As reuniões do Clube: um ingrediente primordial na retenção de associados

CL Antônio Douglas Zapolla *
A retenção de associados continua a ser uma preocupação de primeira ordem para os Lions Clubes em todo o mundo e tem o mesmo peso para a obtenção de novos associados no que se refere à força do Lions Internacional.

Se perdermos tantos ou mais Leões do que aquele que ganhamos, onde está a vantagem? Qual a fórmula para reter novos associados? Como podemos assegurar que os homens e mulheres, que há pouco tempo estavam ansiosos para participar da prestação de serviços e do companheirismo, mantenham seu entusiasmo em Construir um Futuro Melhor?

O envolvimento no serviço e em atividades de levantamento de fundos é, certamente crucial. Mas existe ainda um outro ingrediente vitalmente importante para que cada associado continue a ter orgulho de usar o distintivo na lapela como símbolo de compromisso do Leão.Trata-se das reuniões do Clube propriamente ditas. Com muita freqüência, elas são menos prezadas porque se tornaram apenas um hábito.

Entretanto, será que essas reuniões são interessantes, informativas, bem conduzidas e encorajam os associados a estarem sempre presentes e, conseqüentemente, a se sentirem inspirados a se envolver ainda mais?

Reuniões maçantes, desinteressantes, que parecem ser realizadas meramente para cumprir a agenda, têm um efeito negativo sobre os associados, eu lhes garanto. Os leões logo vêem pouco proveito em freqüentá-las e, como resultado, perdem seu entusiasmo e desejo de participar em outras atividades do Clube. Além do mais, parece haver uma ligação entre reuniões vibrantes e adoção de projetos comunitários relevantes.

Reuniões entediantes e opacas parecem se traduzir em ações comunitárias também entediantes e opacas. Peço que cada Clube de nossa Associação dê uma boa olhada em suas reuniões, para ver se elas são realmente um instrumento para gerar o interesse dos associados. Será que elas, de fato, os motivam a uma maior participação e os encorajam a voltar na semana seguinte?

Lembrem-se, estamos competindo com outras formas alternativas de ocupação do tempo e é responsabilidade da liderança do clube assegurar que o tempo gasto em reuniões seja considerado pessoalmente valioso e recompensador. Pesquisas mostram que reuniões longas e enfadonhas são a principal razão para que os Leões prefiram desistir de ser associados.

Por acaso você tem uma programação? É muito fácil uma reunião começar tarde e perder o rumo, sendo esticada sem que se realize muita coisa. Será que a colaboração dos associados é encorajada e a liderança do Clube está disposta a considerar e aceitar sugestões? Uma reunião de Clube tem que ser mais que um encontro para discutir atividades e desfrutar o companheirismo - por mais importantes que sejam estes aspectos.

Programas interessantes também têm que ser agendados em bases regulares. Oradores convidados animam a audiência, e você deve verificar a disponibilidade de apresentar autoridades, líderes empresariais e comunitários, além de representantes de organizações históricas e culturais. E você pode convidar ainda aqueles que se beneficiaram com os projetos de seu clube, tais como uma pessoa cega, por exemplo, que tenha recebido um cão-guia ou um equipamento técnico, ou ainda um jovem que vocês tenham patrocinado em um intercâmbio ou que tenha vencido a etapa local do Concurso Cartaz da Paz. Se você tiver dificuldade para elaborar um programa para um determinado dia, entre em contato com a Sede Internacional e escolha entre os números vídeos disponíveis.

Acredito muito na tradição e acho que devemos nos esforçar para manter aquelas que ainda são essenciais para nosso orgulho de sermos Leões. Mas chega um momento em que é hora de realizar mudanças em relação a alguns assuntos e se suas reuniões são conduzidas de uma certa maneira "porque sempre fizemos assim", você pode alterar o curso. Tente uma nova abordagem.

Institua novos elementos para tornar suas reuniões mais animadas e interessantes. A fim de que todos os associados sintam-se verdadeiramente parte integrante do Clube, eles precisam ser reconhecidos de forma apropriada por suas realizações e se um companheiro faltar a alguma reunião, é preciso dar um telefonema para saber porque ele não compareceu. Isso faz com ele perceba que sua participação é valiosa e necessária.

A brevidade é uma chave para reuniões de Clube bem sucedidas. Sobrecarregar sua programação com relatórios longos diminui o interesse e faz com que uma considerável parcela dos Leões fique de olho no relógio. Isto é duplamente importante porque, se as reuniões costumam se prolongar além do programado, há pouca oportunidade para perguntas e discussões e chega-se ao tédio e a um conseqüente declínio do interesse. Os efeitos negativos sobre o futuro comparecimento e participação nas atividades do Clube serão inevitáveis.

Descubra qual a área problemática de suas reuniões, pesquise como você pode mudar de direção e agir o mais breve possível. Talvez você possa organizar um retiro do Clube, durante o qual os participantes possam se concentrar exclusivamente sobre a retenção, sem a distração de outros assuntos do Clube. Projetado para incrementar e estabelecer uma comunicação alerta e honesta entre os Leões, o retiro pode ter o foco direcionado para a identificação das metas de retenção de associados e para o desenvolvimento de planos para a sua implantação e realização em tempo oportuno.

Os leões têm vontade de continuar a ser associados. Eles querem ser reconhecidos como líderes da comunidade. Afinal, essa é uma das razões pelas quais eles se associaram.

A estrutura de suas reuniões é um fator determinante para o fortalecimento da capacidade de melhorar as condições da comunidade e, como declarou recentemente o tema internacional 2002-2003, para avançar na Construção de um Futuro Melhor e para podermos oferecer a todos os nossos clubes do Distrito LC-6, que se estiverem verdadeiramente imbuídos do espírito de serviço e companheirismo, um verdadeiro SHOW de SERVIÇO, HUMILDADE, ORDEM e UNIÃO, onde os grandes vencedores serão as nossas comunidades que terão em um grupo de leões, um grupo que irá lutar para a melhoria de vida de todos nós.


CL Antônio Douglas Zapolla * CL Antônio Douglas Zapolla
Lions Clube de Brodowski - LC-6
E-mail: fotodouglas33@gmail.com
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".