Aumento de associados

CL Nelcy Pereira Guimarães *
"O aumento qualitativo de associados
é e deve ser, sempre, preocupação
constante e meta permanente e
prioritária de todos os leões e
de todos os Lions Clubes"

Não há Leonismo sem Lions Clubes e conseqüentemente, não há Lions Clubes sem Leões. Partindo desta premissa, é importante ressaltar que um Lions Clube, mesmo que possua, qualitativa e quantitativamente, um bom quadro social (uniforme, atuante, estável e afinado) jamais deve dar-se por satisfeito em matéria de aumento de associados, na vã esperança de que, permanecendo estático com relação a tão relevante questão, tudo continuará às mil maravilhas.

É mister que as Fileiras Leonísticas sejam, periodicamente, acrescidas de novos e bons elementos, através da aplicação, de tempos em tempos, de injeções de sangue novo, que para elas tragam pessoas portadoras de idéias originais, impregnadas de fortes doses de entusiasmo e de calor humano, possuidoras, além do mais, de elevado espírito comunitário, ingredientes indispensáveis para a manutenção da eficiência de um Lions Clube.

É interessante lembrar que nós, mortais, à medida que vamos adentrando pelos anos, vamos também, por uma questão biológica, nos tornando em regra, mais acomodados, mais propensos a atividades menos desgastantes, enfim, queiramos ou não, vamos nos tornando menos eficientes. Daí, um motivo a mais para abraçarmos a tese da renovação periódica. E o próprio Lions, sabiamente, levando em consideração tais peculiaridades do ser humano, já prevê, em seu estatuto, ao lado de outras categorias, a existência de associados privilegiados e vitalícios.

O mundo moderno, como todos sabemos, é dinâmico, agitado e em constantes mutações, e, para que não fiquemos defasados no tempo, é necessário que acompanhemos suas transformações, sendo indispensável para isto que tragamos para nossos clubes novos associados, jovens de preferência, sem contudo, desprezar a lucidez e a experiência daqueles mais idosos. Eles devem ser dotados de mentes arejadas, de ampla visão, de qualidades de liderança e, sobretudo, devem possuir firme vontade de SERVIR.

A prévia e adequada orientação dos novos associados é de vital importância para o bom êxito e progresso dos Lions Clubes e, como conseqüência, do Leonismo, uma vez que os mesmos, desde que bem orientados, têm maiores possibilidades de permanecer no Movimento Leonístico por muitos anos. A posse, por outro lado, um dos momentos mais importantes na vida dos novos companheiros e também dos respectivos cônjuges, deve ser precedida, obrigatoriamente, de um planejamento perfeito e criterioso, o qual culminará com uma solenidade pomposa, marcante sob todos os aspectos, seguindo as formalidades e o cerimonial próprios para a ocasião. A considerar, ainda, que uma cerimônia de posse bem apresentada o Leão Investidor contribui, decisivamente, para despertar o entusiasmo e o Espírito Leonístico adormecidos, talvez, em muitos Leões antigos, além de impressionar (como já tivemos a oportunidade de constatar) autoridades, visitantes e convidados presentes à cerimônia, os quais - quem sabe? - poderão, um dia, tornarem-se companheiros nossos.

Por fim, logo após admitidos, os novos Leões devem ser designados para integrarem uma ou mais comissões e para assumirem responsabilidades outras, além de ficarem cientes dos programas e atividades do clube, passando, imediatamente, a deles participar.

Mas não basta obter, admitir novos associados. É importante, também, que saibamos conservá-los, vale dizer, retê-los em nosso movimento, uma vez que o clube investe bastante tempo e energia no recrutamento dos mesmos e, por conseguinte, não deve permitir que esse tempo e energia sejam desperdiçados com a perda de um ou vários companheiros.

Seria redundante aqui repetir o que todos estão cansados de saber sobre a brutal desproporcionalidade entre o número de Leões e de ex-Leões no mundo inteiro. De outra parte, devemos nos conscientizar de que nada adianta lamentar se o número de associados dos nossos clubes vem decrescendo. O que precisamos fazer, na realidade, é erguer nossas cabeças, olhar para a frente, arregaçar as mangas e partir para a ofensiva, procurando atrair para o nosso Movimento Leonístico homens e mulheres de bem, íntegros, de ilibada reputação e que estejam dispostos a SERVIR sem se servirem do Lions.

Muita determinação, muita força de vontade, muito entusiasmo, muita perseverança, enfim, devem ser os rumos a serem seguidos por todos nós no que diz respeito a aumento e retenção de associados em nossos clubes, se quisermos, de fato, que Lions Clubes Internacional continue sendo a maior organização e clubes de serviço do mundo.

(Artigo publicado originalmente na revista "DISTRITO L-3", Nº 1, referente a Agosto/Setembro de 1989, sob o título de "AUMENTO DE SÓCIOS", hoje, ano de 2008, com ligeiras adaptações).


CL Nelcy Pereira Guimarães * CL Nelcy Pereira Guimarães
EGD 1972/73 do antigo L-20 (Sul de Minas Gerais), hoje incorporado ao LC-12.
Assessor Distrital de Leonísmo
Assessor de Racionalização dos Distritos - Estudos do DMLC
Associado do Lions de Volta Redonda - 17 de Julho - LC-1 (RJ)
Autor do livro "Pelos Meandros do Protocolo"
E-mail: nelcy.guimaraes@superonda.com.br

(*) Fundador do extinto Lions Clube de Três Corações (antigo Distrito L-20 - Sul de Minas Gerais - hoje incorporado ao Distrito LC-12). Pertence, atualmente, às fileiras do Lions Clube Volta Redonda-Dezessete de Julho, Distrito LC-1

Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".