Qualidade, desde os mais simples dicionários até os mais completos é sempre sinônimo de predicado, atributo, condição, dom, virtude, mérito, posição ou função, referindo-se a pessoas, a aspectos, a produtos ou serviços, avaliados numa escala de valores sujeitos a aprovação, aceitação ou recusa.
Qualificar é, portanto, indicar valores, em seu sentido mais estrito.
Lions dedica-se ao servir desinteressado, logo, os serviços prestados por seu intermédio, devem ser avaliados numa escala de qualidade.
O servir não tem fronteiras e tudo o que é feito em função do bem ao próximo é louvável. No entanto, o serviço de qualidade pelo bem do próximo não é avaliado por resultados isolados e não alcança êxito se praticado de forma aleatória, sem planejamento, ignorando em que necessidades e expectativas se assentam as ações. Serviço humanitário deve, portanto, obedecer a certas diretrizes de ação.
Esta afirmação apóia-se nas sábias palavras do CL Professor João Fernando Sobral, personalidade expoente nos meios leonísticos, Ex-Presidente Internacional, que assim se expressa: "O meu leonismo parte do princípio que, acima de tudo, pontua o Código de Ética e os Objetivos que são imutáveis. Estabelecem os valores a serem praticados. Sem o exercício de valores não há leonismo".
Serviço leonístico de qualidade é, pois, serviço inspirado em valores, buscado, incentivado, criado ou aperfeiçoado em relação a todos os aspectos da vida humana. Há, portanto, que se avaliar se as ações leonísticas dirigem-se exclusivamente a uma ou a algumas pessoas, ou se a uma coletividade, se na sua operacionalização estão integrados os associados do Lions, de forma coletiva, interessados na consecução dos mesmos fins, se os resultados obtidos atingem a um grande número de beneficiados e se produzem, nos mesmos, transformações traduzidas em melhoria de hábitos, de conhecimento, de atitudes, de aprendizagem, de condições de vida e se podem ser multiplicadas, ampliando o volume de resultados satisfatórios pelos próprios beneficiados.
Não estamos propondo uma utopia. É possível a Lions exercer uma notável influência na sociedade, uma vez que se trata da maior organização mundial de serviços voluntários. Lions reúne em sua contextura, pessoas com as mais variadas experiências e formação pessoal e profissional, líderes, na acepção do termo, com prestígio social e autoridade para captar recursos humanos e financeiros, para transmitir confiança, credibilidade, para recrutar colaboradores, parceiros e patrocinadores.
Qualquer órgão leonístico, mercê da qualidade de seus afiliados, é capaz de formar Comissões de associados responsabilizando-se por diferentes serviços voltados à comunidade, no sentido de prover sua melhoria, auxiliando-a e promovendo-a, transformando-a, respeitando suas necessidades reais, suas aspirações e expectativas.
Servir em Lions não é, portanto, sair como "exércitos da salvação" a distribuir caridade, nem cumprir, por cumprir, algumas poucas tarefas humanitárias, para atender a obrigação de preencher informes de eficiência ou justificar a necessidade de companheirismo dos associados.
Servir com qualidade é executar ações planejadas, com objetivos claros, metas, começo, meio e fim, envolvendo todos os associados em todas as ações desenvolvidas, cada qual colaborando conforme suas aptidões e preferências, porém, jamais se omitindo. É óbvio que se cumprirão as atividades permanentes, características de cada Clube, de acordo com sua peculiaridade e tradição, porém com envolvimento, em pelo menos, um grande projeto, em nível de Clube, Divisão ou Região, ou, melhor ainda, em nível de Distrito.
Essa sintonia leonística entre Lions Clubes, Divisões, Regiões, Distritos e Órgãos Internacionais, em busca da qualidade do servir, representa a corporificação do Lions, pela oportunidade de participação coletiva em busca de um ideal voltado ao bem-estar da coletividade, mas, propiciando, por sua vez, a realização individual de cada associado - sonho de Melvin Jones.