O Leão e a Cidadania

CL Luiz Mar Sória *
O Leão como cidadão e Líder Leonistico, é consciente de seu papel perante a sociedade em que atua. Segundo os filósofos "Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam".

A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino, dos Lions Clubes e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.

Na aplicação da cidadania em busca de benefícios sociais, igualdade e fraternidade, não permite, que nós Leões sejamos desinteressados da realidade em que vivemos, onde faltam escolas, hospitais, empregos, habitação, saneamento básico e com milhares de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, que perderam a esperança de dias melhores.

Somos companheiros que colaboramos para o bem estar de nossa comunidade, enquanto houver uma criança, um idoso e um desamparado pela sorte passando fome, não se pode falar em felicidade e muito menos, em cidadania, é por isto que existe o Lions com as atividades realizadas pelos clubes, envolvendo os companheiros, as companheiras, e as domadoras, que através da cidadania estão oferecendo uma melhor qualidade de vida humana aos seus semelhantes.

A cidadania não é só direitos e deveres, mas também a consciência de que devemos nos esforçar para construir um mundo melhor, mesmo com pequenas ações que transformam nossas vidas e as vidas de outras pessoas.

O CL PDG AL 85/86 Antonio Karine, do Lions Clube Pelotas-Norte (LD-3) destacava em suas mensagens aos clubes, de que a "cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros e monumentos, respeitar os sinais e placas, não destruir telefones públicos, saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país".

O maior bem do ser humano é a demonstração de abnegação, de cidadania, de solidariedade com os verdadeiramente necessitados e com os nossos semelhantes, não podemos nos esquecer da defesa do meio ambiente, assessoria que compõem todos os Distritos e tão bem divulgado pelo nosso Companheiro José Castro (Zé do Pedal), que muito tem feito em prol da ecologia, tanto a nível nacional e internacional.

Aplicamos a cidadania no dia-a-dia em nossas jaulas, na saudação à bandeira, nas comemorações de datas especiais de nosso país, no respeito mutuo entre os companheiros, apoiando-os nos acertos e erros, sendo sincero consigo mesmo, comedido na critica e generoso no elogio. Isto é cidadania!

A cidadania vai mais além, quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do universo social, estava presente no profetismo hebreu e os contemporâneos de Aristóteles e Platão organizavam-se para a prática da cidadania, tal como a conhecemos em nossos dias, com pouca ou nenhuma alteração, no contexto histórico da civilização mundial.

Continuemos a praticar a cidadania em nossa comunidade, com realizações de concursos específicos sobre o assunto em parcerias com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, possibilitando desta forma, fortalecer o jovem a preocupação com questões como a fome, a miséria e a exclusão social, provocando a reflexão sobre o assunto, que é o desafio da mudança.

Através dos séculos, a cidadania foi construída e conquistada pela humanidade!


CL Luiz Mar Sória * CL Luiz Mar Sória/Cal Jacira
Lions Clube de Porto Belo - Costa Esmeralda
Distrito LD - 5 - SC
Past - Presidente do Lions Clube - Florianópolis - Estreito - DLD-9
E-mail: luizmarsoria@hotmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".