Qual foi o caminho percorrido para o ingresso da mulher no Lions como associada?

CL Alexandre Campos da Costa e Silva *
Desde os primeiros passos de Melvin Jones, em 1913, para a fundação do Lions, ele foi auxiliado por sua esposa Rose Amanda Freeman ,que assim marcava a presença da mulher no Lions.

Em outubro de 1917, durante a 1ª Convenção de Lions realizada em Dallas no Texas, EUA foi aprovado o ingresso da mulher como associada. Compareceram 36 Delegados e era Presidente William P. Woods.

Na 2ª Convenção, realizada em agosto de 1918, em Saint Louis, Missouri - EUA a resolução da Convenção anterior foi revogada, suspendendo o ingresso da mulher como associada. Compareceram 66 delegados e era Presidente L.H.Lewis. Não se tem noticia do ingresso de alguma mulher no período 1917/1919.

Em 1920, foi fundado o 1º Clube das esposas dos associados do LC de Quincy, denominado Lioness Club of Quincy (Illinois) com o objetivo de ajudar e colaborar com aquele Lions Clube. Foi eleita Presidente Lois Dudley. Esse Lioness Clube não tinha qualquer relacionamento administrativo com o Lions Clube.

Em junho de 1925 ,durante a 9ª Convenção, realizada,em Cedar Point, Ohio- EUA sob a presidência do canadense Harry A. Newmann foi outorgado a Helen Keller ,o titulo de Sócia - Honorária de Lions Internacional, tornando-a assim a 1ª Mulher a ser associada. Na mesma ocasião.a distinção foi estendida para Ann Sullivan Macy, preceptora de Helen Keller, que se tornou a 2ª mulher a ser associada(Honorária) de Lions.

Em 05 de dezembro de1957 foi fundado o Leo Club de Abington High School, aberto a moças e rapazes, era o 1º Leo Clube fundado.

Em 15 de outubro de 1963 foi fundado em São Paulo, o Clube de Castores - Ginásio Stanford, clube aberto a jovens de ambos os sexos.

Em26 de agosto de 1969 foi fundado o Leo Clube de Maceió - Lagoa, o 1º Leo Clube brasileiro, também aberto para jovens de ambos os sexos.

Em 24 de dezembro de 1975 foi fundado o Lioness Club de Mount Pleasant no estado de Carolina do Norte - EUA, constituído unicamente por mulheres,

Em 1976, Betty Schweiss do Lioness Club de Fox-Lake (Illinois) torna-se a 1ª Lioness reconhecida pela Fundação de Lions Internacional, "Amiga de Melvin Jones".

Em 26 de setembro de 1977, apadrinhado pelo Lions Clube do Rio de Janeiro - Mater Clube, foi fundado o Lioness Clube do Rio de Janeiro, o 1º Clube, presidido por Dolores Matheus.

No AL 1976/1977 o CL João Fernando Sobral, Presidente Internacional apresentou à Diretoria Internacional, proposta para o ingresso da mulher como associada. A proposta foi rejeitada no Comitê.

No AL 1985/1986, durante a 69ª Convenção Internacional, realizada em New Orleans Louisiana - EUA, sendo Presidente Joseph L.Wroblewsky foi apresentada proposta para o ingresso de mulheres, não sendo aprovada por não atingir o "quorum" necessário.

No AL 1986/1987, durante a 70º Convenção Internacional, realizada em Taipei, Taiwan, sendo Presidente Stan A. Akestann, com o quorum de 77% dos votos dos Delegados, foi aprovado o ingresso da mulher no Lions, em 4 de julho,quando ocorreu o ingresso da 1ª mulher na Associação Internacional de Lions, MARIA NYDIA MANZANO DE FREITAS, apadrinhada pelo CL Salvador Sindona Filho , como associada do Lions Clube de Assis - São Paulo (DLB-1).

Notas Soltas: A primeira Governadora do mundo foi LOUISE COLOMBANI (06.05.1922) do LC Bastia Kalliste, da cidade de Bastia, França, Distrito 103-CC, Governadora no AL1991/1992.

No Brasil não houve a primeira governadora, mas sim as quatro primeiras Governadoras no, no AL 1995/1996:

CaL Maria Seleneh S. Moreira Pires Distrito L-2 (atual LA-2) Salvador/BA

CaL Tereza Costa E Silva Distrito L-3 (atual LC-1) Rio de Janeiro/RJ

CaL Maria Letícia Barros Gonçalves Distrito L-5 (atual LC-3) Campinas/SP

CaL Wilma Barros Barreto Distrito L-14 (atual LA-3) Aracaju/SE

A primeira Governadora na América do Sul foi MIREYA M. DE NOGUERA - Lions Clube Lambare, Distrito M, Paraguai, Governadora no AL 1993 /1994.

No período de 1995/1996 - 2005/2006 37 Companheiras - Leão foram Governadoras de Distrito no Brasil

A primeira Diretora Internacional foi NILOFER BAKHTIAR, de Rawalpindi, Paquistão, no AL 1999/2000.

A primeira Presidente do Conselho de Governadores no Mundo foi JUDY GRANT, do Canadá, Distrito A-5, no AL 1993/1994.

A primeira Presidente do Conselho de Governadores no Brasil foi MARIA ROSILENE MESTRE MEDEIROS , do Distrito LB-2, AL 2003 / 2004

A designação " Companheira - Leão " foi aprovada durante a 36ª Convenção Nacional realizada em 1989, em Belo Horizonte, quando houve um plebiscito para a escolha do nome da associada do Lions, ganhando a designação "Companheira- Leão".

Na 38ª Convenção, em Porto Alegre, foi ratificada a escolha que passou a vigorar desde então.

O mês da Domadora é celebrado em Setembro. Aprovado na 8ª Convenção Nacional realizada em Porto Alegre, moção proposta pelo Lions Clube São Paulo - Indianópolis com emenda do Lions Clube de Campos - RJ.

Posteriormente, por decisão do Conselho Nacional de Governadores do Distrito Múltiplo L 1997/1998 passou a ser denominado " Mês da Domadora e da Mulher no Leonismo ".

A designação "Domadora" foi a expressão criada por Armando Fajardo em maio de 1952, logo após a fundação do Leonismo, para substituir a expressão Leona ,em uso nos Clubes de idioma espanhol.

Sobre esta expressão são transcritas as palavras de Branca Fajardo,Domadora de Armando Fajardo,publicadas no livro Uma História do Leonismo no Brasil :"Uma noite aqui em casa, em uma das muitas e habituais reuniões de Armando e Nivaldo, discutia-se a tradução para o português de inúmeras palavras e interpretações usadas no Leonismo, e que traduzidas do inglês para o espanhol não tinham o mesmo significado e representavam fatos ou coisas que não correspondiam aos usos e costumes brasileiros .Assim foi como a palavra LEONA,de uso nos paises de língua espanhola para significar a esposa do leão, que não foi aceita por não ser uma expressão que caracterizasse o seu papel. Surgiu então, dada por Armando, a expressão DOMADORA, não como aquela que doma,mas,sim aquela que junto com o Leão realiza e participa de uma atividade. Tal expressão traduzia melhor a participação permanente do casal em qualquer atividade,costume consagrado no Brasil ."

O primeiro Lions Clube constituído apenas por mulheres foi fundado em 25 de setembro de 1989, Lions Clube de Juiz de Fora - Novo Horizonte - MG.


* CL Alexandre Campos da Costa e Silva
Ex-Governador do Distrito L-3 AL 197l/72 - Atual LC-1
E-mail: atcslions@yahoo.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".