Companheiro-Leão acima de tudo!

CL Luiz Antônio Rodrigues Ferreira *
Tenho visto ao longo de minha caminhada no Leonismo uma situação que em especial ocorre após a transição das diretorias dos clubes: as ações do ex-Dirigente.

O ex-Dirigente é o Companheiro-Leão que ao longo do mandato da diretoria no clube em seu Ano Leonístico, ganhou uma experiência única e riquíssima e, via de regra, empenhou-se de tal forma tendo como resultado um grande trabalho.

Eis então que ocorre a "passagem do bastão" com a mudança de diretoria e os votos tradicionais (e sinceros!) de uma boa gestão a nova diretoria e o desejo que continuem os trabalhos nos quais a diretoria que sai tanto se empenhou em seu mandato para a sua concretização.

Como conseqüência, e tão comum quanto nós imaginamos, vemos o ato salutar do ex-Dirigente em se empenhar a ajudar o novo diretor da melhor forma possível, e é aí que se iniciam possíveis conflitos, que ocorrem em qualquer grupo onde hajam seres humanos reunidos.

Demonstro abaixo a origem de alguns dos conflitos mais comuns nos clubes:

Vemos muitos ex-presidentes, principalmente, com a inevitável "Presidentite", que é o ato de agir como se ainda estivesse no cargo, mesmo fora dele.

Chega um determinado momento no clube que estes exemplos que citamos acima (e qual clube já não passou por esta situação?) vão gerar um impasse, onde os atuais dirigentes querem trabalhar e os ex-dirigentes, sem perceber, ao invés de ajudarem, começam a prejudicar os trabalhos, e aí está formada a confusão!

É nesta hora que, se não houver um bom trabalho de prevenção antes para que estas situações não acontecessem, podem gerar cisões que se tornarão dependendo do caso inevitáveis, podendo ocasionar feridas que não se cicatrizam, abalando de tal forma um clube, vindo a ocorrer até o fechamento do mesmo em casos mais graves.

E aí vem a pergunta: como podemos conciliar a energia dos novos diretores, aliando a valiosa experiência dos ex-Dirigentes, sem que haja uma ingerência que possa prejudicar o trabalho da diretoria que entra, minando os ânimos dos mesmos e por conseqüência rivalidades que podem desencadear problemas sérios para os clubes?

Podemos fazê-los com atitudes simples, mas eficientes, onde cito abaixo algumas delas:

Além do que já foi exposto, principalmente, deve ser mostrado para os Dirigentes que sairão que os cargos passam e, acima destes, a maior honra e título que eles têm (e esta nunca passará) é de serem Companheiros-Leões e que este é o maior orgulho que devem ter e demonstrar, pois fazem parte de um grupo diferenciado da sociedade, pois o diferencial é o trabalho que todos desenvolvem em prol da comunidade!

Para terminar, cito dois pensamentos do sábio PIP, CL João Fernando Sobral e extraídos do "Leão Sabido", escrito e editado pelo grande PID CL Áureo Rodrigues: "Todo o Leão deve ter orgulho não só dos serviços do seu próprio Clube. Cada associado deve ser orgulhoso de pertencer a uma Associação global como a nossa, que escreve gloriosas páginas da história do serviço voluntário."

"Faça o seu semelhante sentir-se necessário".


CL Luiz Antônio Rodrigues Ferreira * CL Luiz Antônio Rodrigues Ferreira
Lions Clube de São Vicente - Praia Distrito LC-5
Secretário AL 2008/09
E-mail: tsluizantonio@uol.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".