Leonismo, prazer e servir

CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira *
Prazer e Servir são duas palavras corriqueiras, que utilizamos a toda hora, quando falamos de assuntos que dizem respeito à vida.

Prazer, em seu sentido lato, é tudo aquilo que é agradável, harmonioso, é um estado de satisfação, o deleite ou a delícia que acompanham ou se sucedem às ações da pessoa humana.

Fala-se do prazer experimentado, desde a simples degustação de bebidas ou comidas, ao rever ou estar com pessoas queridas, até a complexidade da relação amorosa, tanto quanto o resultante do contato com o sobrenatural, pela força da oração a Deus.

Prazer é, portanto, vital, uma exigência, uma inclinação natural do ser humano, uma busca incessante que caminha "pari-passu" com a repulsa àquilo que é desagradável.

Leonismo, prazer e servir encerram, portanto o profundo sentido filosófico do serviço desinteressado, aquele que se faz por prazer, que se pratica buscando o bem-estar, sendo, conseqüentemente, gratificante e compensador.

Logo, servir prazerosamente equivale a qualquer ato humano praticado usufruindo-se de sensação deleitosa, que funciona como uma energia mantenedora da vontade, da expectativa, da força, do empenho, da satisfação plena.

Em Lions, serve-se de várias formas: no convívio com os companheiros, pelo respeito e solidariedade recíprocos, na manutenção dos laços garantidos pela presença e participação dos associados, no cumprimento dos objetivos leonísticos, na execução das práticas do protocolo estatuído, na execução de projetos de benemerência, pelos quais se promove e transforma a sociedade.

Outro conceito reinante é, também, de que prazer e dor não se coadunam e, assim, o trabalho leonístico só será prazeroso se o servir for realizado em harmonia, entre amigos, parceiros, sem discórdias, desavenças, lamentações, competições, porque o prazer do servir propicia satisfação e trocas recíprocas.

Em uma associação humana não é raro existirem sentimentos de vaidade, ciúme, inveja, menosprezo, descompromisso, irresponsabilidade, separatismo, absolutamente não compatíveis com o servir desinteressado, muito menos com o leonismo.

Cabe, portanto, a todos, Dirigentes, Companheiros, Companheiras, Domadoras, Leos, Castores, uma reflexão sobre o leonismo que se pratica nos Distritos, Regiões, Divisões e Clubes, atentando para o estreito sentido do servir prazeroso, aquele que se deve fomentar, mantendo, no trabalho, a satisfação pessoal e coletiva dos associados.


CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira * CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira
Diretora de Comunicação do LC SP Tucuruvi - Distrito LC-2
Editora do Boletim "Leão Gafanhoto Verde" - LC SP Tucuruvi
Assessora Distrital de Educação e Cidadania - Distrito LC-2
Assessora do Boletim da Governadoria do Distrito LC-2
Assessora Distrital da Revista The Lion Brasil Sudeste
Diretora de Questões Educacionais e Alfabetização da Fundação Lions do Distrito LC-2
E-mail: eunicejunqueira@ajato.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".