Juventude, urgente!

CL Paulo Fernando Silvestre *
O crescimento da população juvenil vem atingindo estatísticas preocupantes. O espaço reservado à juventude precisa, necessariamente, ser ampliado e valorizado.

Essa juventude que se apresenta tão capaz de realizações e participações positivas na sociedade, tão amante da paz e da justiça, tão generosa e aberta à amizade e ao sacrifício, pode tornar-se um perigo, um objeto de preocupação e desequilíbrio para a sociedade. Ao não terem satisfeitas as suas aspirações físicas, econômicas, intelectuais, profissionais, será inevitável a tentação do recurso às drogas, à violência e a outros tipos de delinqüência e de fugas. O descrédito bastante generalizado às instituições e às pessoas investidas de cargos públicos, constatado entre os jovens, contribui, significativamente, para essa sombria realidade.

Existe um número de jovens que está se engajando de maneira mais objetiva e tranqüila na luta por uma transformação. Mais ainda são poucos se considerarmos o seu universo.

O LEO Clube e o Clube de Castores oferecem uma contribuição extraordinária à formação dos jovens proporcionando-lhes orientação para que possam enfrentar e resolver conscientemente os problemas que lhes surgem. O futuro do mundo, dos nossos filhos e netos dependerá desses líderes profissionais e governamentais de amanhã. Para tanto, é importante que eles tenham as experiências e recebam os conselhos e orientações que nós, leões, exemplos para a juventude, defensores da ética nos negócios e profissões, podemos proporcionar-lhes.

Mas, infelizmente, a realidade é que a grande maioria dos Lions não se interessa em patrocinar e defender esses movimentos tão aconselhados por Lions Internacional. Mesmo os clubes que patrocinam LEO Clube e Clube de Castores muitas vezes posicionam-se insensíveis às responsabilidades que lhes são reservadas. Estes clubes de jovens precisam deixar de ser simplesmente uma aspiração do Lions. É preciso que sejam também uma aspiração de cada leão.

Se realmente queremos promover a sociabilidade, a sinceridade, a solidariedade e a fraternidade entre as pessoas, comecemos agora, exercitando a juventude dentro desse contexto. Mostremos, na prática, que nos preocupamos com ela, cumprindo o desafio de que cada Lions Clube deva instituir um LEO Clube ou um Clube de Castores na sua comunidade, dando-lhes continuadamente apoio e orientação.

Que realidade fantástica aconteceria se assim procedêssemos! Os nossos jovens poderiam suportar eficazmente os problemas sociais que se lhes apresentassem e seriam, no futuro, verdadeiros líderes, honestos e competentes, formando uma sociedade mais justa e um mundo mais humanizado.

Vamos agir!


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".