Leonismo além do clube

CL Fernando Barcelos Silva *
É muito importante para um Clube de Lions a contar com a participação de uma boa maioria de seus membros associados em suas reuniões, eventos, atividades comunitárias e de congraçamento. O clube não consegue sobreviver por muito tempo sem tal participação e, se tal não ocorre, o desastre é apenas uma questão de tempo. Tudo bem, para o clube que se acomoda nessas condições, porém, a situação seria ainda muito melhor se o clube pudesse contar com a participação desses membros ou, de uma parcela deles, também, nas atividades leonísticas extra clube.

A prática leonística ultrapassa as fronteiras de um Clube de Lions e se estende através da sua divisão, região e distrito. É de extrema importância a participação nas reuniões de Comitê Assessor da Divisão e de Conselho e Convenção Distrital . É claro, que não termina aí. Podemos citar ainda, apesar de reconhecermos uma dificuldade maior de participação, a Convenção do Distrito Múltiplo e a Convenção Internacional.

O verdadeiro aprendizado leonístico se dá por ocasião de tais reuniões, onde os mais variados assuntos são tratados e discutidos, o que leva o Leão menos experiente a se interessar e a procurar conhecê-los melhor, conversando com companheiros mais experientes.

Uma reunião de Comitê Assessor, a princípio, é destinada aos presidentes, secretários e tesoureiros dos clubes da divisão e é presidida pelo presidente daquela divisão. Porém, nada impede que outros membros do clube participem da mesma. Um Presidente de Divisão atento, normalmente procura inserir no contexto da reunião um assunto que chame a atenção e seja de importância para todos, tal como, uma palestra que não precisa ser necessariamente sobre leonísmo, podendo ser sobre saúde, ecologia, educação, etc. Além do mais, os membros presentes estarão cientes da situação dos demais clubes da divisão, seus problemas e as medidas adotadas ou sugeridas para solucioná-los.

As reuniões de Conselho Distrital, que comumente denominamos de CD, são presididas pelo Governador e contam com a participação de assessores, Presidentes de Região e divisão e ex-governadores, que formam o Comitê de Honra do Distrito. O Governador, o Vice-governador, secretário, tesoureiro, presidentes de região e de divisão e o Comitê de Honra, se constituem nos membros deliberativos da reunião. Porém, as discussões são abertas a todos os participantes, independente de sua posição ou cargo no clube ou distrito. As reuniões distritais do LC-12 têm sido realizadas em dois períodos, ou seja, num sábado à tarde e domingo pela manhã. Tal medida visa a realização de uma noite de companheirismo no sábado à noite, com jantar ou coquetel e música.

A Convenção Distrital é a festa máxima do distrito. É quando são escolhidos os próximos dirigentes, Governador e Vice-governador, através de votação. A primeira atividade antes da abertura da Convenção é a realização do IV e último CD do Ano Leonístico em andamento. A abertura da Convenção é feita à noite, em alto estilo, e conta com convidados especiais tanto dirigentes leonísticos, quanto civis. Normalmente, os clubes levam as bandeiras de seus municípios que tem entrada solene no âmbito da Convenção e são seguidas por várias outras bandeiras, culminando com a Bandeira Nacional. Após a abertura há sempre um encontro de companheirismo, tal como um jantar, coquetel, etc com música. Durante a Convenção, além dos assuntos de rotina, é normal a realização de palestras por dirigentes e ex-dirigentes leonísticos.

Enfim, em linhas gerais, pode-se perceber a grande oportunidade de adquirirmos novos conhecimentos nas atividades extra clube. Porém, percebam que maior ainda é a oportunidade de conhecermos companheiros de outros clubes, travar novas amizades e discutir com os mesmos os mais variados assuntos. Nessas reuniões, principalmente nos momentos de lazer destinados às mesmas, como noite de companheirismo, baile, etc, não há distinção entre cargos leonísticos, todos se nivelam, ali, todos são companheiros de fato. A maior recompensa, no entanto, é recebida nas reuniões seguintes quando temos o prazer de encontrar aquele(s) companheiro(s) de tão longe que conhecemos em reuniões anteriores. É também, quando recebemos ou fazemos contato com aquele companheiro, seja por telefone ou internet e aquele contato se transforma em uma amizade mais profunda.

Apenas aqueles que já participaram de tais eventos, sabem o quanto são gratificantes.


CL Fernando Barcelos Silva * CL Fernando Barcelos Silva
Lions Clube João Monlevade - Sobral - Distrito LC-12
E-mail: fernandokrupp@yahoo.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".