Lions: 90 anos de sucesso

CL Luiz Mar Sória *
No próximo dia 10 de outubro, comemora-se os 90 anos de fundação da Associação Internacional de Lions Clubes, que teve como primeiro presidente o Dr. William P. Woods e secretário Melvin Jones, cargo que ocupou até sua morte em 1° de junho de 1961.

Nestes 90 anos, a entidade formada por homens e mulheres imbuídos no Servir desinteressado, que estão aptos a realizar atividades, voltados ao engrandecimento de nossa sociedade e valorizar o ser humano, tem se destacado como a maior Organização Não Governamental do mundo, respeitada e admirada por líderes de todas as nações.

A histórica convenção do Lions ocorrida em Dallas, de 8 a 10 de outubro de 1917, onde trinta e seis delegados, representando 22 clubes de nove estados, aprovaram a designação "Lions Clubes" e o estatuto, regulamentos, objetivos e o Código de ética foram referendados.

Em três anos, a associação tornou-se internacional, com a fundação do primeiro clube no Canadá e no decorrer dos anos, a expansão internacional continuou com a fundação de novos clubes, especialmente na Europa, Ásia, África, América do Sul e Brasil nas décadas de 1950 e 1960.

Com o discurso de Helen Keller na Convenção Internacional em 1925, ela desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão", com o envolvimento dos Lions Clubes no atendimento aos cegos e aos deficientes visuais.

Com o grandioso Programa de Visão, o Lions Clube Internacional, tem compromisso com os jovens, o trabalho para melhorar o meio ambiente, construção de casas para os deficientes, conscientização acerca da diabetes, programas auditivos e através da Fundação oferecer auxilio às vitimas de catástrofes em todas as partes do planeta.

Os associados formam uma rede internacional com 1,3 milhão de homens e mulheres, distribuídos em 200 países e regiões, trabalhando desinteressadamente para responder as necessidades enfrentadas pelas comunidades em todo o mundo.

Nestes 90 anos, o Lions reafirma o compromisso de conservação da visão, através do programa internacional SightFirst II e do dia mundial da Visão, em parceria global com órgãos das Nações Unidas, organizações oftalmológicas, filantrópicas e profissionais da área de saúde. Com a coleta e reciclagem de óculos que são distribuídos aos países em desenvolvimento, especialmente em maio, que é o mês do programa leonístico de reciclagem em prol da visão.

A Associação Internacional se modernizou, com a inclusão de Jovens(LEOs) e o reconhecimento da Companheira Leão, que muito tem colaborado para o engrandecimento do movimento que abraçamos.

Na ampliação de sua atuação internacional, o Lions Clube colaborou com as Nações Unidas a construir as seções de organizações não governamentais, em 1945, e continua mantendo cadeira cativa e sua posição de caráter consultivo junto a ONU.

No mês em que se comemora a fundação da associação, foi escolhido para a afiliação de novos associados, todos os meses são importantes, mas cabe destacar a preocupação de Lions Internacional com o programa de aumento de sócios, durante o mês de outubro, portanto, vamos realizar no Brasil o maior aumento de novos companheiros e companheiras, para que tenhamos mais corações dispostos ao serviço leonístico e contribuir para o fortalecimento dos Clubes, dos Distritos e de Lions Internacional.

Os Lions Clubes do Brasil sempre se destacaram e são reconhecidos pela Diretoria de Lions Internacional, formadores de grandes Leões, de grandes campanhas e de companheirismo, onde a cordialidade, a amizade é o elo de união entre os associados dos Clubes brasileiros.

Nas comemorações dos 90 anos da Associação Internacional de Lions Clubes, não podemos esquecer de importantes companheiros que participaram ativamente da diretoria internacional, destaco: O CL João Fernando Sobral - que ingresso no dia 9 de maio de 1960, no Lions Clube de São Paulo-Belém, onde exerceu todos os cargos estatutários na hierarquia leonística, eleito em 1969 Diretor Internacional e na Convenção Internacional de Miami Beach(1973), foi eleito 3º Vice-Presidente Internacional, em 1974, em São Francisco, foi eleito 2° Vice-Presidente e em Dallas (1975) foi eleito 1° Vice-Presidente e finalmente em 1976, em Honolulu, eleito Presidente Internacional, sendo o primeiro brasileiro e o segundo sul-americano a ocupar o mais elevado cargo do leonismo internacional.

O CL Augustin Soliva, ingressou no leonísmo no Lions Clube Oswaldo Cruz-SP, transferindo-se para o Lions Clube de São José dos Campos-Centro, também com destacada atuação leonística, ocupando todos os cargos em nível de clube, de distrito, na diretoria internacional, galgando o cargo de Presidente Internacional em 1996, sendo o segundo brasileiro a ocupar o cargo mais elevado na Associação Internacional.

No Brasil, somos mais de 35 mil companheiros, número muito abaixo de anos anteriores, quando chegamos ao número superior a 40 mil Leões, mas infelizmente, com o passar dos anos, muitos faleceram, outros deixaram o movimento e não tivemos forças para arregimentar novos associados, mas se abrirmos o leque, na idade mínima exigida de futuros associados, por certo teremos renovação de idéias e as atividades leonísticas retornarão ao patamar das décadas 60/80, com a pujança de nossas jaulas.

O Presidente Internacional CL Mahendra Amarasuriya, destaca que "devemos trazer mais jovens, se nos ajustarmos e formos flexíveis, as oportunidades de recrutarmos "sangue novo", com certeza, surgirão", por isto o seu lema é : Desafiar para mudar!

São 90 anos de sucesso, de trabalho, de desprendimento, de amor ao próximo, sempre tendo em vista o Código de Ética do Leão: "... Decidir contra mim mesmo no caso de dúvida, quanto ao direito ou à ética de meus atos perante meu próximo. Ser cometido na critica e generoso no elogio; construir e não destruir...".


CL Luiz Mar Sória * CL Luiz Mar Sória/Cal Jacira
Lions Clube de Porto Belo - Costa Esmeralda
Distrito LD - 5 - SC
Past - Presidente do Lions Clube - Florianópolis - Estreito - DLD-9
E-mail: luizmarsoria@hotmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".