Desmotivação

CL Paulo Lamego *
Uma tropa desmotivada é derrota anunciada. Poderia aqui elencar uma série de situações que levam a isso, mas vou me ater apenas a duas: Falta de objetividade e planejamento de ações e definição de metas.

Claro que um Lions Clube não precisa ter em seus quadros especialistas no assunto, mas acredito que o saber de cada um que compõe esse conjunto de idéias e que mediante a realidade da comunidade onde os mesmos estão inseridos é o azimute a ser seguido.

Uma obra física mantida por um Lions Clube é muito importante, pois ali reflete o nível da importância dos Leões envolvidos e também uma fonte de atribuições e missões que podem ser delegadas fazendo com que o Leão se sinta realmente inserido e realizando aquilo que ele aceitou quando entrou no leonismo "servir". Não há coisa melhor de que nos sentirmos úteis e emprestamos o nosso saber e disponibilizar nosso tempo em favor de uma causa conhecida e merecida.

Outro aspecto importante é a divulgação. Muitos acham que divulgar as ações do Lions é objeto de vaidades e interesses outros, negativo, divulgar as ações é antes de tudo o dever da prestação de contas à comunidade, internamente, nas reuniões do Clube fora do foco de qualquer mídia, premiar e reconhecer o associado por ter cumprido sua missão é um ato nobre, isso é comum na vida militar, uma medalha de bravura e heroísmo eleva o moral da tropa.

Envolver as autoridades locais, chamar para o debate, colocar-se à disposição das políticas públicas é um outro aspecto importante. Não somos governo, mas temos o dever de promover o bom governo.

O segundo item é o planejamento, nenhuma organização por menor que ela seja não sobrevive sem uma organização de idéias, definição de objetivos e alcance de metas. Elaborar um projeto baseado nas necessidades locais, identificação e aproveitamento das potencialidades humanas e materiais, traçar um rumo e focar num alvo e realizar aquele objetivo são sem dúvida alguma, algo motivador.

Aceitar idéias vindas de fora pra dentro só por que foram exitosas em outro lugar não é o caminho. A idéia pode ser trabalhada e ajustada à realidade local, por exemplo, construir um Hospital Oftalmológico para o combate a cegueira sem que na localidade não tenha médicos especialistas, sem densidade demográfica para justificar tal projeto e depois como este serviço se manterá se não há parceiros interessados. Então é melhor que seja construído um Centro de Convivência para Idosos por que na localidade existe uma população de mais de 60 anos que necessitam de um centro de lazer e convivência, havendo demanda e parceiros potenciais, então o sucesso do projeto está garantido e durante todo ano haverá atividades para serem desenvolvidas naquele aparelho social e cada Leão (associado) tem uma missão na manutenção não só econômica como de mão-de-obra e no preparo de ações.

Uma ação planejada e com foco e meta definida, isso por só não só motiva os associados atuais como a admissão de novos por que está ali bem na frente dos olhos o resultado do trabalho e da dedicação do tempo de cada um.

Já escrevemos sobre o assunto, nós precisamos fomentar a idéia da criação da Rede Social de Lions do Brasil em que cada Lions Clube fosse uma célula atuante federada, autônoma, compartilhando de ações conjuntas, facilitando a execução de projetos e captação de recursos e o mais importante uma grande troca de experiências e de ajuda mútua.


CL Paulo Lamego * CL Paulo Lamego
Lions Clube de Goiânia - Sul Distrito LB-2
Assessor do Gabinete do Governador LB-2
E-mail: paulolamego_gyn@yahoo.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".