Qualidade Total e Lions Clubs International

CL Ricardo Shoiti Komatsu *
CL Ricardo Shoiti Komatsu profere palestra Se tomarmos a visão de Lions Clubs International: "ser líder global em serviços comunitários e humanitários" vamos compreender a magnitude de nossa organização.

Clientes globais de nossa Fundação Internacional de Lions Clubes - LCIF nos avaliam pela eficiência de programas como SightFirst (visão em primeiro lugar) e iniciativas como a da prestigiosa Financial Times onde as companhias classificaram as melhores organizações não-governamentais parceiras e colocaram a LCIF como a número 1 do mundo, asseguram que trabalhamos com qualidade e dentro da visão de LCI.

Partindo de uma questão: "conceitos e ferramentas de qualidade total são aplicáveis aos Lions Clubes?" Buscamos sensibilizar Leões para a utilização da concepção de qualidade total em campanhas e atividades.

Qualidade total envolve: a conformidade às especificações técnicas e a satisfação de clientes, funcionários, acionistas, governo e comunidade. Mais recentemente, envolve também o respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Alguns princípios de qualidade total como: total satisfação dos clientes, desenvolvimento de recursos humanos, constância de propósitos, gerência participativa, aperfeiçoamento contínuo, garantia de qualidade, delegação responsável, não aceitação de erros, gerência de processos e disseminação de informação podem ser desenvolvidos no âmbito dos Lions Clubes.

Necessitamos identificar claramente quem são os clientes em cada atividade ou campanha, quais as suas expectativas, e como poderemos empregar ferramentas de qualidade total.

Recursos relativamente simples podem ser utilizados como o Diagrama de Ishikawa ("espinha de peixe"), onde listamos: material, método, equipe, máquinas, meio ambiente que resultarão em um efeito ou produto. Com isto analisamos detalhadamente as etapas do processo, tendo em mente que as maiores falhas não estão localizadas em pessoas, mas nos processos.

Podemos utilizar este diagrama em situações de organização de campanha, ou mesmo na fundação de novos clubes, onde identificação de localidades, formação de equipe, material, método, estratégia, e planejamento resultarão em extensão.

Diagrama de Ishikawa A utilização dos "5 S": Seiri: organização, utilização, liberação de áreas; Seiton: ordem, arrumação; Seiso: limpeza; Seiketsu: padronização, asseio, saúde; e Shitsuke: disciplina, auto-disciplina, favorecem a organização não só de áreas nas empresas, mas também de eventos de qualquer natureza, incluindo campanhas e atividades de Lions Clubes.

Os "5 S" podem ser utilizados em atividades como reuniões e campanhas para arrecadação de fundos. Nada como trabalhar com muita organização e limpeza quando lidamos com alimentos, ou atenção à saúde, atividades freqüentes aos Lions Clubes.

Quando listamos os benefícios dos "5 S" identificamos muitas das ações necessárias nos Lions Clubes: promover a participação em todos os níveis da organização, desenvolver equipes e lideranças, incentivar a criatividade, melhorar o ambiente de trabalho, reduzir o absenteísmo e a rotatividade de pessoal, aprender a mudar, e preparar o ambiente para a qualidade total: produtividade, qualidade e sobrevivência.

Outro conceito de gestão de qualidade total: "just in time", ou no momento exato, tem sido utilizado por LCI na fundação de novos clubes.

O princípio é produzir sem estocar insumos, ou seja, controlar o tempo certo para receber insumos e maximizar a produção. Desta forma, desperdício é qualquer coisa além do mínimo necessário de recursos para se produzir uma unidade de determinado produto: transporte, tempo de espera, inspeção, estoque.

No caso da estratégia de extensão seria não manter Leões e Clubes em "estoque". Atualmente LCI preconiza a fundação de novos clubes após dois momentos ou reuniões: 1ª. Reunião informativa (sobre experiência de trabalho na comunidade e Lions); 2ª. Reunião organizativa (com eleição de presidente, secretário, tesoureiro e diretor de associados).

A grande aposta deste novo método de LCI é feita na captação de voluntários interessados que possam ser motivados, e na certificação dos Leões Orientadores que formarão os dirigentes do novo clube e acompanharão o processo por dois anos.

Recomenda-se que estes Leões Orientadores Certificados tenham experiência em seu clube de origem (usualmente o clube patrocinador) na presidência, secretaria, tesouraria, e comissão de associados.

Um exemplo de just in time otimizando a fundação de um novo clube: LC Parapuã Esperança, Distrito LC 8: 1ª. Reunião (informativa): 24 de março de 2008; 2ª. Reunião (organizativa): 03 de abril de 2008; aprovação da Carta Constitutiva por LCI: 15 de abril de 2008: 26 associados fundadores, clube número 101828; reunião protocolar de fundação: 09 de maio de 2008.

Indubitavelmente, o segredo do sucesso é romper a inércia e FAZER!

FAZER de maneira inovadora e organizada pode ser muito mais produtível e agradável a todos. Trabalhar com conceitos e princípios de qualidade total potencializa ações de Lions Clubes.


CL Ricardo Shoiti Komatsu * CL Ricardo Shoiti Komatsu
Membro da Equipe Latino-Americana de Extensão de LCI
Assessor de Extensão do Distrito Múltiplo LC
Primeiro Diretor Social do LC Marília Terceiro Milênio - Distrito LC-8
E-mail: komatsu@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".