Relações Públicas. Lions tem imagem?

CL Paulo Fernando Silvestre *
Para aqueles que não sabem, o problema é de fácil solução. Mas o perigo real está entre aqueles leões que, simplesmente, chegam à conclusão que Relações Públicas não é nosso problema. Não deve fazer parte de nossa preocupação. Esta afirmativa precisa ser rejeitada de pronto.

É preciso que se saiba que Relações Públicas não é propaganda, nem publicidade e sim informação.

Podemos definir Relações Públicas como: "Um meio de comunicação que visa propiciar um clima de compreensão e confiança com o propósito de apoiar uma atividade e ao mesmo tempo favorecer o seu desenvolvimento". Conclui-se então, que o elo da comunicação entre as realizações e o reconhecimento público é a função das Relações Públicas.

Vamos levantar a seguinte indagação: Lions tem imagem?

A realidade nos demonstra que não a tem e, quando tem, é distorcida ou deformada.

Tanto o público externo como o interno, leões ou não, precisam conhecer Lions na sua verdadeira imagem. Mas, quando pretendemos informar ao público o que é Lions, não sabemos como fazer e, por comodidade ou desleixo, não o fazemos.

Se conseguirmos espaço na imprensa, não sabemos utilizá-lo devidamente para divulgar nossas obras, nossos programas. Via de regra sai uma foto de jantar dando ênfase a presença de dirigentes leonísticos. Essa não é nossa imagem, com certeza!

Precisamos corrigir estas distorções. Lions tem que ser notícia, mas da sua verdadeira imagem. Tem que ser notícia tanto para o público externo como para o público interno.

Conversando com um amigo jornalista, ele interessou-se em conhecer o Lions. Num diálogo breve expliquei-lhe as definições do leonismo e realizações dos Lions Clubes em nível de clube, distrito e planeta. Após minhas explanações ele respondeu-me:

- "Paulo, eu tinha uma idéia errada sobre o Lions. Agora que você me explicou o que é o Movimento Leonístico eu posso dizer que há uma evidente deficiência interna no Lions Clube que sofre com a falta de alguém ou de uma comissão que se encarregue de divulgar as magníficas realizações e que, só ali e naquele instante, com minhas explicações, tomara conhecimento. Como jornalista, sempre achei que o Lions fosse uma entidade fechada, que preferia ficar oculta em relação ao bem que fazia".

Este desconhecimento da verdadeira imagem do Lions, infelizmente é uma realidade. Faça você uma pesquisa e colha os resultados!

Se não fizermos um trabalho bem estruturado, a noção de Clube de Serviço ficará cada vez mais incompreendida e se um dia desaparecer será, sem dúvida, por culpa exclusiva dessa não divulgação. O futuro do Lions está intimamente vinculado ao trabalho de divulgação da sua verdadeira imagem.

Estas são, enfim, nossas considerações para que possamos programar a real imagem do Lions.

O que efetivamente precisamos e conclamamos a todos os companheiros nesse sentido, é romper o mistério do silêncio no campo das comunicações que, sem dúvida, prejudica a transparência da nossa verdadeira imagem.


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".