O verdadeiro Leão

CL Adelfo M. da Silva *
Problemas existem em qualquer tipo de associação que congregue pessoas, principalmente porque somos seres pensantes, mas que na maioria das vezes pensamos errados, achando que estamos com a razão. Mas também existem fórmulas que podem, se não acabar, minorar esses problemas. Milagre? Não. Basta praticar o companheirismo como um fim e não como um meio. Exatamente da forma que está escrito em nosso código de ética, mas regado de muito respeito e amizade entre nós.

Em nosso movimento, existem COMPANHEIROS e "companheiros". Tem aqueles que reclamam de nunca receberem informações sobre as nossas atividades, dando a impressão de que essa é uma responsabilidade exclusiva do diretor social, presidente e secretário, esquecendo-se que como companheiro ele deve buscar informações sobre nossas atividades. Desta forma ele estará praticando o companheirismo, pois estará sempre em contato com os demais leões.

Também existe aquele que comparece à todas as reuniões, mas que não para de conversar, atrapalhando ao companheiro do lado e, muitas vezes, à própria reunião. E depois do assunto discutido e aprovado, levanta-se e questiona o que já foi encerrado.

Existe aquele que não participa de nada e inventa uma desculpa para tudo. Num momento não foi avisado, no outro não teve tempo, esqueceu-se; esquece-se até de usar o distintivo de lapela. Mas quando o clube recebe elogios pelo trabalho prestado, orgulha-se em ser leão e credita dividendos. Será que essas são maneiras corretas de agir? Claro que não.

O verdadeiro Leão está sempre presente, participa das atividades do clube e procura sempre opinar de forma construtiva, para elevar o grupo, e não para derrubar o ânimo de quem está com vontade de trabalhar.

O verdadeiro Leão sabe ser tolerante com o companheiro que erra. Quando erramos, queremos que os outros nos desculpem, então devemos também desculpar os erros dos outros e ainda ensinar-lhes com nosso exemplo, mas sem criticas, porque a crítica destrói.

O verdadeiro Leão, aceita cargos como um desafio para crescer e aprender um pouco mais sobre o leonísmo.

O verdadeiro Leão apóia e colabora com a diretoria e presidentes de comissões, porque eles representam todo o clube; então o sucesso, é responsabilidade de todos.

O verdadeiro Leão faz uma visita de vez em quando para um outro companheiro, compartilha de alegrias e tristezas. Mostra-se amigo. É na amizade que o companheirismo se fortalece.

O verdadeiro Leão, também tem problemas diversos, mas é interagindo que se consegue resolvê-los.

O verdadeiro Leão deve saber ser grande, assim como o oceano, que só é grande porque humilha-se a ponto de receber as águas de todos os rios. A humildade consiste no conhecimento perfeito daquilo que somos e que podemos, sem fantasiar-nos com qualidades que não temos. Quem usa o distintivo de lapela e a condição de membro deste clube para angariar status, não é digno dele.

O verdadeiro Leão procura acompanhar os encontros que acontecem no Distrito, porque sabe que cada vez que um grupo viaja junto, ele volta mais unido, pois é nesse espaço de tempo dentro de um veículo, principalmente coletivo, que ele aprende a conhecer melhor o seu companheiro e a conquistá-lo como um grande amigo.

Sabemos que nem sempre é possível realizar o que temos em mente, principalmente quando envolve a disponibilização de recursos financeiros. Mas uma simples visita a outro companheiro não gera custos. Mesmo que em comemorações. Convide outros companheiros, peça para que leve alguma coisa, reparta as despesas. É assim que deve agir um verdadeiro companheiro Leão.


CL Adelfo M. da Silva * CL Adelfo M. da Silva
PDG - AL 2004/05 - Distrito LB-1
Assessor de Instrução Leonística do Distrito LB -1
Assessor Distrital da Mútua Leonística
Associado do Lions de Dourados - MS
E-mail: ademasil@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".