Qualidade - condição imprescindível ao trabalho leonístico

CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira *
Em Lions, fala-se de qualidade de serviço, expressão tantas vezes usada por Dirigentes Leonísticos Internacionais, que, insistentemente, têm conclamado os Lions Clubes e seus afiliados a buscarem-na no exercício de ações leonísticas.

Qualidade, desde os mais simples dicionários até os mais completos é sempre sinônimo de predicado, atributo, condição, dom, virtude, mérito, posição ou função, referindo-se a pessoas, a aspectos, a produtos ou serviços, avaliados numa escala de valores sujeitos a aprovação, aceitação ou recusa.

Qualificar é, portanto, indicar valores, em seu sentido mais estrito.

Lions dedica-se ao servir desinteressado, logo, os serviços prestados por seu intermédio, devem ser avaliados numa escala de qualidade.

O servir não tem fronteiras e tudo o que é feito em função do bem ao próximo é louvável. No entanto, o serviço de qualidade pelo bem do próximo não é avaliado por resultados isolados e não alcança êxito se praticado de forma aleatória, sem planejamento, ignorando em que necessidades e expectativas se assentam as ações. Serviço humanitário deve, portanto, obedecer a certas diretrizes de ação.

Esta afirmação apóia-se nas sábias palavras do CL Professor João Fernando Sobral, personalidade expoente nos meios leonísticos, Ex-Presidente Internacional, que assim se expressa: "O meu leonismo parte do princípio que, acima de tudo, pontua o Código de Ética e os Objetivos que são imutáveis. Estabelecem os valores a serem praticados. Sem o exercício de valores não há leonismo".

Serviço leonístico de qualidade é, pois, serviço inspirado em valores, buscado, incentivado, criado ou aperfeiçoado em relação a todos os aspectos da vida humana. Há, portanto, que se avaliar se as ações leonísticas dirigem-se exclusivamente a uma ou a algumas pessoas, ou se a uma coletividade, se na sua operacionalização estão integrados os associados do Lions, de forma coletiva, interessados na consecução dos mesmos fins, se os resultados obtidos atingem a um grande número de beneficiados e se produzem, nos mesmos, transformações traduzidas em melhoria de hábitos, de conhecimento, de atitudes, de aprendizagem, de condições de vida e se podem ser multiplicadas, ampliando o volume de resultados satisfatórios pelos próprios beneficiados.

Não estamos propondo uma utopia. É possível a Lions exercer uma notável influência na sociedade, uma vez que se trata da maior organização mundial de serviços voluntários. Lions reúne em sua contextura, pessoas com as mais variadas experiências e formação pessoal e profissional, líderes, na acepção do termo, com prestígio social e autoridade para captar recursos humanos e financeiros, para transmitir confiança, credibilidade, para recrutar colaboradores, parceiros e patrocinadores.

Qualquer órgão leonístico, mercê da qualidade de seus afiliados, é capaz de formar Comissões de associados responsabilizando-se por diferentes serviços voltados à comunidade, no sentido de prover sua melhoria, auxiliando-a e promovendo-a, transformando-a, respeitando suas necessidades reais, suas aspirações e expectativas.

Servir em Lions não é, portanto, sair como "exércitos da salvação" a distribuir caridade, nem cumprir, por cumprir, algumas poucas tarefas humanitárias, para atender a obrigação de preencher informes de eficiência ou justificar a necessidade de companheirismo dos associados.

Servir com qualidade é executar ações planejadas, com objetivos claros, metas, começo, meio e fim, envolvendo todos os associados em todas as ações desenvolvidas, cada qual colaborando conforme suas aptidões e preferências, porém, jamais se omitindo. É óbvio que se cumprirão as atividades permanentes, características de cada Clube, de acordo com sua peculiaridade e tradição, porém com envolvimento, em pelo menos, um grande projeto, em nível de Clube, Divisão ou Região, ou, melhor ainda, em nível de Distrito.

Essa sintonia leonística entre Lions Clubes, Divisões, Regiões, Distritos e Órgãos Internacionais, em busca da qualidade do servir, representa a corporificação do Lions, pela oportunidade de participação coletiva em busca de um ideal voltado ao bem-estar da coletividade, mas, propiciando, por sua vez, a realização individual de cada associado - sonho de Melvin Jones.


CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira * CaL Eunice Rodrigues de Mello Junqueira
Diretora de Comunicação do LC SP Tucuruvi - Distrito LC-2
Editora do Boletim "Leão Gafanhoto Verde" - LC SP Tucuruvi
Assessora Distrital de Educação e Cidadania - Distrito LC-2
Assessora do Boletim da Governadoria do Distrito LC-2
Assessora Distrital da Revista The Lion Brasil Sudeste
Diretora de Questões Educacionais e Alfabetização da Fundação Lions do Distrito LC-2
E-mail: eunicejunqueira@ajato.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".