Ventos de mudança

CaL Maria Odete Gomes da Rocha *
É extremamente aliciante verificar através do Site de Instruções Lionísticas e outros a que tenho acesso, que no Brasil, o Movimento Lion está efervescente, e com uma preocupação comum, que qualidade não seja sinónimo de quantidade. Esse lindo país bem necessita da acção de homens e mulheres com fibra voluntária, em que o servir e a humildade são os caminhos que conduzem ao melhor bem estar dos que tanto precisam.

Acção no terreno, com obras de carácter social, com grupos de carácter lúdico, num todo que envolve populações carenciadas de amor, de pão, em que o sol e o coco não são o essencial para viver.

Dado que tão bem conheço o povo brasileiro, que reconheço tão alegre, aprecio sobremaneira o quanto na sua alegria esconde o vai vem dos percalços vividos com um solão e um coco bem fresco. Jamais esquecerei os dias passados no Nordeste Brasileiro em que os contrastes da vida são tão acentuados, mas em cada rosto eu via um sorriso rasgado, apesar do pé descalço e o tronco nú. Perguntei a mim mesma se algum dia teria o direito de pensar se sou ou não sou feliz, e, de uma vez por todas ficou claro na minha mente, que, ao dar-me aos outros deparo com momentos de envolvência que me transportam para um bem estar incomensurável.

Mas não só os povos descendentes de África (nordestinos), me marcaram, como também em confronto com outra realidade, mais propriamente na Amazónia, com esses povos descendentes dos índios, em que a arte do bem receber é tão genuína, onde no olhar de cada criança a quem oferecia um lápis ou uns tantos reais, ou na família com quem convivia e comungava da prova do seu pão, eu via um sorriso aberto de felicidade. Efectivamente, tudo na vida é relativo, o muito pouco que muitos possuem basta-lhes para serem felizes a seu modo, e, a esse modo de viver nós chamamos tão só de sobrevivência.

Perguntamo-nos então onde reside a equidade numa sociedade de contrastes abismais, que com tantos potenciais deficientemente geridos, dá aso, por incúria, por interesses, por injustiça a fossos intensos de desigualdade de classes.

Daí, o meu vivo aplauso aos Lions Brasileiros, que tão intensamente se entregam a causas tão nobres de servir, em que os direitos de cidadania e do bem comum, são o mote constante para o minimizar de tantas desigualdades.

Aos Lions Brasileiros envio de Portugal, onde também o fosso de classes começa a agudizar-se e a tornar-se preocupante, todo o incentivo para que continuem a ser firmes nesse desbravar constante de acções em prol da igualdade de direitos.

Os ventos de mudança suscitados pelo nosso Presidente Internacional, fizeram eco nos vossos corações, e, nessa luta tenaz, estou certa de que com a vossa determinação, irão colmatar muitos dos males da vossa sociedade.

É motivo de orgulho para cada Lion, verificar que da América até ao Oriente, o movimento está vivo e numa luta incessante de rejuvenescimento, já que se torna urgente, transmitir aos jovens a mais valia do Movimento Lionístico, e, enfileirando-o, e dando continuidade com novas ideias ao trabalho por muitos arduamente efectuado.

Uma amiga do Brasil, que tem por lema servir com humildade, e cujo mote de vida se apoia na liberdade, no trabalho, na busca incessante do bem estar daqueles que a rodeiam.


CaL Maria Odete Gomes da Rocha * CaL Maria Odete Gomes da Rocha
Sócia do Núcleo Farol da Barra - Ilhavo
Lions Clube de Vila Praia de Âncora
Distrito 115 CN - Portugal
E-mail: mariaodeterocha@hotmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".