Sonhos de um Diretor de Associados...

CL Luiz Carlos de Oliveira *
Tese ou alternativa proposta por um
Presidente da Comissão de Associados
para admitir e manter associados...

Em um sábado pela manhã, enquanto caminhava na beira do Rio Piracicaba, veio-me um relance de idéia sobre como conseguir o ingresso de novos associados em meu clube que, neste momento, encontra-se envelhecido, embora bastante brioso em suas atividades, sob o comando ímpar da Presidente CaL Tânia Mara Chimelo Carvalho.

Na verdade, como Presidente da Comissão de Associados, sinto uma necessidade muito grande de ajudar o clube, principalmente vendo o esforço desproporcional que temos sido engajados para realizar as atividades para a comunidade. No final de uma jornada nos sentimos gratificados mas os poucos associados remanescentes sentem uma sobrecarga, chegando a desanimar de se partir para uma próxima.

Durante anos tivemos admissões de associados em nosso clube e, por inúmeras razões aparentes, eles não permaneceram conosco. Absolutamente, não foi por falta de engajamento dos colegas para integrá-los no grupo. Sempre houve uma razão, que repito ser aparente, que levou-os a sair, seja por motivos financeiros, ora por inadaptação, ora por frustração quanto ao movimento em si e outras.

Veio-me a mente que o ritual de admissão desses associados sempre obedeceu a certas regrinhas que pareciam ser as mais acertadas, ou seja: Depois de um "namoro" que incluía o convite para um companheirismo, uma festiva ou uma atividade, a ficha-convite era submetida pelo associado interessado na vinda do novo companheiro e, se aprovada, era então feito o convite.

Depois de algum tempo de admitido o casal acabava saindo (mesmo tendo a atenção de todos).

Durante o passeio deste sábado caiu a ficha.

Foi fácil recordar alguns casos em que, muito veladamente, quem mais não vinha se adaptando ao grupo eram as novas Domadoras, embora, em nenhum momento, observou-se alguma contrariedade. Simplesmente ou não se adaptaram ao estilo do Leonismo (Festiva requerendo um certo aparato na vestimenta , um certo formalismo ou até pompas, diversidade de princípios, etc.) ou ocorreu algo que não ficou claro. Em alguns casos deu para lembrar que a Domadora não vinha se dando bem no ambiente.

Ai que começa a presente sugestão:

Com a maior participação da mulher na sociedade contemporânea é importante que, antes de se conquistar um novo associado, conquistemos primeiro a sua companheira.

Ela tem que gostar do ambiente e se simpatizar com grupo feminino do clube. Uma vez gostando fica muito mais fácil de trazer o companheiro.

Cheguei até pensar que, em certos casos, antes dos homens, deveríamos passar a convidar as mulheres para serem associadas. Para alguns não é fácil admitir isso, mas existem casais em que a mulher se sobressai mais.

Falando francamente, a inspiração desta idéia surgiu quando veio a tona uma atividade que um Companheiro apresentou na confraria Aplions (Apaixonado por Lions).

Trata-se de um chá beneficente promovido pelas Domadoras de seu clube, de forma que cada uma trouxesse, pelo menos, 2 amigas para participar, cujo ingresso foi a doação de um pacote de fraldas descartáveis.

Imaginem o positivismo desta atividade perante as amigas:

- Não houve envolvimento financeiro de grande remonta.

- A convidada se sentiu útil ao doar uma coisa de pequeno valor.

- Apreciaram-se os quitutes preparados pelas Domadoras (amigas).

- A convidada teve a oportunidade de conhecer e conversar com um grupo mais ou menos homogêneo; Minha esposa (Domadora) comentou que é muito gostoso passar algumas horas jogando conversa fora e trocando informações.

- Abriu-se naturalmente um caminho de simpatia entre as não associadas e as Domadoras que as recepcionaram.

- É grande a chance daquele evento ter causado às convidadas uma certa admiração pelo Lions. (Puxa! Que ambiente gostoso! Gostei da forma agradável de servir ao próximo e daí por diante).

Olha aí o canal positivo da admissão sendo aberto por meio das Domadoras.

Nesta modalidade, o princípio de Companheirismo que norteou a criação do Lions passa a ser a principal ferramenta para trazer novos associados, por intermédio da mulher que, costumeiramente, tem grande influência nas decisões de um lar.

Algo me diz que, se o casal for posteriormente convidado para uma reunião de companheirismo e, a partir daí, forem seguidos os rituais de admissão, quaisquer que sejam eles, é grande a chance dela ocorrer e do casal permanecer.

Parecendo que se trata de uma oportunidade de se mudar certos conceitos, submeto a idéia aos companheiros para avaliação e comentários.

Aquele abraço!


CL Luiz Carlos de Oliveira * CL Luiz Carlos de Oliveira
Assessor de Comunicação do Aplionsclubes
Lions Clube de Piracicaba Vila Rezende - LC-3
E-mail: oliveira.luizcarlosde@gmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".