duram vários anos, tais como os programas internacionais manejados e coordenados geralmente por Past Presidentes Internacionais como são Lions Quest, Programa SightFirst e Campanha SightFirst II, etc., cuja duração é geralmente de 03 (três) anos, o que marca e demonstra uma continuidade muito conveniente, certa e salutar, digna de ser observada e levada em consideração como exemplo palpável.

O Presidente do Clube aporta, ademais do seu trabalho, sendo-lhe permitido convenientemente seu toque pessoal que o caracterizará, adaptando a gestão à sua maneira de sentir o Leonismo, más não muda nem deve executar alterações substanciais. Geralmente segue regras e normas pré-estabelecidas e sempre em conivência salutar e intercambiando idéias e opiniões com seus pares de Diretoria, sendo demonstrado que se, optar não o fazendo, corre o risco de fracassar na gestão, colocando ainda o clube no risco de perder associados ou até conseqüentemente colocá-los em situação constrangedora, por não ter conseguido fazer nada.

A experiência nos diz e demonstra claramente, que em qualquer lugar da sociedade, seja empresarial, comercial, industrial ou clubística, o excesso de "personalismo", conduz ao fracasso e pouco tempo de duração.

E depois? Não é prudente dividir o "Movimento" em parcelas Leonísticas com opiniões díspares.

Comparativamente, o Clube é igual a aquelas embarcações antigas impulsionadas a remo, que vai numa determinada direção e, os Leões que empunham os remos, substituindo a que estão cansados e já quase esgotados, não mais conseguindo sustentar ou manter o ritmo da marcha, devem aportar seus esforços, podendo variar algo do rumo ou direção, mas ... Somente algo, porque "não há nada como os grandes caminhos programados para que tudo continue igual", considerando logicamente o deterioro e desgaste pela inclemência e passagem do tempo.

O Clube, o Distrito, os Distritos Múltiplos e o Leonismo como um todo, marcham concatenadas e irrepreensivelmente numa direção de um ordenamento harmônico, igual a um maestro que rege uma orquestra filarmônica, que deve conhecer a cada um dos componentes e executantes assim como, suas qualidades e o instrumento que toca, exigindo que cada um extraia dele, o mais puro e perfeito som para o qual o mesmo foi construído e, exatamente no momento adequado, conforme escrito na partitura. Desta maneira, surgirá a melhor melodia da composição, completando um conjunto ímpar com consenso e... assim deve ser no nosso glorioso Leonismo.

Devemos levar em consideração e conscientizar-nos, que nem sempre é possível pretender fazer tudo o pretendido, num só período fiscal leonístico, às vezes será necessário envolver mais de um e, para isso devemos estabelecer firmemente um princípio de continuidade.

Por isso, é preciso e necessário estabelecer e firmar que "o coletivismo prevaleça sempre sobre o individualismo" e, baseando-nos sempre na fixação e conscientização de que..."a Organização Leonística, é de todos os seus integrantes, sem donos nem mandantes,... Sem 'EU' e, sim sempre ... 'NÒS".


PDG CL Ernesto Martin Barmann * PDG CL Ernesto Martin Barmann
Lions Clube Curitiba - Centro
4º Clube no Brasil
Moderador do CIRCLE LP pelo LD-1
E-mail: barmann@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".