Lions, a maior empresa do mundo, é fonte permanente de lideranças

CL Octacílio Antonio Ferreira Filho *
Desde 1964, como Comandante do Corpo de Bombeiros de Pelotas afirmava que minha instituição era uma pequena empresa, com características diferentes uma vez que vendíamos segurança e tranqüilidade (prevenção contra incêndio, combate ao fogo e socorros de urgência).

Nesse mister é importante o título prevenção contra incêndios, pois o combate ao fogo é uma tentativa de salvar o patrimônio. Levando-se em consideração que no combate ao fogo as primeiras providências são salvar vidas e o patrimônio, sendo aquelas a prioridade. Fazíamos palestras nas rádios, colégios e outras instituições, na intenção de que é melhor prevenir do que remediar. Vendíamos nossa mercadoria - segurança e tranqüilidade - tentando convencer a sociedade, isto é, criar o estado de necessidade que a prevenção contra incêndios é dever de todos.

Por analogia, o Lions Internacional é a maior empresa mundial de prestação de serviço. Gratuitamente vendemos amor, carinho e solidariedade - Nós Servimos -. O importante é salientar que essas manifestações de carinho, afeto, gentilezas, respeito, amizade e amor devem ser dinâmica a orientar nossa convivência leonística. Ninguém dá o que não tem.

Devemos envidar se necessário até a exaustão, para provar à sociedade que colocamos nossa inteligência, nosso trabalho, para que as pessoas carentes possam viver com dignidade. Diante do que foi dito acima é facial entender que a nossa grande empresa Lions vende de nós e que nossa preocupação é o bem estar social.

O empresário põe em risco o seu capital para obter o lucro justo. Devemos-nos, por ação e serviços, evidenciar à sociedade que nosso maior lucro é ver todos vivendo com dignidade.

O CL Auri Rommel, do Lions Clube Independência, afirma "que o Lions é formação permanente de lideranças". Examinando a afirmativa conclui que ele tem razão. Para a nossa empresa convergem homens e mulheres oriundos dos mais diversos segmentos sociais, grandes profissionais de todas as áreas, que no afã de humildade, sabedoria, cultura e espiritualidade, trazem suas capacidades para o Lions. São paladinos do bem servir.

Na intenção de dizer à sociedade que somos aqueles "que o Grande Arquiteto do Universo", o Senhor Deus nomeou para exercer a nobre missão de intermediar entre os que têm e os que não têm. Entendemos que triunfar a filosofia de que nenhuma obra humana pode tender à perfeição, se não for planejada com sabedoria, executada com força, determinação, afinco e persistência. É importante que tenhamos como objetivo final, a beleza e principalmente a ética e a moral. É possível interferir na nossa sociedade se conjugarmos o querer e o saber.

James Hunter define liderança da seguinte maneira: "a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter".

Nessa definição as palavras fundamentais são habilidade, influenciar e caráter. A meu ver o líder deve ser o exemplo, ter o domínio da atividade.

Por isso concordo quando se afirma que qualquer instituição social deve fazer as coisas com planejamento, orçamento, organização, solução de problemas, controle, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias, e várias outras coisas. Gerência é o que fazemos, liderança é o que somos.

Liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las de forma que coloquem em seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço dos objetivos. É preciso fazer com que se empenhem ao máximo na missão, dando tudo pela equipe. "Ressalvo que tudo o que se faz deve ter um componente de bom humor".

As pessoas nascem líderes ou se tornam líderes.

Para finalizar, submeto à consideração dos CL a afirmativa de Martin Luther King Jr.: " Você não precisa ter um diploma de faculdade para servir. Não é fundamental conhecer a segunda lei da termodinâmica na física para servir. Só precisa ter um coração generoso e uma alma movida pelo amor".


* CL Octacílio Antonio Ferreira Filho
Presidente do Lions Clube Porto Alegre - Barão do Cahy (AL 2006/07)
Porto Alegre - Distrito LD-3
E-mail: octaciliofilho@hotmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".