Só a generosidade e amor propiciam a fundação de um novo Lions Clube

CL Ricardo Komatsu *

Ao iniciar um novo Lions Clube o que esperar de companheiros, companheiras, clubes, divisão, região e distrito?

Generosidade e Amor.

Inaugurar, celebrar, comemorar. Não há gesto de apoio mais concreto neste momento que acolher, apoiar, incentivar, doar, participar, servir!

Um Novo Clube não surge a qualquer momento, em qualquer lugar: seu nascimento é uma ocasião única, ímpar, e singular. Sem generosidade e amor não se funda um Novo Clube...

A conjunção de identificação de pessoas com talento e vocação, oportunidade, organização, compromisso, identidade comum, voluntarismo e trabalho em equipe, uma vez sistematizada e bem orientada pode dar origem a um novo clube.

Não se trata de um agrupamento qualquer, posto que requer seleção criteriosa, estudo dos candidatos potenciais e de suas virtudes maiores, áreas de atuação profissional, benemerência, desprendimento, desapego e influência social.

Servir envolve não somente doação material, espiritual, e de tempo. Servir implica em um movimento ativo de desapego suficiente para aproximar-se dos que necessitam, buscar as melhores maneiras de potencializar suas ações com liderança, planejamento, trabalho em equipe, criatividade e parceria.

Nos ensinou a "Raposa" em "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint Exupéry: "o essencial é invisível aos olhos" e "você é responsável por tudo àquilo que cativas". A equipe de orientação do Novo Clube cativa aos dirigentes e associados, e este time unido deverá desenvolver a sensibilidade para captar e responsabilizar-se pelos eventuais erros do Presidente do Novo Clube, sem jamais requerer os créditos pelo sucesso deste Novo Clube.

A certificação dos Leões-Orientadores pelo "Programa Leão Orientador Certificado" de LCI também ajuda a assegurar a qualidade e controle dos trabalhos neste processo de trabalho de mentores do novo clube que se responsabilizam pelo seguimento e envio de relatórios de avaliação à LCI por dois anos.

O Distrito e os seus Lions Clubes devem identificar na fundação de um Novo Clube esta mesma oportunidade de SERVIR multiplicando as possibilidades de atuação da nossa ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES por intermédio da criação de mais uma unidade funcional autônoma: o Novo Clube.

Mais que os símbolos de LIONS como o sino, o martelo, o medalhão de mestre de cerimônias, o estandarte, a panóplia de bandeiras, e o púlpito ou tribuna, o Clube Padrinho, o Patrono, os Padrinhos Físicos, organizador, e orientadores, devem doar sua capacidade de criar o novo, sem obrigatoriedade de reproduzir sempre o existente, conferindo ao Novo Clube a necessária autonomia e independência. Orientar sem interferir...

Impulsionar com a generosidade o espírito de doação. Esta é a oportunidade de sermos mais generosos e de doarmos mais...

Para doar é necessário ter, ser, fazer...Doar implica no LIONS em doar-se...

Nenhum recurso é mais crítico que o tempo, e nada é mais essencial para o desenvolvimento de liderança no LIONS que a capacidade de criar, planejar, organizar, desenvolver, relacionar-se, e atuar em equipe.

Queremos Leões que se interessem em valorizar não só o que já fizeram, mas que enalteçam o que querem e pretendem fazer.

E a ação mais esperada no LIONS é FAZER-SERVIR!

Faça-sirva agora!...

Faça-sirva o melhor, faça-sirva promovendo o semelhante, fazendo seu semelhante sentir-se necessário, com paixão pela excelência, com a construção de pontes: parceria, e a busca incessante de qualidade. Como nos ensina o CL EPI AUGUSTIN SOLIVA: "Faça! E tudo se fará..."

Doação: não se trata, portanto de uma doação qualquer: requer uma doação de talentos e de motivação, de espírito empreendedor e de ousadia, de oportunidade, de execução de tarefas.

Fazendo...Com criatividade...Com excelência...Com AMOR...

Não há como expandir nosso movimento sem novas e novas iniciativas generosas de extensão. No desenvolvimento de novos clubes, se não temos -ainda- pelo menos vinte candidatos a associados para fundar um novo clube, pensemos na possibilidade da fundação de um núcleo.

Assim como os clubes especializados, os núcleos podem ser focados em iniciativas, instituições e não somente baseados em uma localidade. Os núcleos se bem conduzidos podem ser embriões com potencial de gerar de novos clubes.

Sejamos generosos e pratiquemos a EXTENSÃO!

Há novas recomendações de LCI para o desenvolvimento de novos clubes que visam maior rapidez, efetividade e qualidade no desenvolvimento de novos clubes, e na nossa área constitucional III existe uma Equipe Latino-Americana de Extensão que pode apoiar iniciativas de distritos e distritos múltiplos.

Com generosidade: só assim amplificaremos cada vez mais o nosso lema por todos os lugares como nos 202 países e territórios onde nos fazemos presentes: "NÓS SERVIMOS"...


* CL Ricardo Komatsu
Ex-Presidente Imediato do Lions de Marília - Terceiro Milênio
Presidente de Região D do Distrito LC-8
Membro da Equipe Latino-Americana de Extensão de LCI
Leão Orientador Certificado do Lions de Marília - Augustin Soliva
Companheiro de Melvin Jones Progressivo
Contribuiu para a fundação de dois novos clubes e um núcleo no AL 2007/2008
E-mail: komatsu@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".