Eleição da Diretoria do Clube - Integração da Comissão de Indicação ou Postulação

PDG CL Ernesto Martin Barmann *
Não existe um momento mais indicado ou crucial do que este, para enfocar o tema do que agora, já que se aproxima vertiginosamente a data ou época da renovação do comando que regirá e desenvolverá os destinos e andamento do ano leonístico que se avizinha.

Tentaremos, aproveitando o ensejo e a oportunidade, para tratar, de uma maneira sóbria e simples, orientadora e eficiente, porém sem presunção de espécie alguma, de qual a maneira ou forma correta e estatutária da mecânica operacional, afastando o turbilhão de idéias e opiniões errôneas inerentes à metodologia do aplicativo no assunto.

Nos idos de 1.917, momentos em que a sociedade não era uma atitude tão reconhecida e praticada, convencidos de que uma instituição organizada começara no Lions Clube, iniciou-se já naquela época, o sistema inovador de escolha dos dirigentes do advindo Movimento, método que até hoje é ou deveria ser aplicado fielmente, seguido e... cultuado!

A indicação de candidatos à diretoria é de suma importância, pois partindo do principio elementar de que o clube se espelhará na figura de um bom Presidente e sua Diretoria é de uma extraordinária veracidade: "Presidente bom... Clube bom" - "Presidente ruim ou ineficiente... Clube decadente e ruim"!

Para que ocorra a correta e eficiente indicação de candidatos, deve ser observado o seguinte procedimento elementar:

Inicialmente e de preferência no mês de fevereiro de cada ano, a Diretoria do Clube, indicará e nomeará um Diretor ou Coordenador da Comissão de Indicação ou Postulação que terão a incumbência de escolher e organizar a lista dos candidatos "oficiais", aptos a concorrerem e que, se aprovados e eleitos, comporão a plausível e possível diretoria para a gestão vindoura.

A comissão deverá ser composta por no mínimo 03 (três) membros, devendo a presidência sempre, ser de um Past-Governador, "Associado Ativo" do Clube, pois deverá conhecer e estar vinculado com os integrantes do quadro associativo e preferencialmente por 02 (dois) Past-Presidentes. No caso da figura do Past-Governador não existir, poderão ser escolhidos 03 (três) Past-Presidentes ou complementado com Associados antigos.

Os membros instituídos da comissão, criteriosamente deverão analisar, que com certeza não será tarefa fácil a consecução de aceitantes, e consultar os diversos candidatos aos cargos, sobre a anuência de participarem da chapa ou lista a ser indicada. Importante lembrar que a Diretoria de um Clube pelo que dita no seu Titulo VII - dos Dirigentes, no Artigo 23 do estatuto Padrão para Lions Clubes deve estar composta por 14 (quatorze) Membros.

Pessoalmente "Eu", acho mais interessante e conveniente à indicação e escolha somente do elemento candidato à Presidente e a Comissão de Indicação junto e de comum acordo com ele, escolherão e complementarão os demais cargos, pois, parto do princípio que mediante a escolha, oitiva e orientação da preferência deste dos elementos componentes, haverá uma harmonização e composição mais coerente e efetiva para e com o exercício das funções.

Qual a qualificação para ocupar Cargo de Dirigente do Clube?

Está especificamente detalhado no Artigo 24º que reza: "Somente os associados ativos que estejam em dia com suas obrigações serão elegíveis para ocupar cargos no clube" e, com os direitos estipulados no Artigo 8º, e complementado juntamente com as "Obrigações" no Artigo 28º no Estatuto Padrão da Associação Internacional para os Lions Clubes.

No mês de Março, em Assembléia Geral, a Comissão de Indicação ou Postulação, apresentará à Plenária a "chapa oficial".

Observação importante:

Isto não quer dizer que, obrigatória e necessariamente deverá ser a única lista de candidatura apresentada, poderão ser lançadas quantas composições independentes ou outras aparecerem com total direito a concorrerem.

Para a realização da Assembléia Geral Ordinária de eleição, todos os Associados Ativos devem ser convidados a comparecerem, mediante expedição de Convocação específica para o evento, com uma antecedência de mínimo 10 (dez) dias, (exigência do promitente Cartório de Registro de Documentos) anexado ao Livro de Assinatura ou Lista de Presença e a Ata, podendo assim realizar corretamente o Registro e passar o clube e sua nova diretoria, a possuir um documento comprobatório legal.

Na assembléia, o presidente ou coordenador da Comissão de Indicação ou Postulação, convidado pelo presidente, fará a leitura da "chapa oficial" e de imediato e democraticamente, a palavra será franqueada para quem deseje apresentar outra(s) lista(s) ou nome(s) individuais de candidatos. Desta maneira, existirá a possibilidade de serem apresentados nomes de candidatos, mesmo que o apresentador não seja participante ou integrante da comissão.

O Companheiro Secretario do clube deverá estar a postos e atento para a necessidade eventual, de montagem de células eleitorais, no caso de haver mais composições de candidaturas, facilitando assim o escrutínio dos votos.

Não devemos esquecer que as eleições devem ser realizadas até final de Março, propiciando o envio do obrigatório formulário da PU-101 à Oak Brook, "agora necessariamente via e-mail", onde deverá chegar na 2ª quinzena do mês de Abril (preferencialmente até máximo o dia 25), possibilitando assim a constância do nome e endereço do Presidente no International Directory de Lions Internacional e da remessa de materiais, expedientes, impressos, premiações, etc.

Observação:

Não deve ser esquecido sob hipótese nenhuma, mandar "cópia" da PU-101 ao Governador do Distrito! A importância da remessa de cópia deste formulário é que, dele dependerá toda e qualquer comunicação e integração futura no andamento do contato Distrito-Clube.

A grande responsabilidade e notável importância da Comissão de Indicação ou Postulação, é que desde o inicial ponto de partida, até a eleição, serão responsáveis através da correta e criteriosa escolha do(s) candidato(s), pelo bom e futuro andamento, benéfico desenvolvimento no andamento e edificante desenvolvimento do Clube.

Boa escolha e vantajosas eleições!


PDG CL Ernesto Martin Barmann * PDG CL Ernesto Martin Barmann
Lions Clube Curitiba - Centro
4º Clube no Brasil
Moderador do CIRCLE LP pelo LD-1
E-mail: barmann@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".