Participação da mulher no Leonismo

CL Ireneo Valdir dos Santos *
A capacidade de liderar sempre foi dita ser própria do homem. Isto se deve porque, desde tempos imemoriais, o homem era o caçador, aquele que trazia para o meio familiar a alimentação e provia a segurança também do grupo, combatendo e guerreando, afastando o perigo de sua célula.

Após a revolução industrial, com a mulher participando do trabalho, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, o trabalho dela, fora de casa, passou a ser melhor e suficientemente considerado.

Antes simples "dona de casa", curvando-se à dominação masculina, passou a obter ganhos de salário, conquistas trabalhistas, direito a férias, vendo e sendo vista como pessoa não mais servil, mas produtivamente competindo e laborando, não sendo mais objeto de produção apenas de prole, mas de efetivo desforço para objetivos sociais amplos e distintos.

Mesmo sendo a lei criada por maioria masculina, temos a edição da nova Lei Substantiva Civil não mais distinguindo o sexo, mas contemplando a sociedade com uma orientação superior, avançada e "politicamente correta", usando o jargão corrente.

O Código Civil Brasileiro, editado em 1916, trazia em seu Artigo 2o que "Todo homem é capaz de direitos e obrigações na ordem civil".

O Novo Código Civil Brasileiro, que entrou em vigor neste ano de 2003, traz em seu artigo 1º que "Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil".

O artigo 4, do antigo rezava que "A personalidade civil do homem começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo desde a concepção os direitos do nascituro".

Em contraposição, o novo trata que "A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro".

Não nos referimos mais como homem ou mulher, mas todos como pessoas.

A mudança é visível até na constituição da sociedade familiar, contemplando o art.o 1.565 do Novo Código Civil que, "Pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condição de consortes, companheiros e responsáveis pelos encargos da família".

Até o nome o homem poderá adotar da esposa, pois o § 1 o do artigo acima referido reza que "Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro".

No leonismo a mudança é sentida com a mudança das primeiras palavras ditas pelo Presidente do Clube, ao iniciar a reunião:

"Invocando a Deus pela grandeza da Pátria, e pela harmonia entre as pessoas, declaro aberta a presente Assembléia Festiva do Lions Clube..."

Já começa a fazer parte do passado a direção dos Clubes e outros cargos superiores no leonismo apenas dos homens.

Hoje a mulher é dirigente competente, eficiente, capaz e laborativa, com iniciativas próprias, muitas vezes superando qualquer expectativa, por motivo de outros afazeres.

Hoje a mulher é pessoa. O homem é pessoa. Em sociedade evoluída não se faz mais distinção. Temos no leonismo exemplos marcantes da direção de pessoas altamente competentes do sexo feminino, sendo pessoas de exemplar capacidade de liderança, desprendimento e louvor laboral, com idéias evoluídas, não dirigidas, não orientadas apenas para suas companheiras, mas para o todo do grupo, sempre pensando no bem do grupo.

Temos pessoas do sexo feminino que se mostraram gigantes na condução de Clubes de Lions, de Distritos de Lions, faltando, apenas, uma liderança e direção máxima no Lions Internacional.

No nosso Distrito LD-5 temos exemplos vários, tais como a Ex-Governadora Rosane Terezinha Jahnke Vaillati, hoje candidata a Diretora Internacional. Da CaL Rejane Pereira Gascho, Vice-Governadora, presidente mais de uma vez do Lions Clube Governador Célio Gascho e muitas vezes assessorando os Governadores do Distrito. Da CaL Ester Giraldi, a primeira presidente mulher do Lions Clube Brusque - Centro, hoje Vice-Governadora do Distrito LD-5 e muitas outras valorosas Companheiras, Presidentes de Clube ou valiosas Assessoras das Governadorias, círculo na internet de discussão de temas ligados ao Leonismo, como no CIRCLE, onde a CaL Milagros Hernandez foi eleita na direção deste primeiríssimo círculo de Leões da Internet, fundado pelo saudoso Leão Leon Benhaim Hachuel.

A capacidade de liderar, a função de líder, o espírito de chefia não é mais imanente das pessoas do sexo masculino. Estão as pessoas do sexo feminino, as mulheres, hoje em pé, corpo e cérebro em igualdade com as do sexo masculino. Suas atitudes e ações são fruto de amadurecimento e progresso social.

Aproveitando correspondência do sempre lembrado e citado o falecido Companheiro Leon Benhaim Hachuel de Israel, citando o Talmude Hebreu, livro onde são copiadas as palavras dos rabis através dos tempos, que termina dizendo:

"... cuide ao fazer chorar uma mulher, pois Deus conta suas lágrimas!..."

"A mulher saiu da costela do homem, não dos pés para ser pisoteada, nem da cabeça para ser superior, senão do lado para ser igual... debaixo do braço para ser protegida e ao lado do coração para ser Amada..."


CL Ireneo Valdir dos Santos * CL Ireneo Valdir dos Santos
Lions Clube de Porto Belo - Costa Esmeraldas
Presidente AL 2007/2008
E-mail: ivsok@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".