Da prestação de contas

CL Ireneo Valdir dos Santos *
Em toda associação, empresa ou organização há um momento, na oportunidade em que haja a transmissão de cargo, que os valores recebidos pelo que findou seu mandato, de prestar contas dos valores recebidos e dos valores que ocupou.

Assim também o é na Associação Internacional de Lions Clubes que, ao final de cada mandato, as contas do exercício anterior devem ser prestadas e devidamente aprovadas.

Todo valor existente em qualquer atividade do Lions, sejam em Clubes, Distritos, Múltiplos, Agremiações e mesmo do Lions Internacional, são valores gerados ou por mensalidade ou por doação.

O valor recebido por qualquer título não nasceu de uma fotocópia ou como folhas de uma árvore.

Todo valor recebido o é de uma fonte que o fornece, o aprovisiona para o exercício de uma função escorreita e nobre, não se permitindo para uso particular ou escuso.

Qualquer dirigente leonístico ali se encontra por força de uma eleição, pela qual seus associados elegeram um representante para a direção e sua representação o é por força do "mandato" recebido.

Portanto, mandato é aquilo de que se está encarregado, incumbência, missão, sendo uma concessão de poderes para desempenho de uma representação, uma delegação.

É um contrato que designa duas vontades, uma que dá a outra uma incumbência, outra que a recebe e aceita, e em virtude desse fato, a prestação de contas no final de um mandato é um ato obrigatório, moral, justo e de total necessidade para que tal órgão seja considerado legal e legitimamente aceito não só pela parcela de cidadãos que o compõem, mas, com maior justeza, da sociedade num todo.

O que tem a ver a sociedade num todo com o Lions? É fácil informar, porquanto as ações buscadas pela Associação o são na consecução de justapor esforços com aquela sociedade na perfeita aplicação do mote "Servir" para dirimir necessidades de parcela menos bafejada pela sorte e que os Leões sempre buscam alcançar e prover alguma inópia, penúria ou complementação.

Também, buscar daqueles que se sentem abandonados até pela medicina, provendo-os de meios para lhes dar a visão roubada pela cegueira reversível.

O Lions constantemente se obriga a manter seu compromisso de melhorar a vida dos menos favorecidos.

A Lions Clubs International Foundation (LCIF) é a divisão de subsídios que representa Leões ajudando Leões a ajudar os outros. É a única fundação do Lions que atende ao mundo todo e a todos os 1,35 milhões de Leões.

Trabalhando com o Lions, a LCIF previne a cegueira. Ela fornece alimentos e roupas às vítimas de desastres naturais. Também fornece aos jovens as ferramentas para serem bem-sucedidos por meio do programa Lions-Quest, capacitam deficientes por intermédio de treinamento profissionalizante e promove a saúde equipando clínicas e hospitais.

Todos sabem que a LCIF é uma instituição beneficente ativa e eficaz e idônea.

Agora, para que subsista a Fundação, Clubes, Distritos, etc., necessário é que tanto Leões como a Sociedade em que atuam acreditem nas Campanhas e meios no momento de arrecadarem fundos ou requerer auxílio material ou não.

Por isso a importância que todo dirigente, em nível de Clube ou de Distrito seja transparente nas suas ações e atitudes, gerindo os recursos que detém por força do mandato recebido com lealdade, mantendo um caráter íntegro, honrado, honesto e reto.

Não se admite que um dirigente leonístico deixe de prestar contas de sua gestão ou tenha suas contas não aprovadas ou mesmo que, aprovadas, com erros ou suspeita material de não serem corretas, qualquer Associado pode utilizar até mesmo do Judiciário para exigir a devida prestação de contas.

Não se admite que um dirigente leonístico passe seu mandato sem integridade, sem lisura, sem ser probo, utilizando os recursos a si alocados e não prestando contas no final de seu mandato.

O exercício de uma atitude forte e disciplinadora, com final exigência de reposição dos valores utilizados e sua devida e legal prestação de contas, deve ser o norte a disciplinar e manter a transparência digna da associação, para que a sociedade que a fomenta e supre dos meios de sua continuidade, não julgue ser esta associação falsa e inidônea desacreditando-a depois de tantos esforços no sentido de elevá-la.

Devemos ser honestos e buscar os meios para que sejam prestadas as contas de quem não as fez e obrigar à devolução dos valores indevidamente despendidos.

No final, caso não seja por este associado devolvido algum valor, não apresentada a devida prestação de contas, ou mesmo, repetindo, seja aprovada, mas que existam erros ou falta de documentação condizente ou de qualquer forma fique comprovado um desvio ou impossibilidade de comprovar sua destinação, fica a possibilidade material de acionar o judiciário, com a competente ação de prestação de contas, e na conseqüência, cobrar os valores devidos com sua devida expulsão das nossas fileiras.

Calar é consentir no desmando e na hipocrisia!

Calar é ser parceiro daquele que agiu com má-fé e desvelo com os valores que não lhe são próprios!


CL Ireneo Valdir dos Santos * CL Ireneo Valdir dos Santos
Lions Clube de Porto Belo - Costa Esmeraldas
Presidente AL 2007/2008
E-mail: ivsok@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".