O propósito de repensar o Leonismo

CL Alexandre Campos da Costa e Silva *
Tem havido manifestações de diversos companheiros abordando a necessidade de mudanças no nosso movimento, seja na estrutura , seja na realização das atividades.

A primeira vista entendi que é uma proposta para repensar o Leonísmo, para usar uma expressão ouvida com certa freqüência em conversas.

Nunca é demais insistir que se deve repensar o leão e não o Leonísmo que é imutável nos seus princípios e objetivos, dado que representa uma filosofia de vida e que dispensa "repensagem", "reciclagem" e, muito menos, "julgamento".

Já a repensagem do leão deve ser urgente e profunda, pois ela deve ser parte de uma estratégia de mudança, integrante do processo de reestruturação, que precisa ter a sua marcha iniciada, imediatamente, com vistas à antecipação do futuro.

E isto é urgente, porque estudos sobre o comportamento do nosso movimento nos últimos anos evidenciaram crescentes preocupações representadas pelo fechamento de clubes, perda de associados, pouca consciência leonística, carência de novos líderes e a prestação de serviços comunitários muito aquém do que se possa admitir.

A proposta da repensagem do Leão começa na admissão, com a volta da correta seleção e a indispensável doutrinação leonística, impedindo de vez o inconseqüente procedimento da admissão "de qualquer maneira", movido pela busca de uma medalha,um troféu ou coisa semelhante...

Os resultados de tal procedimento são reprováveis e, longe de representarem progresso, deslustram e abalam o prestigio do Leonismo.

O assunto sobre repensar o Leão, profundo, longo e por si só merece considerações especiais.

Passando a outro ponto frequentemente abordado, referente às reuniões dos Conselhos Distritais que "são longas, demoradas, dispendiosas, nada acrescentam e são elementos desanimadores".

Inicialmente, cabe relembrar que as reuniões do Conselho Distrital são administrativas, privativas do Gabinete do Governador e que a presença de não integrantes desse gabinete depende de convite do governador.

Possivelmente, por entender que tais reuniões, eminentemente administrativas, possam contribuir para aumentar o companheirismo, o Governador decida convidar a todos os leões para as reuniões, nas quais são discutidos assuntos de conhecimento limitado, e que a presença de outros companheiros é apenas para assistir e conhecer, já que não têm voz nem voto. Excepcionalmente, o Governador poderá incluir a palavra de outros Leões não integrantes do gabinete, como que uma compensação pelos esforços feitos para assistirem àquela reunião.

Não se entende que sendo uma Reunião Administrativa com a pauta restrita aos assuntos da governadoria, o Conselho Distrital deva durar vários dias .

Essa reunião não é uma mini-convenção, como ocorre em alguns distritos, com a duração de 2 ou 3 dias, quando há uma extensa programação, incluindo atividades sociais.

Certamente que isto explica a posição de alguns companheiros sobre a necessidade de mudança da estrutura e do funcionamento de um Conselho Distrital diante de tanto tempo, tanta despesa e pouco ou nenhum proveito.

Cabe ressaltar a convocação indevida de todos os clubes para as reuniões do Conselho Distrital, tornando obrigatória a presença dos leões para efeito de concursos de eficiências. Esse procedimento abre margem para o desagrado de clubes e companheiros que apenas deveriam ser convidados e não convocados.

Nada impede que nos Concursos de Eficiência do Distrito haja o item referente à presença nos Conselhos Distritais, desde que não tenha caráter de obrigatoriedade. Obrigatoriedade impõe direitos e, no caso, esses não estão previstos no estatuto.

É sempre muito importante ter-se em mente que o Distrito é dirigido pelo Governador e administrado por três organismos: Conselho Distrital, Comitê Assessor do Governador e Convenção Distrital, órgãos que como qualquer empresa são administrados ou dirigidos pelos seus diretores.

Assim sendo, na diretoria do clube só votam os diretores, que no caso, são os membros deliberativos.

Do mesmo modo, no Comitê Assessor só votam o Presidente, Secretário, Tesoureiro e Diretor de Associados do clube, que são os membros deliberativos.

Isto também ocorre no Conselho Distrital onde só votam os membros deliberativos que o compõem. (Governador, Ex-Governador Imediato, Vice-Governador, Secretário, Tesoureiro, Presidentes de Região e Presidentes de Divisão). Nessas reuniões a presença do Membro Deliberativo é obrigatória.

Na grande reunião de clube, a Assembléia, órgão soberano que reúne todos os Leões, votam todos os associados.

Finalmente, na maior reunião do distrito, a Convenção Distrital , votam todos os clubes representados pelos seus delegados.

Este é o principio estabelecido por Lions Internacional para disciplinar e ordenar as suas estruturas.

Propor mudanças à revelia, na estrutura e no funcionamento do Conselho Distrital é sobrepor-se aos Estatutos.


* CL Alexandre Campos da Costa e Silva
Ex-Governador do Distrito L-3 AL 197l/72 - Atual LC-1
E-mail: atcslions@yahoo.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".