O Companheirismo

CL Luiz Mar Sória *
"Conceito de companheirismo, benevolência perfeita.
A amizade é dotada de compreensão,
completando a irmandade e a sinceridade"

Falar em companheirismo é muito fácil, desde que a recíproca seja verdadeira. Infelizmente nem todos são companheiros, ou melhor, são companheiros dentro do clube de Lions e quando termina a reunião, encerra-se em muitos casos o conceito de companheiro.

Muitos viram as costas e nem mesmo a amizade impera no dia-a-dia.

Para alguns estudiosos o assunto companheirismo é a criação de vínculos, como circulo de amizade, laços efetivos ou até mesmo contato com pessoas consideradas apenas conhecidas, porque no companheirismo sincero, os percalços da vida tornam-se menos pesada, se existe uma pessoa por perto para auxiliar e escutar os problemas existenciais.

Claro que existem exceções, existem os verdadeiros amigos e ou companheiros, aqueles que nos confortam nos piores momentos, mas estes contamos nas pontas dos dedos.

"Conceito de companheirismo, Benevolência perfeita. A amizade é dotada de compreensão, completando a irmandade e a sinceridade"

Infelizmente vivemos num mundo, onde impera a força do mais forte ou do aproveitador, é a eterna busca por cargos, não importa em quem pisar, o importante é o que consegue para si, em detrimento de outros.

Na Esfera Leonística não é diferente, no ambiente distrital realizamos vários contatos, muitos companheiros cruzam os nossos caminhos, porém existem aqueles Leões que nos afeiçoamos mais, seja por termos idéias parecidas, maneiras de agir semelhantes ou mesmo a sinceridade reinante entre nós.

Aquele velho conceito de que "todo homem é uma ilha" não é verdadeira. Não conseguimos realizar atividades sozinhos, sem precisar de uma mão amiga. Todos necessitam um do outro e as ações de cada companheiro influenciam a vida de outrem, como um efeito dominó!

Muitos dirão que isto não passa de devaneio, frente à realidade competitiva que atravessamos nos dias de hoje, sempre encontraremos alguém que não pratica o companheirismo, pratica sim a conquista de novos cargos, muitas vezes usando os companheiros para subir ao topo da pirâmide, esquecendo de que um dia, ele esteve na base piramidal e recebeu total apoio para que aprendesse o puro leonismo, como Melvin Jones nos ensinou, mas infelizmente, ele esqueceu ou fez de conta que se esqueceu do seu companheiro que lhe deu a mão, no inicio de sua trajetória clubística.

Quando o companheirismo existe, o leonismo é praticado com mais eficiência e não existirá espaço para ter olhos na nuca, com as pessoas ao seu redor.

O processo leonístico se desenvolverá com maior proveito, principalmente, porque o aprendizado se limitará exclusivamente aos preceitos leonísticos em que estamos envolvidos.

Hoje, o companheirismo até parece uma palavra ultrapassada, quase esquecida, mas significa o pilar do relacionamento, mas este item, infelizmente, parece estar em falta no estoque das organizações mundiais, que substituíram o companheirismo, pela vontade de vencer a qualquer custo, sem olhar a quem. Claro que existem exceções, não podemos igualar todos no mesmo conceito pessoal.

Tudo tem que ser feito na dose certa, sem nunca exagerar em nenhum dos ingredientes: vencer/crescer/admirar. Bajular... jamais!

E principalmente não esquecer daqueles que lhe ensinaram os caminhos do verdadeiro companheirismo.

Pode até parecer utópico, mas não deixem de acreditar que existe o verdadeiro companheiro, o amigo sincero no âmbito pessoal e leonístico, sabendo o quanto desejaria tê-lo ao seu lado, trabalhando nas atividades de nosso clube.

A arrogância e o orgulho de muitos, será maléfico no desempenho fundamental na vida leonística.

Fidelidade, sinceridade e companheirismo são os principais ingredientes para o sucesso de um clube.

O verdadeiro companheirismo está dentro de nossos corações, quer através de ações e atitudes e nunca usar o seu suposto titulo de "líder", para conquistar posições dentro de seu clube e ou distrito, menosprezando aqueles que um dia lhe estenderam as mãos...

Ainda bem que o companheirismo, não está de todo perdido e todos somos irmãos no servir desinteressado.

Portanto, sejamos companheiros no dia-a-dia. Sejamos companheiros em nossas atitudes. Sejamos companheiros na expressão mais enraizado nos preceitos leonisticos


CL Luiz Mar Sória * CL Luiz Mar Sória/Cal Jacira
Lions Clube de Porto Belo - Costa Esmeralda
Distrito LD - 5 - SC
E-mails:
luizmarsoria@hotmail.com
sorialions@wavesystem.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".