Ser mulher, ser trabalhadora e Lion

CaL Maria Odete Gomes da Rocha *
O movimento Lion, tem neste momento muitas mulheres a integrá-lo, algumas dispondo do seu tempo mais ou menos livremente, porque reformadas ou sem actividade. elas são efectivamente de uma valia enorme para o voluntariado, não só pela disponibilidade, como também pela sua experiência.

Mas no contexto do mundo atribulado em que vivemos, torna-se cada vez mais vulgar a intervenção da mulher nos vários campos-político, social, económico, humanitário, e, a mulher Lion terá aí uma tarefa acrescida e acrescida porquê? Exactamente porque como Lion, atenta à causa nobre de servir, tem o intrínseco dever de olhar em seu redor, e agir com uma maior perspicácia, verificando se em cada sector em que trabalha, ou dirige, existem carências que ela possa suprir, ou em que ela de algum modo possa servir de elo para as minimizar carências, que poderão não ser de ordem económica, mas sim de vivência, de falta de afecto, quiçá de solidão, de desamparo até a mulher trabalhadora e Lion tem na minha opinião, responsabilidades duplicadas, adjacentes à sua condição de Lion.

Por dever, a mulher Lion, terá que funcionar como um elo forte na sociedade em que se insere, porque para além de trabalhadora, companheira, mãe, filha, amiga, deverá paralelamente ser solícita, benevolente, interactiva, não só na família, no trabalho, como também nas diversas tarefas que lhe são adstritas como Lion. Quão difícil é coordenar os tempos de que dispõem!

Mas quantas vezes são as mulheres mais ocupadas que se entregam mais eficazmente à causa humanitária? Não o farão por prestígio, mas sim porque a causa nobre de se darem, complementa e enriquece a sua vida, encontrando sempre um meio de disponibilização e racionalização do seu tempo para o dar aos que delas necessitam.

Voluntariado, é isso mesmo - doação, amor, entrega em cada acto que se realiza-. se pertencemos a um movimento que abraçàmos, que ansiamos saudável e com uma mudança positiva rumo ao futuro, teremos que ser nós também mulheres trabalhadoras, que, com as nossas capacidades de liderança, de trabalho, as da 1ª linha a dar exemplos de que trabalho é também voluntariado em prol da humanidade carenciada, ávida do pão para um filho, de uma telha para se cobrir, ou mesmo do carinho que não possui por inclemências dramáticas da vida.

No quotidiano da mulher Lion, terão que cohabitar os pressupostos de:

Mulher mulher.

Mulher companheira.

Mulher símbolo de honestidade.

Mulher símbolo de nobreza de carácter.

Mulher com sentimentos.

Mulher afável.

Mulher voluntária, em toda a plenitude de dar-se.

Aquilo que dermos aos outros não será sequer uma gota de água no oceano imenso das carências mundiais.

Exijamos de nós mesmas que a qualidade dos nossos serviços, seja eficaz em prol do Lionismo, pois este só crescerá com a qualidade dos seus membros, já que estamos conscientes que quantidade não é sinónimo de qualidade.

Incito as mulheres trabalhadoras na partilha dos seus tempos, na certeza de que contribuirão para minorar os desníveis sociais, em que o fosso entre pobres e ricos é cada dia mais intenso em muitos países, e, nos quais o brasil e portugal já se encontram incluídos.

Esta é uma simples realidade de uma mulher trabalhadora, mas Lion de verdade.


CaL Maria Odete Gomes da Rocha * CaL Maria Odete Gomes da Rocha
Sócia do Núcleo Farol da Barra - Ilhavo
Lions Clube de Vila Praia de Âncora
Distrito 115 CN - Portugal
E-mail: mariaodeterocha@hotmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".