Noventa anos da Associação de Lions Clube Internacional

CL João Lopes da Cruz Neto *
Um tributo a Melvin Jones

Antecipar as comemorações do nonagésimo ano da fundação do Leonísmo, pode até ser uma precipitação, se não fosse para tratar de homenagear uma entidade com grandes realizações no campo das ações humanitárias a nível mundial, que através do seu lema "NÓS SERVIMOS" baseado nos critérios da voluntariedade de seus abnegados associados, como tem adotado nessa larga caminhada, o Lions Clubs International.

Creio que optar pela prudência é saber agir com cautela, esta uma virtude que procura evitar as inconveniências sobretudo as omissões e injustiças. Assim, desse modo podemos resumir a homenagem, como a arte de saber cultivar a memória não só do seu grande idealizador e criador; más sobretudo dos seus fieis seguidores, que com a maior dignidade tem mantido até os dias atuais, os mandamentos éticos e preservados os seus princípios filosóficos.

Um homem com idéias avançadas para seu tempo

Melvin Jones, foi um homem com idéias muito adiantadas para seu tempo, nasceu no dia 13 de janeiro de 1879 em Fort Thomas, Arizona, filho de um capitão do exército norte-americano que comandou um grupo de escoteiros. Mais tarde, seu pai foi transferido e a família mudou-se para o leste do país. Aos 20 anos de idade, Melvin Jones mudou-se para Chicago, Illinois, onde se associou a uma companhia de seguros e, em 1913, fundou sua própria agência, se fosse vivo, hoje estaria com 121 anos.

Como membro do Círculo de Negócios de Chicago, um grupo de empresários que se reunia na hora do almoço, Melvin Jones foi logo eleito secretário. Este era um dos muitos grupos da época que se dedicava totalmente a promover os interesses financeiros de seus membros.

Devido ao seu apelo limitado, estes grupos estavam destinados a desaparecer. Melvin Jones, contudo, tinha outros planos.

"Que tal se os homens", ele perguntou, "que têm sucesso devido à sua energia, inteligência e ambição, usassem seus talentos para melhorar suas comunidades?" A seu convite, delegados de clubes masculinos se reuniram em Chicago para lançar as bases de uma organização voltada ao serviço humanitário e, em 7 de junho de 1917, nasceu Lions Clubs International. Foi estipulado que os clubes não teriam caráter social e que os seus sócios não poderiam promover seus interesses comerciais.

Eventualmente, Melvin Jones abandonou sua agência de seguros e se dedicou totalmente ao Lions na sede internacional em Chicago. Foi sob sua liderança dinâmica que os Lions clubes conseguiram o prestígio necessário para atrair homens com mentalidade cívica.

O fundador da associação também foi reconhecido como líder por outras entidades.

Uma das maiores honras para Melvin Jones foi em 1945 quando ele representou Lions Clubs International como consultor na Conferência de São Francisco, Califórnia, quando foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU).

Melvin Jones, o homem cujo lema pessoal "Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo", se tornou o princípio condutor de pessoas com espírito de servir as causas humanitárias em todas as partes do mundo, faleceu no dia 1° de junho de 1961, aos 82 anos de idade.

Quanto o dia exato da fundação do Lions, as pesquisas indicam que foi em Chicago na sala leste do Hotel LaSalle, no dia 7 de junho de 1917, que se deu o inicio de sua criação; outras fontes afirmam que foi em Dallas, Estado do Texas, após a 1ª Convenção, em 10 de outubro de 1917, dia do encerramento da 1ª Convenção do Lions Clubs International.

Para finalizar, não podemos deixar de reconhecer na trajetória desses noventa anos de atividades do leonismo no Brasil e no Mundo, o pioneirismo de todos os Companheiros Leões que passaram não só pela Presidência do Lions Internacional; más sobretudo aqueles que direta ou indiretamente deram suas contribuições para o êxito dessa destacada entidade que é The Association of the Lions Clubs International, cujo lema é servir as causas humanitárias.

Todavia, vale ressaltar a coragem e audácia dos Vanguardistas, que souberam com dignidade enfrentar os desafios da tecnologia do mundo globalizado. Desse modo destacamos o Companheiro Jimmy M. Ross, que está deveras empenhado na mudança de rumo o que significa não só uma quebra de paradigma; más sobretudo o vislumbramento de um novo horizonte que denominamos de NEOLEONISMO, diante do prodigioso progresso tecnológico que a modernidade nos impõe, e com isto, festejar com muito brilho 90ª Convenção de Lions Internacional, na cidade de Chicago em julho de 2007.


CL João Lopes da Cruz Neto * CL João Lopes da Cruz Neto
Vice-Governador do Distrito LA-3
E-mail: jmgcruz@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".