O Leonismo no Brasil real

CL Paulo Lamego *
Companheiros(as), peço permissão para opinar sobre o tema em discussão em alguns segmentos leonísticos. Não há o que comparar o Brasil com a Suíça ou outros povos e culturas. Temos as nossas próprias características e devemos aprimorá-las e protegê-las, vejo isso como provocação para uma reflexão sadia, vamos fazer o nosso dever de casa. O papel dos Lions Clubes, conforme defini entre outras obrigações no seu código de ética, de não discutir assuntos relativos às questões de credo, religião e político-partidários. Analisando superficialmente, sem evidentemente com a profundidade exigida externar minha análise e visão sobre o tema.

A nossa Constituição de 88, chamada "Constituição Cidadã" assegura entre tantos direitos os da liberdade de livre associação. O modelo de Estado Moderno exige mais do que nunca que a sociedade seja participativa e exerça um importante papel de reguladora e controladora do Estado e que este esteja a serviço do Povo.

O terceiro Setor como são conhecidas as organizações sociais não governamentais, hoje importante segmento existente no Estado Moderno, organizadas e reguladas por Legislação específicas vem exercendo seu papel de parceiro mesmo que muitas vezes sem o apoio pertinente dos agentes públicos que deveriam ser o outro lado da parceria, ocupando lacunas onde o Estado é omisso ou não ver como prioridade, executando ações de caráter humanitário e de assistência social e muitas com representatividade e poder deliberativo nos Conselhos de controle social nos três níveis, compostos paritariamente entre a sociedade civil e governo.

O Lions Clube é uma célula importante, constituído por diversos segmentos sociais e profissionais, tornando-se assim uma organização de caráter representativo. Discutir temas relacionados à cidadania, políticas de direitos, proteção e inclusão é um dever de seus membros.

Um Lions Clube pode e deve interferir positivamente nas questões sociais, já o faz mais de maneira informal, sem com isso imprimir um perfil político-partidário, ideológico ou de tendências doutrinárias a serviços de interesses das minorias, grupos ou pessoas, já me atrevi escrever sobre o assunto em forma de Instrução leonística, que os sócios de um LC devem estar inseridos nos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais de controle social, já que somos uma das maiores Organizações Sociais Não Governamentais do Brasil e do Mundo. Somos uma força importante, porém pouco utilizada sobre o pensamento errôneo de que devemos ser neutros nas questões públicas como se as mesmas fossem de caráter político-partidário somente ou proibitivas.

Companheiros, este pensamento não há de prosperar ou nortear nem ser o nó cego do encaminhamento da atuação leonística diante da realidade em que vivemos. O Brasil real precisa e necessita de seus cidadãos que imbuídos do civismo e amor patriótico levantarem os temas, colocá-los à mesa, discuti-los, aprofundar-se nas fundamentações e apresentar sugestões, abrir o debate, promover e construir propostas e idéias inovadoras e exigir a aplicabilidade das Leis e da ordem Constitucional. Isto é exercer a plenitude da cidadania como manda a Constituição.

Quando cruzamos os braços, só há dois conceitos definidos que podem ser atribuídos a este tipo de comportamento: Acomodação ou Omissão.

O Estado Moderno requer e exige que a sociedade organizada seja norteada pelos princípios da justiça e da igualdade social, banir os maus exemplos, promover e valorizar o conceito da dignidade moral e punir na forma e no peso da Lei, doa a quem doer, nem que seja cortar na própria carne os mal feitores, os transgressores, os meliantes que usam o aparelho do Estado para se locupletarem causando com isso mortes e sofrimentos nos hospitais públicos por falta de recursos materiais e financeiros, perdas de vidas preciosas nas esquinas das vias públicas por latrocidas e balas perdidas pela ausência e incompetência gerencial e de recursos na segurança pública, da fome e da miséria, dos jovens sem perspectivas, que serão presas fáceis para o submundo por que suas esperanças nas instituições já não existem, onde a "justiça" é célere aos pobres, negros, excluídos, etc., enquanto a impunidade premia os meliantes e criminosos pelos seus delitos. Hoje parece que o mal feito é referencia, estamos assistindo a uma inversão de valores, uma valorização do mal e o deboche com o ético e o correto. Os humanos direitos estão se sentindo desprotegidos. Não podemos concordar com isso, banalizar o delito, tornar isso uma grife para poucos é acima de tudo um despropósito que não pode ser mais tolerado. Somos organizados, temos uma referencia onde prevalece o Ético e que sejamos exemplos para as futuras gerações. À hora é esta, e os meios, todos, seja aqui neste fórum interativo, seja nas Convenções leonísticas ou nas reuniões ordinárias dos Lions Clubes.

Esta é a minha visão, agradeço aos CCLL leitores pelas concordâncias ou discordâncias sobre ela. Proponho o debate democrático e isento.


CL Paulo Lamego * CL Paulo Lamego
Lions Clube de Goiânia - Sul Distrito LB-2
Assessor do Gabinete do Governador LB-2
E-mail: paulolamego_gyn@yahoo.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".