Comunicar, escutar e ... ouvir

PDG CL Ernesto Martin Barmann *
Creio que é de suma importância e de extrema necessidade, que em Lions ao igual que em qualquer outro empreendimento, seja empresarial, comercial, industrial, ou quaisquer outro, deve haver e existir o máximo de divulgação, propagando e difundindo aos quatro ventos, as realizações, empreendimentos, obras e campanhas tornando-as conhecidas. Para que, os membros e integrantes da comunidade saibam quem ou que somos, o que fazemos "desinteressadamente", e o que poderemos fazer em prol dos menos favorecidos e necessitados. Nos empreendimentos industriais ou empresariais logicamente, se faz na busca de interesses comerciais e financeiros, mas sem a menor sobra de dúvida, todos, o fazem na procura de algo, sendo clara e positivamente somente atingível, mediante e através da "Comunicação".

Existem dois tipos de "Comunicação" aplicáveis especificamente em Lions, são as: "Externa" e a "Interna"

A "Externa" é obvia e arqui-conhecida, denominada de "propaganda ou divulgação" e a "Interna", que é considerada de suma importância para os Dirigentes Leonísticos, Líderes de Clubes e, a níveis mais elevados e sendo ela pouco conhecida, a analisaremos e trataremos especificamente neste artigo.

A Importância e a Empatia na Comunicação

No campo concernente aos Dirigentes Leonísticos ou nas lideranças pessoais dos mesmos, não existe ou há maior talento do que a capacidade da comunicação de uma pessoa. Não importa num líder ou dirigente qual seja a sua auto-motivação, se não souber, não pode ou consegue transmitir suas idéias a outros.

A Comunicação é o miolo ou tutano de todo comando ou liderança. A mesma, não é uma troca ou permuta de opiniões entre pessoas, mas um intercâmbio cujo propósito é gerar ação, trabalho, campanhas, enfim, empreendimentos. Um Dirigente Leonístico ou líder deve ser capaz de dar a conhecer suas idéias e por sua vez, deve entender ou ter habilidade para entender ou interpretar as idéias dos demais podendo condizentemente, posteriormente guiá-los ou comandá-los. Nas relações humanas, a maioria das divergências e desacordos, se originam pela falta de entendimento entre as companheiras e companheiros, ou seja sintetizando, entre as pessoas. A "Comunicação" é difícil, é uma arte! Exige algo mais do que um intercâmbio de idéias,e mister também, um intercâmbio de sentimentos, de carinho, de afeto, de atitudes, de emoções, de compreensão.

A Empatia na Comunicação aplicada em Lions

A Empatia na comunicação, não consiste em ver as coisas desde o ponto de vista da outra pessoa e, estar conivente ou de acordo com ela! Consiste na tendência para, sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa. É a habilidade para se entrosar bem, devendo-se estabelecer uma espécie de percepção e entendimento do comportamento do outro, que conduz a uma sensibilidade pelas suas necessidades e, uma flexibilidade com a finalidade de manejar-lo com justiça e objetividade. Significa entender e compreender ao congênere, mesmo que não se esteja de acordo com ele ou não aceite totalmente os seus pontos de vista ou posicionamentos. Isto é um pouco do segredo da comunicação. A compreensão e o entendimento de outrem conduz a estabelecer os "princípios básicos da compreensão efetiva".

Qualquer companheiro, companheira, domadora ou LEO, tem uma série de interesses inconscientemente automatizados e criados para se proteger de idéias não desejadas. A empatia é a chave para penetrar através dessa cortina de ferro que seleciona as idéias de uma pessoa. Quando se conhecem os interesses de outro ente e se expressam as idéias de acordo com isso, a comunicação se torna possível, simples, accessível e fácil.

As idéias se expressam com palavras, mas estas são meras imagens de aquelas. Enquanto não se conheça bem uma pessoa, sempre é e será difícil e imperfeita a comunicação. A empatia deve ajudar a compreender de, como é uma pessoa e atingi-la, lhe falando ao coração. E "somente isso é comunicação!".

A Arte de Escutar ou Ouvir

Não somente falando é que a gente faz comunicação ou realiza um intercâmbio de emissão, transmissão ou recepção, deve ser aplicada a difícil arte de "Escutar ou Ouvir"!

A empatia ajuda a desenvolver uma melhor comunicação, mas algumas pessoas se sentem frustradas porque não podem encontrar uma maneira simples de melhorar a empatia. Como se pode saber quais são os interesses dos outros? - Escutando-se aos demais, se saberia deles, tudo o necessário para atingir o ponto álgido para, depois poder dirigi-los ou orientá-los. Realmente temos que conscientizar-nos que somos parcos em "escutar" e privamos pela incapacidade em fazê-lo! A ciência tem se desenvolvido muito na arte de ler e escrever; inclusive existem hoje, práticos sistemas e programas virtuais simplificadores e facilitadores, más no "escutar ou ouvir", pouco ou praticamente nada surgiu, seja inovação ou que tenha acrescentado melhoria!

É impossível compreender a um(a) Companheiro(a) ou qualquer pessoa a menos que a "escutemos". E isso sem dúvida, exige e obriga saber escutar.

Existem alguns meios, formas ou maneiras que podem nos ajudar, a saber:

a) "Esteja Pendente das Idéias". Não todas as pessoas se expressam com clareza. Algumas parecem divagar ao falar, repetindo e atrapalhando-se ao tentar manifestar a sua idéia o que, geralmente não ocorre quanto escrevem. Porém dado que a palavra falada tem uma vantagem sobre a escrita, sendo que, transmitem os sentimentos com maior ênfase e claridade. Ao escutar, temos que tratar de "ouvir" o que está por trás das palavras para poder compreender a que a pessoa tenta nos transmitir ou insuflar. b)

c) "Seja um tanto egocêntrico". Escute sempre com a idéia de que está decidido a obter alguma vantagem do que escuta. Assim obterá o sumo ou extrato valioso que os demais podem oferecer. d)

e) "Evite Ficar na Defensiva". Algumas pessoas escutam no inicio com a mente aberta más aos poucos, a mente se vai fechando e a comunicação, fica interrompida. Isto geralmente se deve ao medo ou dúvida de que as próprias razões ou posicionamento, não sejam corretos. Por isso, é mais do que bom, ao escutar, adquirir a prática de retardar o próprio juízo, até que o outro haja terminado, finalizada a explanação. f)

g) "Pratique a Arte de Escutar". Não temos que ter medo de "ouvir ou escutar" os outros, mesmo que se trate de temas ou assuntos difíceis. A prática o faz ser mais simples e fácil. O que é capaz de ficar calado para escutar as opiniões e parecer dos outros, aprenderá muito e o aplicará com muita maior efetividade. h)

i) "Escute Para Recordar". Temos que saber escutar e ouvir os demais e reflexionar tentando de todas as formas, captar e extrair a essência e o extrato do ou sobre o que temos escutado. j)

Treinemos, estudemos e apliquemos a arte de nos comunicar, escutar e ouvir os companheiros e companheiras e, notaremos, sentiremos e aprenderemos que tornar-se-á muito mais fácil a liderança, o dirigir ou comandar, logrando-se assim atingir "AQUELE" Leonismo com que todos sonhamos e almejamos!


PDG CL Ernesto Martin Barmann * PDG CL Ernesto Martin Barmann
Lions Clube Curitiba - Centro
4º Clube no Brasil
Moderador do CIRCLE LP pelo LD-1
E-mail: barmann@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".