Ser amigo e ser companheiro: sutil diferença

CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira *
Em Lions, fala-se muito em amizade e companheirismo, empregando-se as duas expressões, até como sinônimos. Afinal, as ações leonísticas sustentam-se, realmente, em bases forjadas entre pessoas simpatizantes de uma causa, neste caso, o servir, pressupondo que tenham, entre si, identidades que se requerem para um grupo de amigos.

Embora exista, portanto, essa identidade entre amizade e companheirismo, na prática, há diferenças sutis entre ser amigo e ser companheiro.

A rigor, amigo é aquele que é ligado a outrem, por laços afetivos, desvinculados de parentesco, que ampara, defende, é protetor, benigno, propício. Dessa forma, um grupo de amigos tem, entre si, um pacto de afeição que perdura em todas as situações, no bem e no mal, uma dedicação a qualquer preço, sem exigências, restrições por sexo, raça, cor ou credo.

O companheirismo agrega pessoas que têm um procedimento e convívio cordial, no entanto, atribuindo-se ao companheiro, as qualidades de acompanhante, de coadjuvante, de participante de um grupo ligado por ideais comuns.

Assim, enquanto os amigos podem encontrar-se e relacionarem-se, apenas, para trocarem afeto, em situações sociais, os companheiros encontram-se e relacionam-se para agirem em comum, na busca de um determinado fim.

Por essa abstração é fácil entender que se pode ser amigo sem ser companheiro de alguém e que não é preciso que sejamos amigos para sermos companheiros. Para o amigo basta requerer afeto, dedicação, compreensão, para o companheiro é necessário exigir lealdade, compromisso, cumplicidade, dele fazendo parte "a união que faz a força" para consecução de objetivos comuns.

É óbvio que só por abstração se dissociam atributos humanos, mas vale esta reflexão para uma avaliação do nosso desempenho no grupo leonístico. Quando nós mesmos criticamos a não eficiência ou a ausência de certas ações vitais para o leonismo, a conclusão, também óbvia, é a de que estamos pecando por falta de companheirismo.

Amigos podem se relacionar somente para troca de afeto, para se divertirem ou se solidarizarem, diferentemente de companheiros que, a par da relação social prazerosa, definem metas de ação, multiplicam experiências, assumem e cumprem tarefas, descartam desafios, temores, dificuldades, que se empenham na consecução de resultados, não deixando à deriva, o barco das aspirações comuns.

As ações leonísticas exigem, pois, mais que a simples amizade entre os associados uma vez que nascem, crescem e se perpetuam nutridas e mantidas pelos laços do companheirismo.


CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira * CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira
Diretora de Comunicação do LC SP Tucuruvi - Distrito LC-2
Editora do Boletim "Leão Gafanhoto Verde" - LC SP Tucuruvi
Assessora Distrital de Educação e Cidadania - Distrito LC-2
Assessora do Boletim da Governadoria do Distrito LC-2
Assessora Distrital da Revista The Lion Brasil Sudeste
Diretora de Questões Educacionais e Alfabetização da Fundação Lions do Distrito LC-2
E-mail: eunicejunqueira@ajato.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".